milan milan milan milan-brasil milan milan milan

Voltar para a Página Principal

Veja também as Notícias de Futebol de 2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006, 2005 e 2004.

NOTÍCIAS DE FUTEBOL DE 2019

Ibrahimović

27 Dezembro 2019. O Milan contrata Ibrahimović.

O Milan anunciou na tarde desta sexta-feira a contratação do atacante sueco Zlatan Ibrahimović, que volta ao clube rubro-negro depois de sete anos e meio. O atacante assinou um contrato até o final desta temporada, com a opção de prorrogação por mais um ano.
O jogador chegará a Milão no próximo dia 2 de janeiro para realizar os exames médicos necessários para a formalização do contrato e depois se juntará aos novos companheiros de equipe.
Zlatan Ibrahimović está com 38 anos (nasceu no dia 3 de outubro de 1981). Ele atuou no Milan por duas temporadas, de agosto 2010 até junho 2012, disputando no total 85 partidas, marcando 56 gols e contribuindo significativamente para a conquista do 18º Campeonato Italiano.
As seguintes foram as primeiras palavras de Zlatan como jogador do Milan: "Estou voltando para um clube pelo qual tenho enorme respeito e para a cidade de Milão que amo. Lutarei junto com meus companheiros de equipe para mudar o rumo desta temporada. Farei de tudo para que isso aconteça."

Ancelotti

11 Dezembro 2019. O Napoli demite o treinador Ancelotti.

O Napoli anunciou nesta quarta-feira a demissão do treinador Carlo Ancelotti, que estava no clube desde julho 2018. Nem a goleada do Napoli por 4 a 0 sobre o Genk, que garantiu a classificação para as oitavas-de-final da Champions League, salvou Ancelotti.
A demissão veio porque a direção do Napoli não está satisfeita com o desempenho do time no Campeonato Italiano, onde ocupa a sétima posição, com 21 pontos, bem 8 pontos atrás da Roma, quarta colocada.
"A Società Sportiva Calcio Napoli decidiu revogar o cargo de treinador do senhor Carlo Ancelotti. Permanecem intactas as relações de amizade, estima e respeito recíproco entre o clube, o presidente Aurelio De Laurentiis e Carlo Ancelotti", comunicou o clube no seu site oficial.
A demissão de Ancelotti era especulada havia várias semanas e o próprio treinador chegou a dizer que "a mala de um técnico deve estar sempre pronta".
O ex-milanista Gennaro Gattuso será o novo treinador do Napoli.

Ansu Fati

10 Dezembro 2019. A Inter de Milão é derrotada pelas reservas do Barcelona e está fora da Champions League.

Jogando no estádio San Siro lotado, com arrecadação de 7,8 milhões de euros, recorde para o futebol italiano, a Inter dependia apenas de si para avançar às oitavas-de-final da Champions League: devia derrotar o Barcelona já classificado. Além disso o Barcelona jogava com um time cheio de reservas, com somente um titular, Griezmann.
O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Carles Perez pelo Barcelona e Lukaku para a Inter. Na segunda etapa, a Inter que precisava da vitória chegou a marcar duas vezes com Lautaro Martínez, mas ambos os gols foram corretamente anulados por impedimento.
Aos 41 minutos, a revelação Ansu Fati acertou um chute certeiro da entrada da área e enterrou as chances da Inter dado que, na Alemanha, o Borussia Dortmund estava derrotando o Slávia Praga. Deve-se notar que, com este gol, Ansu Fati tornou-se o artilheiro mais jovem da história da Champions League com 17 anos e 40 dias. De fato, ele nasceu em 31 de outubro de 2002 na Guinea-Bissau.
Com este resultado, a Inter terminou em terceiro lugar no grupo F, está fora da Champions League e disputará a Europa League: Barcelona 14, Borussia Dortmund 10, Inter 7, Slávia Praga 2.

Messi

3 Dezembro 2019. Messi conquista a Bola de Ouro pela sexta vez.

Lionel Messi ganhou a Bola de Ouro pela sexta vez na carreira. O craque do Barcelona foi eleito ontem pela revista France Football como melhor jogador da temporada. O holandês Van Dijk, do Liverpool, foi o segundo colocado, e o português Cristiano Ronaldo, da Juventus, o terceiro. Seguem dois jogadores africanos do Liverpool, o senegalês Mané e o egípcio Salah, quarto e quinto colocado, respectivamente.
O prêmio a Messi vem após uma temporada em que conduziu o Barcelona ao título espanhol. Antes, ele havia ganho a Bola de Ouro em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2015.
Com o sexto troféu, Messi se torna o recordista da premiação superando Cristiano Ronaldo, que tem cinco e ontem não compareceu à cerimônia em Paris. Messi recebeu o troféu das mãos do croata Modric, que em 2018 ganhou a Bola de Ouro, mas dessa vez não figurou nem entre os 30 melhores.

Van Basten

25 Novembro 2019. Van Basten é suspenso por uso de saudação nazista.

O canal Fox Sports da Holanda anunciou nesta segunda-feira a suspensão por uma semana do lendário ex-jogador Marco Van Basten por ter usado uma saudação nazista durante a transmissão do jogo entre Ajax e Heracles, no último sábado, pelo Campeonato Holandês.
Na tentativa de imitar a pronuncia alemã de um companheiro de transmissão, Van Basten usou a expressão "sieg Heil" (viva a vitória, na tradução do alemão), saudação nazista proibida na Alemanha nos dias de hoje.
A emissora anunciou a doação do salário de uma semana do ex-jogador para o Instituto Holandês de Documentação sobre a Guerra, com o intuito de promover o conhecimento da história da II Guerra Mundial.
Van Basten, de 55 anos, é considerado um dos melhores atacantes da história do futebol. Com o Milan ganhou três vezes a Champions League.

Flamengo

23 Novembro 2019. O Flamengo vira sobre o River Plate e é campeão da Taça Libertadores.

O Flamengo conquistou a Taça Libertadores de modo dramático e antológico ao vencer o River Plate da Argentina, de virada, por 2 a 1, com dois gols de Gabigol anotados aos 43 e aos 46 minutos do segundo tempo, em Lima, no Peru. O Flamengo, assim, volta a conquistar a Taça Libertadores após exatos 38 anos. Foi justamente em 23 de novembro de 1981 que o Flamengo, com Zico e tantos outros craques no time, venceu o Cobreloa do Chile por 2 a 0, em Montevidéu, no Uruguai, e levantou a Taça.
O River Plate passou em vantagem aos 14 minutos do primeiro tempo com Borré em uma falha da defesa do Flamengo e, quando faltavam poucos minutos para acabar o jogo, parecia que o River Plate ganharia a sua 5ª Taça Libertadores, mas...... o Flamengo tinha Gabigol.
De fato, Gabriel Barbosa (conhecido como Gabigol) foi o nome da decisão. Apesar de ter produzido pouco ao longo de praticamente toda a partida, ele empatou aos 43 minutos do segundo tempo e marcou o gol da virada, já nos acréscimos, aos 46 minutos, sendo o herói da conquista da Libertadores.

River Plate X Flamengo

6 Novembro 2019. A final da Libertadores 2019 será no Peru.

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou ontem que a final em jogo único da Taça Libertadores entre River Plate e Flamengo não será mais em Santiago. Por causa dos protestos violentos ocorridos no Chile nas últimas semanas, a partida foi transferida para o Estádio Monumental de Lima, no Peru. A data está mantida: 23 de novembro.
A decisão de tirar o jogo de Santiago foi tomada após reunião da Conmebol, no Paraguai, com representantes dos dois clubes e das federações nacionais de Brasil, Argentina e Chile. A entidade alegou que optou por mudar a final "considerando a segurança dos jogadores, do público e das delegações".
Segundo a Conmebol, o governo do Peru ofereceu o Estádio Monumental de Lima que tem capacidade para 80 mil torcedores. A crise social enfrentada pelo Chile já deixou 20 mortos e já cancelou diversos eventos esportivos no país.

Pioli

30 Outubro 2019. Crise financeira deixa Milan como coadjuvante no Campeonato Italiano.

A cidade de Milão está dividida. Enquanto os torcedores da Inter estão animados com o bom desempenho da equipe, do lado do Milan o clima é de apreensão com a péssima fase e a grave crise financeira. O clube rubro-negro é apenas o 12º colocado na classificação e não dá sinais de reação, algo impensável para uma equipe que ganhou 18 vezes o Campeonato Italiano, 7 vezes a Champions League e quatro vezes o Mundial de Clubes.
O técnico da equipe atualmente é Stefano Pioli (na foto) que substituiu Marco Giampaolo, demitido após apenas sete jogos. A contratação de Pioli, inclusive, gerou críticas da torcida pelo fato de ele ter comandado a arquirrival Inter entre 2016 e 2017.
O Milan, que por muitos anos pertenceu ao magnata dos meios de comunicação e primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, registrou prejuízo recorde em 2018 de 146 milhões de euros, segundo o balanço financeiro aprovado na última segunda-feira. O prejuízo, cerca de 20 milhões superior ao do ano anterior, será coberto pelo acionista majoritário, o fundo americano Elliott que assumiu o controle do Milan ao fim da temporada 2017/18, após o empresário chinês Yonghong Li sofrer com problemas financeiros.
No total, o clube acumulou cerca de 573 milhões de euros de prejuízo nos últimos sete anos. O Milan, inclusive, foi excluído da Europa League por não respeitar o fair-play financeiro.
Para reerguer o clube, os dirigentes tentam, ao lado da Inter, construir um novo estádio. Se a prefeitura de Milão autorizar, os dois clubes terão "um estádio moderno, que poderá aumentar as receitas de maneira importante", explicou o presidente do Milan, Paolo Scaroni. O projeto prevê um novo estádio com capacidade de 60 mil pessoas, que substituirá o lendário San Siro. A previsão é de 1,2 bilhões de euros de investimentos. Inter e Milan arcariam com todos os custos. Em troca, os dois clubes teriam o direito de atuar no novo estádio pelos próximos 90 anos.
(Referência: O Estado de S. Paulo de 30 de outubro de 2019)

Suso Castillejo Romagnoli

16 Outubro 2019. O Milan acumulou um prejuízo estratosférico na temporada 2018/19.

O Milan fechou a temporada 2018/2019, a primeira sob a gestão do fundo norte-americano Elliott, com um prejuízo recorde de 146 milhões de euros. Além de ser o pior déficit na história do Milan, houve também uma piora de 20 milhões em relação à temporada passada, sob o comando do chinês Li Yonghong, quando o prejuízo foi de 126 milhões.
Portanto a crise do Milan continua. Enquanto faz uma campanha ruim no Campeonato Italiano, o clube vê também sua situação financeira se complicar, temporada após temporada. De acordo com o jornal esportivo La Gazzetta dello Sport, o Milan chegou ao seu sétimo ano seguido apresentando um balanço negativo.
De fato, o Milan tinha tido déficit de 15 milhões de euros em 2013, 90 milhões em 2014, 89 milhões em 2015 e 75 milhões em 2016. A partir de então, o período de cálculo do balanço mudou e o clube teve um déficit de 32 milhões no primeiro semestre de 2017 e de 126 milhões no período julho 2017 – junho 2018. Ou seja, em sete anos, o clube viu seus balanços totalizarem um déficit de 573 milhões.
Para conseguir equilibrar as finanças, o Milan precisará ser mais competitivo no Campeonato Italiano e buscar uma vaga na Champions League. Desde a temporada 2012/13, quando o Milan conquistou o terceiro lugar no Campeonato Italiano, o time nunca mais conseguiu ficar entre os quatro primeiros colocados.

Pioli

9 Outubro 2019. Pioli é o novo treinador do Milan.

Stefano Pioli foi anunciado nesta quarta-feira como o novo treinador do Milan no lugar de Marco Giampaolo demitido ontem após o mau início de temporada: quatro derrotas em sete rodadas. O novo treinador está com 53 anos (nasceu em Parma em 20 de outubro de 1965) e assinou um contrato de dois anos.
"Eu me preparo para esta aventura com grande entusiasmo, sei que fui chamado por um grande clube e estou convencido de que posso fazer um ótimo trabalho", afirmou Pioli que colocou a classificação para a Champions League como o principal objetivo de seu trabalho nesta temporada.
Em sua carreira de treinador, Pioli obteve os melhores resultados com a Lazio que treinou de junho 2014 até abril de 2016. Na temporada 2014/15 ele classificou a Lazio em 3º lugar, atrás de Juventus e Roma. Assim a Lazio pude voltar a disputar a Champions League após muitos anos. Além disso, em 20 de maio de 2015, disputou a final de Copa Itália com a Juventus sendo derrotado na prorrogação e, em 8 de agosto de 2015, foi derrotado, sempre pela Juventus, na Supercopa Italiana.
Recentemente, Pioli foi treinador da Inter de novembro 2016 até maio 2017 e da Fiorentina de junho 2017 até abril 2019.

Giampaolo

8 Outubro 2019. O Milan demite o técnico Marco Giampaolo.

Chegou ao fim a rápida passagem pelo Milan do técnico Marco Giampaolo. Nem mesmo a vitória por 2 a 1 sobre o Genoa na última rodada conseguiu evitar a sua demissão. Em seu site oficial, o clube emitiu a seguinte nota: "O Milan anuncia que dispensou Marco Giampaolo de seu cargo de técnico do time principal. O clube é grato a Marco pelo trabalho executado e lhe deseja os melhores sucessos profissionais".
O comando de Giampaolo durou apenas quatro meses. Foram sete partidas no Campeonato Italiano, com três vitórias e quatro derrotas, apenas 6 gols marcados contra 9 gols sofridos. Na classificação, o Milan ocupa a décima posição, com nove pontos, dez a menos que a líder Juventus.
De acordo com os jornais italianos, o substituto de Giampaolo será Stefano Pioli, que assinará um contrato até 2021.

Novo San Siro

27 Setembro 2019. Milan e Inter apresentam projetos do novo estádio San Siro.

O Milan e a Inter de Milão apresentaram oficialmente ontem os projetos arquitetônicos do novo estádio que será construído no lugar do atual que as duas equipes dividem há mais de 70 anos. A capacidade do novo San Siro será de aproximadamente 65 mil torcedores.
A apresentação dos dois projetos foi realizada no Politécnico de Milão e transmitida ao vivo em plataformas digitais. Um dos projetos foi intitulado de "Os Anéis de Milão", enquanto o outro foi chamado de "A Catedral". Os dois clubes precisarão se reunir com a prefeitura de Milão para conversarem sobre a viabilidade dos projetos. Obviamente apenas um deles será escolhido.
O projeto "Os Anéis de Milão" foi criado pelas empresas Manica e Sportium. A estrutura da arena será em formato oval e com dois grandes anéis se cruzando para simbolizar a história dos dois clubes, sempre em oposição e, agora, unidos na costrução do estádio.
Já o projeto "A Catedral" (na foto ao lado) foi criado pela empresa norte-americana Populous e foi inspirado em dois monumentos icônicos da cidade de Milão, o Duomo e a Galleria Vittorio Emanuele. De fato, o estádio teria uma galeria de vidro em sua volta.

Messi

24 Setembro 2019. Pela 6ª vez Messi é eleito Melhor Jogador do Mundo.

Em uma cerimônia de gala organizada pela FIFA no Teatro alla Scala de Milão, na Itália, o argentino Lionel Messi foi eleito ontem pela sexta vez como o Melhor Jogador do Mundo. Assim, ele volta a conquistar o prêmio após uma lacuna de quatro anos e se isola como o maior vencedor do troféu, com uma taça a mais que o português Cristiano Ronaldo.
Na premiação, Messi totalizou 46 pontos. Segundo se classificou o zagueiro holandês Virgil Van Dijk, do Liverpool, com 38 pontos. Cristiano Ronaldo, da Juventus, ficou em terceiro com 36 pontos. Messi esteve no topo do mundo em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e agora em 2019.
Embora não tenha conquistado a última Champions League, Messi ganhou o prêmio por ter ajudado o Barcelona a conquistar o Campeonato Espanhol e por ter balançado as redes 54 vezes em 56 jogos na temporada 2018/19. Ainda deu 19 assistências aos seus companheiros do Barcelona e da Argentina.

Danilo Morais

5 Setembro 2019. Filho de Cafu morre após sofrer infarto.

Danilo de Morais, de apenas 30 anos, filho do ex-jogador Cafu, morreu ontem, vítima de um infarto. Ele passou mal enquanto jogava futebol com amigos na casa de Cafu, em Alphaville, na Grande São Paulo. Ele chegou a ser socorrido no local e foi levado pelo pai e amigos para o Hospital Albert Einstein, em Alphaville, mas sofreu outra parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Ele era o mais velho dos três filhos do ex-lateral do São Paulo, da Roma, do Milan e da Seleção Brasileira. O corpo de Danilo foi velado no cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, SP, onde aconteceu também o sepultamento.

Rebić

2 Setembro 2019. O Milan contrata o croata Rebić.

No último dia da janela de transferências, o Milan anunciou um bom reforço para a equipe. Em uma negociação com o Eintracht Frankfurt da Alemanha, o Milan contratou o atacante croata Ante Rebić. Na mesma negociação, o atacante português André Silva fez o caminho inverso, passou do Milan ao Eintracht Frankfurt. Os dois jogadores assinaram contratos de empréstimo por dois anos, até junho de 2021, com seus novos clubes.
Rebić é a sexta contratação do Milan para a temporada 2019/20. Ele está com 25 anos: nasceu em 21 de Setembro de 1993, em Split, na Croácia. Ele foi revelado pelo RNK de Split e em agosto de 2013 assinou um contrato de 5 anos com a Fiorentina. Foi sucessivamente emprestado ao RB Liepzig, ao Verona e ao Eintracht Frankfurt. Em agosto de 2018 foi contratado pelo mesmo Eintracht Frankfurt até ser agora emprestado ao Milan.
Já defendeu 28 vezes a Seleção da Croácia. Disputou o Mundial de 2018 na Rússia, jogando 6 partidas e conquistando o vice-campeonato.

Morumbi

1º Setembro 2019. Torcedor do São Paulo cai da arquibancada do Morumbi.

O torcedor são-paulino Iago de Melo Rios, de 23 anos, despencou ontem da arquibancada do Morumbi, logo no começo do jogo São Paulo X Grêmio, após subir no parapeito do anel superior do estádio. Na queda atingiu a adolescente Giovana Santos Araújo, de 13 anos, que estava nas cadeiras do primeiro anel, praticamente no nível do gramado.
O torcedor que despencou e a adolescente receberam atendimento médico ainda no estádio e foram encaminhados, conscientes, a hospitais da região para realizarem exames.
Felizmente nenhum dos dois se machucou gravemente. A adolescente teve apenas ferimentos leves, recebeu alta neste domingo e já está em casa. O torcedor Iago foi submetido a exames de raio-X e tomografia e os resultados não apresentaram nenhum sinal de dano físico, fratura ou concussão. Ele também teve alta neste domingo e já retornou para Uberaba, onde reside.

Duarte

7 Agosto 2019. O Milan contrata o zagueiro brasileiro Léo Duarte.

O Milan anunciou nesta quarta-feira a contratação de Léo Duarte, zagueiro central do Flamengo. Trata-se da quinta contratação para a próxima temporada. O jogador de 23 anos (nasceu em 17 de julho de 1996) assinou um contrato de cinco temporadas, até junho de 2024. Léo Duarte foi adquirido pelo Milan por 11 milhões de euros e deverá ganhar cerca de 1,2 milhões de euros por temporada.
Revelado pelo Flamengo, Léo Duarte estava na equipe profissional do clube carioca desde 2016 e tornou-se titular em 2018. No total, ele disputou 92 jogos com a camisa do Flamengo.
Na semana passada, Léo Duarte já havia se despedido da torcida do Flamengo através das redes sociais. "Gostaria de agradecer ao Flamengo por esses anos maravilhosos. O Flamengo me formou como jogador e como pessoa. Cheguei aqui ainda menino e agora saio homem, tendo a honra de ter vestido a camisa do clube de maior torcida do Brasil e jogado quase 100 partidas profissionalmente. Muito obrigado a todos que estiveram ao meu lado nesse período", escreveu na última sexta-feira.

Rafael Leão

1º Agosto 2019. O Milan contrata o atacante português Rafael Leão.

O Milan anunciou nesta quinta-feira a contratação do atacante português Rafael Leão, que estava no Lille da França. O jogador, conhecido por sua velocidade, força e boa finalização, assinou um contrato de cinco temporadas, até junho de 2024.
O Milan não revelou os detalhes financeiros da transação, mas as informações da imprensa italiana são de que a equipe vai desembolsar cerca de 35 milhões de euros pela aquisição do atacante de apenas 20 anos (nasceu em 10 de junho de 1999). A contratação de Leão é a quarta anunciada pelo Milan para a próxima temporada.
Leão iniciou a sua carreira profissional no Sporting de Lisboa. Em julho de 2018 passou ao Lille onde disputou 26 jogos, marcando 8 gols, e ajudando o clube a terminar o Campeonato Francês na segunda posição.

Cutrone

30 Julho 2019. O Milan vende Cutrone ao Wolverhampton.

O Milan anunciou hoje no seu site que vendeu o atacante Patrick Cutrone ao Wolverhampton, time da Premier League da Inglaterra. O time inglês pagará 20 milhões de euros ao Milan.
Cutrone está agora com 21 anos. Ele começou a jogar nos times infantis do Milan com apenas 8 anos de idade e estreou na Série A em 21 de maio de 2017, aos 19 anos, na partida Milan 3 X 0 Bologna, com Vincenzo Montella como treinador. No total Cutrone disputou 90 partidas no time principal do Milan, marcando 27 gols (13 na Série A, 4 na Copa Itália e 10 na Europa League).
A seguir as palavras de Cutrone ao seus novos torcedores ingleses: "Estou muito feliz por estar aqui porque o clube realmente me queria. Jogar na Premier League pelo Wolverhampton será fantástico. Mal posso esperar para começar e sentir o vosso apoio".

Daniel Maldini

24 Julho 2019. Filho de Paolo Maldini, Daniel estreia como titular no Milan.

Daniel Maldini, filho de Paolo e neto de Cesare, estreou ontem como titular na equipe principal do Milan, no jogo contra o Bayern de Munique, válido para a International Champions Cup (ICC), disputado em Kansas City, Estados Unidos. O Bayern derrotou o Milan com o placar de 1 a 0, com gol de Goretzka nos acréscimos do primeiro tempo. Daniel foi substituído por Cutrone aos 13 minutos do segundo tempo.
Daniel está com 17 anos, nasceu em 11 de outubro de 2001, e está no Milan praticamente desde sempre. Contrariamente ao pai e ao avô que foram dois dos maiores defensores de todos os tempos, ele atua no ataque.
Também a FIFA comemorou no Twitter a estreia de Daniel Maldini com a camisa do time principal do Milan, escrevendo: "First there was Cesare. Then there was Paolo. Now there is Daniel - Primeiro foi Cesare, depois Paolo, agora Daniel".

Bennacer

23 Julho 2019. O Milan contrata o meio-campista Bennacer.

Ismael Bennacer é a terceira contratação do Milan para a próxima temporada. É um meio-campista de 21 anos de idade. Ele nasceu em Arles, na França, no dia 1º de dezembro de 1997, de pai marroquino e mãe argelina. O Milan pagou 16 milhões de euros ao Empoli pela transferência do jogador que assinou um contrato de 5 anos, até Junho de 2024.
Revelado pelo Arles-Avignon, time de sua cidade natal, Bennacer foi contratado pelo Arsenal em 2015, e pelo Empoli em 2017. Neste time jogou as duas últimas temporadas totalizando 77 presenças entre Série A e Série B.
Graças à origem da mãe, Bennacer optou para defender a Seleção da Argélia. Vestindo a camisa argelina, ele participou da última Copa Africana de Nações. A Argélia ganhou o troféu derrotando por 1 a 0 o Senegal na final e Bennacer recebeu o prêmio de melhor jogador da competição.

Mihajlovic

14 Julho 2019. Mihajlovic revela que sofre de leucemia.

Ontem, o técnico do Bologna Sinisa Mihajlovic, 50 anos, revelou em uma coletiva de imprensa que sofre de leucemia, tipo de câncer que atinge a medula óssea, mas, ao contrário do que se especulava, garantiu que continuará treinando o time.
Hoje, centenas de torcedores do Bologna compareceram na cidade de Castelrotto, no norte da Itália, onde o time está fazendo a pré-temporada, para apoiar Mihajlovic. Os torcedores estenderam faixas com mensagens de apoio ao treinador. Ele recebeu também nas redes sociais diversas homenagens de jogadores e clubes.
Como jogador, Mihajlovic foi um lateral com talento raro nas cobranças das faltas. Atuou pela maior parte da carreira no futebol italiano e se destacou sobretudo com a camisa da Lazio, clube pelo qual foi campeão da Série A na temporada 1999/2000. Sua trajetória como treinador teve início no Bologna em 2008 e, desde então, treinou Catania, Fiorentina, Sampdoria, Milan, Torino e Sporting Lisboa, além da Seleção da Sérvia. No último mês de Janeiro reassumiu o Bologna que conseguiu salvar do rebaixamento.

San Siro

10 Julho 2019. Milan e Inter apresentam o projeto do novo San Siro.

O Milan e a Inter apresentaram nesta quarta-feira para a prefeitura da cidade de Milão o projeto de construção do novo estádio San Siro. É previsto que o custo do projeto seja de 1,2 bilhões de euros.
O novo San Siro será mais moderno e terá capacidade para cerca de 60 mil pessoas. É prevista também a construção de uma área de lazer nos arredores do estádio com lojas e espaços para o público. Milan e Inter arcarão com todo o investimento para construir a nova arena. Em troca, os dois clubes terão o direito de atuar no moderno San Siro pelos próximos 90 anos.
Caso a documentação apresentada for aceita pela prefeitura de Milão, os dois times trabalharão em um plano definitivo que incluirá o design arquitetônico do novo estádio. Diversas opções foram analisadas. No entanto, demolir o estádio atual e construir uma nova arena resultou ser a melhor solução possível para os times e a cidade. É previsto que o novo estádio já esteja pronto para a temporada 2023/24.

Catania

9 Julho 2019. Curiosidade: o Catania contrata Catania nativo de Catania.

Parece um jogo de palavras, mas é tudo verdade! O Catania, clube da terceira divisão italiana, anunciou hoje a contratação do atacante Emanuele Catania que nasceu justamente na cidade de Catania. O jogador assinou com a nova equipe um contrato de uma temporada.
Emanuele Catania está com 38 anos, nasceu em 15 de março de 1981. Ele jogou as três últimas temporadas na Série C, vestindo a camisa do Siracusa, time arquirrival do Catania. Nestes três anos disputou 96 partidas marcando 30 gols.
Na foto ao lado, Emanuele Catania está com Andrea Camplone, o novo treinador do Catania. Na última temporada o Catania disputou os play-offs para subir para a Série B mas foi eliminado pelo Trapani, outro time siciliano.

Theo Hernandez

4 Julho 2019. O Milan contrata o francês Theo Hernandez.

O francês Theo Hernandez é a segunda contratação do Milan para a próxima temporada. É um lateral esquerdo de 21 anos de idade (nasceu em Marselha no dia 6 de outubro de 1997) e o Milan pagou 20 milhões de euros ao Real Madrid pela sua transferência. Theo Hernandez assinou um contrato de 5 anos com o Milan.
Ele começou jogando nas categorias de base do Atlético de Madrid onde permaneceu até 2016 quando foi emprestado ao Deportivo Alavés para a temporada 2016–17.
Hernandez teve atuações destacáveis no Alavés e, em Agosto de 2017, foi contratado pelo Real Madrid que pagou a cláusula de rescisão de 26 milhões de euros. No entanto, nunca foi muito aproveitado no Real Madrid e, em Julho de 2018, foi emprestado à Real Sociedad onde disputou a temporada 2018/19 até ser contratado pelo Milan.
Dado que o Milan já tem três laterais esquerdos (Ricardo Rodriguez, Laxalt e Strinic) é provável que pelo menos um deles seja negociado com outros times.

Marcelo

3 Julho 2019. Marcelo do Real Madrid tem carteira de habilitação apreendida.

O lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, se recusou ontem a fazer o teste do bafômetro em uma blitz da Lei Seca na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e teve sua carteira de habilitação recolhida, podendo ser suspensa por um ano após processo administrativo. Além disso, o jogador recebeu uma multa de 2.934 reais.
Marcelo se encontrava de férias com a família no Rio de Janeiro após não ter sido convocado pela seleção brasileira para a disputa da Copa América.
Aos 31 anos, Marcelo viveu uma temporada instável no Real Madrid e durante alguns jogos ficou também no banco das reservas. Agora viu a concorrência aumentar, já que recentemente o Real Madrid contratou o lateral esquerdo Ferland Mendy, de 24 anos, que estava no Lyon da França.

Europa League

28 Junho 2019. O Milan está fora da próxima Europa League.

Nesta sexta-feira o Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS, em inglês) anunciou a exclusão do Milan da próxima edição da Europa League, após o clube ter violado o Fair Play Financeiro da UEFA nos triênios 2014-2017 e 2015-2018.
A decisão é o resultado de um acordo (Consent Award) que prevê que o Milan não participe de competições europeias na temporada 2019/20 em troca do arquivamento de duas decisões anteriores da UEFA contra o clube.
Na primeira decisão, de dezembro de 2018, a UEFA havia determinado a exclusão do Milan de seus torneios por uma temporada caso não fosse alcançado o equilíbrio orçamentário até 30 de junho de 2021.
Na segunda decisão, de abril de 2019, o Milan era investigado por ter violado as regras do Fair Play Financeiro no triênio 2015-2018.
Com a saída do Milan, a Roma entra diretamente na fase de grupos da próxima Europa League e o Torino pega a vaga nas fases preliminares.

Krunić

24 Junho 2019. O Milan contrata o bósnio Krunić.

Rade Krunić é a primeira contratação do Milan para a temporada 2019/20. Ele é um meio-campista de 25 anos. Nasceu em Foča na Bósnia-Herzegovina no dia 7 de outubro de 1993 e jogou as últimas quatro temporadas no Empoli. Krunić assinou um contrato de 5 anos, até Junho de 2014, e o Milan pagará 8 milhões de euros ao Empoli.
Ele começou a sua carreira no Sutjeska Foča, o time de futebol de sua cidade natal, e em julho de 2013 foi contratado pelo Donji Srem, time da Sérvia, onde permaneceu durante duas temporadas. Em julho de 2015 foi contratado pelo Empoli. Estreou na Série A italiana em 4 de outubro de 2015 na partida Empoli 1 X 0 Sassuolo e marcou o seu primeiro gol 20 dias mais tarde na partida Empoli 2 X 0 Genoa (naquela época o treinador do Empoli era Marco Giampaolo!).
No total, no Empoli, jogou 119 partidas (80 na Série A, 36 na Série B e 3 na Copa da Itália) com 12 gols.

Massara

21 Junho 2019. Frederic Massara será o novo Diretor Esportivo do Milan.

O Milan anunciou na tarde de hoje que Frederic Massara será o novo Diretor Esportivo. O alto executivo se reportará diretamente ao recém nomeado Diretor Técnico Paolo Maldini.
"Estamos muito felizes em receber Frederic em nossa equipe de trabalho. Graças à sua preparação, seriedade e profissionalismo, ele será um valor agregado para o Milan e será importante para as estratégias a serem desenvolvidas no nosso crescimento", comentou Maldini.
Massara está com 50 anos de idade (nasceu em Turim em 11 de Novembro de 1968). Terminou a carreira de jogador de futebol em 2003 após disputar 221 partidas pelas Séries A e B, marcando 25 gols.
Em junho de 2018 ele foi nomeado Coordenador da Área Técnica da Roma e em seguida assumiu a função de Diretor Esportivo. No início deste mês de Junho ele deixou a Roma para assumir o cargo de Diretor Esportivo do Milan.

Giampaolo

19 Junho 2019. Giampaolo é o novo treinador do Milan.

O Milan já tem um novo treinador. Trata-se de Marco Giampaolo, ex-Sampdoria. O anúncio foi feito pelo clube rubro-negro, nesta quarta-feira, em seu site oficial. O contrato do novo técnico vai até 30 de junho de 2021, com opção de renovação por mais uma temporada.
Giampaolo, de 51 anos (nasceu em Bellinzona, na Suíça, em 2 de agosto de 1967), chega para o lugar de Gennaro Gattuso que pediu demissão após o fim da última temporada quando o Milan terminou na quinta colocação e acabou não se classificando para a Champions League. Segundo a imprensa italiana, Giampaolo deve receber cerca de dois milhões de euros por temporada.
Ele começou sua carreira de treinador em 2000, como auxiliar-técnico do Pescara. Em 2004 ganhou sua primeira oportunidade como treinador no Ascoli. Desde então, passou por vários clubes pequenos e médios da Itália (Cagliari, Siena, Catania, Cesena, Brescia, Cremonese e Empoli) até chegar à Sampdoria em 2016 onde permaneceu durante três temporadas. Deve-se notar que em toda sua trajetória nunca conquistou um título sequer.
Com Giampaolo, o Milan passará do esquema tático 4-3-3 ao mais ofensivo 4-3-1-2.

Boban

15 Junho 2019. Boban é nomeado Chefe de Futebol do Milan.

O Milan comunicou ontem a nomeação de Zvonimir Boban como Chefe de Futebol do time (Chief Football Officer, em inglês). Ele será responsável pela coordenação e a supervisão das atividades esportivas, trabalhando junto com o administrador delegado Ivan Gazidis e o diretor técnico Paolo Maldini.
Desde maio de 2016, Boban trabalhava como secretário-geral adjunto da FIFA. Ele ajudou a entidade a implantar o sistema de árbitro de vídeo (VAR) na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Boban jogou no Milan durante 9 temporadas, de 1992 a 2001, totalizando 251 presenças e ganhando 4 Campeonatos Italianos e uma Champions League. Ele retorna ao Milan após 18 anos e encontra um cenário totalmente diferente. O time foi apenas o quinto colocado no último Campeonato Italiano e, pela sexta temporada seguida, ficará novamente fora da Champions League. O Milan enfrenta problemas também fora de campo. O clube é investigado pela UEFA por infrações nas regras do fair play financeiro. Se condenado, poderá ficar fora das competições europeias por uma temporada.

Maldini

14 Junho 2019. Maldini é anunciado como novo diretor técnico do Milan.

Na manhã de hoje o Milan anunciou o ex-zagueiro Paolo Maldini como novo diretor técnico do clube. Ele irá substituir o brasileiro Leonardo que pediu demissão há duas semanas. Assim Maldini passa do cargo de diretor de desenvolvimento estratégico ao de diretor técnico.
"Paolo expressa a qualidade e os valores que são os pilares do nosso clube. Estou feliz por tê-lo à frente da nossa área esportiva. Com ele podemos construir um clube moderno, formado por profissionais da mais alta qualidade. Tenho certeza de que Paolo poderá contribuir com sua experiência, visão e liderança. Ele será para todos nós um ponto de referência", declarou o administrador delegado do Milan, Ivan Gazidis.
Paolo Maldini já foi considerado um dos melhores zagueiros do mundo pela FIFA. O ex-jogador atuou no Milan durante 25 temporadas, de 1984 a 2009, totalizando 902 presenças. Além disso vestiu a camisa da Seleção Italiana 126 vezes. Conquistou inúmeros títulos incluindo 7 Campeonatos Italianos, 5 Champions League e 3 Mundiais de Clubes.

Infantino

6 Junho 2019. Infantino é reeleito presidente da FIFA.

Gianni Infantino continuará no comando da FIFA até 2023. O advogado suíço de 49 anos, que assumiu a presidência em 2016 em meio ao maior escândalo de corrupção da história da entidade, foi reeleito ontem. E, ao mesmo estilo dos políticos tradicionais, prometeu seguir fazendo mudanças no futebol mundial e, sobretudo, tolerância zero com a corrupção.
Já se sabia de antemão que Infantino continuaria no cargo, pois ele era candidato único. Assim, o Congresso da FIFA, realizado em Paris, serviu apenas para referendar o seu nome. Ele foi reeleito por aclamação. Atualmente, 211 federações compõem a entidade.
Infantino marcou esse primeiro período da FIFA sob sua administração com algumas mudanças significativas, como a implantação do VAR. Ele também conseguiu aprovar a criação de um novo Mundial de Clubes que a partir de 2021 será disputado por 24 equipes, de quatro em quatro anos.

TAS

5 Junho 2019. A UEFA suspende o processo contra o Milan relativo ao triênio 2015-2018 até o TAS julgar o recurso relativo ao triênio 2014-2017.

Em Dezembro de 2018 o Milan recebeu a punição da UEFA por ter violado as regras do Fair Play Financeiro no triênio 2014-2017. A punição consistia em uma multa de 12 milhões de euros, na inscrição de um número máximo de 21 jogadores nas competições europeias, e no atingimento do equilíbrio financeiro até junho de 2021.
O Milan considerou excessiva esta punição e apresentou recurso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). Este recurso ainda não foi julgado.
No último mês de abril, a Câmara de Investigação da UEFA acusou o Milan de descumprir as normas do equilíbrio financeiro também no triênio 2015-2018 e a acusação foi enviada à Câmara de Resolução da UEFA. A punição, provavelmente a exclusão da próxima Europa League, era esperada para esta semana.
Hoje, surpreendentemente, a UEFA informou que o processo contra o Milan relativo ao triênio 2015-2018 estava suspenso até o TAS julgar o recurso do Milan relativo ao triênio 2014-2017. Portanto, por enquanto, o Milan pode participar da próxima Europa League.

Liverpool

1º Junho 2019. O Liverpool ganha a sua sexta Champions League.

O Liverpool venceu o Tottenham por 2 a 0 neste sábado, em Madri, e conquistou pela sexta vez o título da UEFA Champions League. Com esta vitória o Liverpool passou a ser o terceiro clube com mais títulos de Champions, atrás apenas de Real Madrid (13 títulos) e Milan (7 títulos). Deve-se notar que esta foi a primeira final disputada pelo Tottenham.
Com 24 segundos de jogo, Mané do Liverpool recebeu pela esquerda e cruzou. A bola bateu no peito de Sissoko do Tottenham e escorregou pelo seu braço. O árbitro marcou pênalti, e o VAR confirmou. O egípcio Salah converteu a penalidade e abriu o placar.
Este gol marcado assim cedo obrigou o Tottenham a fazer pressão no primeiro tempo para chegar ao empate. Assim o Tottenham teve mais posse de bola, mas não conseguiu incomodar a defesa adversária que fazia uma marcação intensa.
Após o intervalo, o Tottenham voltou mais incisivo para a segunda etapa e foi então que apareceu a qualidade do goleiro brasileiro Alisson. Ele foi personagem fundamental para a vitória do Liverpool ao fazer pelo menos três defesas difíceis, impedindo que o Tottenham empatasse o jogo.
O Liverpool colocou definitivamente as mãos na taça aos 42 minutos do segundo tempo quando marcou o seu segundo gol com o belga Origi.

Leonardo

29 Maio 2019. Também Gattuso deixa o Milan.

Ontem o Milan anunciou que, além de Leonardo, também Gattuso estava deixando o clube. "O Milan anuncia que Gennaro Gattuso vai deixar seu cargo de treinador, uma decisão tomada de comum acordo e que se torna efetiva de maneira imediata", informou o clube em um comunicado.
Gattuso, de 41 anos, assumiu o comando da equipe há 18 meses, quando o Milan navegava no meio da tabela do Campeonato Italiano. Apesar da desconfiança que sua chegada despertou, devido a sua escassa experiência como treinador, Gattuso conquistou os torcedores com sua determinação, seus métodos e sua maneira franca de falar. Em seu primeiro semestre, acertou o rumo da equipe e o classificou para a Europa League. Nesta última temporada, lutou até a última rodada para se classificar para a Champions League, mas no final a vaga foi conquistada pelo seu eterno arquirrival, a Inter, por apenas um ponto de vantagem.
A imprensa esportiva italiana especula que os dois mais prováveis candidatos para assumir a vaga de Gattuso são Simone Inzaghi (atualmente na Lazio) e Marco Giampaolo (atualmente na Sampdoria).

Leonardo

28 Maio 2019. Leonardo deixa o Milan.

O Milan confirmou nesta terça-feira a saída de Leonardo do cargo de Diretor Técnico do clube a pedido do próprio ex-jogador. Um anúncio sobre o novo Diretor Técnico será feito no devido momento de acordo com a nota oficial do Milan.
"Leonardo voltou ao Milan em julho de 2018 em um momento de necessidade, poucas semanas antes do fechamento da janela de transferências. Sob circunstâncias muito difíceis, ele colocou seu coração para gerir uma situação complicada e transmitiu sua energia e sua ambição a toda a equipe. Sou muito grato a Leonardo por toda sua contribuição ao nosso clube e desejo-lhe o melhor em seus futuros empreendimentos", afirmou o Administrador Delegado Ivan Gazidis.
Apesar dos esforços, após uma disputa acirradíssima com Atalanta e Inter, o Milan terminou o Campeonato Italiano na quinta colocação e não conseguiu a classificação para a Champions League. Além disso, o Milan acumula perdas financeiras consideráveis e poderá sofrer sanções por parte da UEFA por não respeitar o fair-play financeiro.

Palermo

13 Maio 2019. O Palermo é rebaixado para a Série C.

O Tribunal da Federação Italiana de Futebol decretou nesta segunda-feira o rebaixamento do Palermo para a Série C, como punição por uma série de irregularidades na gestão financeira do clube.
A equipe, que havia terminado a Série B na terceira posição, o que lhe dava o direito de participar dos play-offs que determinariam o terceiro time promovido para a Série A, foi condenada a ocupar a última colocação na tabela e, portanto, rebaixada para a Série C. O Palermo terá 15 dias de tempo para apresentar recurso e o Perugia, 9º colocado na tabela, ocupará o lugar do Palermo nos play-offs.
O Tribunal decretou também que não haverá play-outs que determinariam o quarto time a ser rebaixado para a Série C (Foggia, Carpi e Padova já foram rebaixados). O Palermo é, portanto, o quarto time a ser rebaixado e Venezia e Salernitana permanecerão ambos na Série B sem ter que disputar os play-outs.

NOTA. Em 29 de maio de 2019, a punição ao Palermo foi reduzida a uma penalização de 20 pontos na classificação. Portanto o Palermo permanece na Série B e o quarto time a ser rebaixado para a Série C sairá dos play-outs a serem disputados entre Venezia e Salernitana.

Paquetá

8 Maio 2019. Paquetá pega três jogos de gancho após tapa na mão de juiz.

Na última segunda-feira, Lucas Paquetá foi expulso durante a vitória do Milan por 2 a 1 sobre o Bologna, pelo Campeonato Italiano, por dar um tapa na mão do árbitro da partida. Já ontem, o brasileiro recebeu um gancho de três jogos e, assim, não jogará mais nessa temporada.
Aos 27 minutos da segunda etapa, Paquetá recebeu uma entrada mais forte do bolonhês Pulgar e foi tirar satisfação com o adversário, causando assim um princípio de confusão. O árbitro Di Bello então mostrou cartão amarelo para o brasileiro que se irritou ainda mais e deu um tapa na mão do juiz, levando o vermelho em seguida.
Paquetá ficará de fora das partidas contra Fiorentina, Frosinone e Spal, justamente as três últimas partidas do Campeonato Italiano.

Gattuso

2 Maio 2019. Elenco do Milan ficará 5 dias em retiro no Centro de Treinamento.

Visando voltar ao caminho das vitórias, o elenco do Milan ficará cinco dias em retiro no Centro de Treinamento de Milanello. A decisão foi tomada pelo técnico Gattuso, após o volante Bakayoko ter se atrasado para os treinos de ontem. O retiro terá início nesta quinta-feira e só terminará depois da partida contra o Bologna, em casa, na próxima segunda-feira.
Segundo o Milan, a medida é uma tentativa de dar uma balançada no elenco e fazer o grupo se unir ainda mais, já que a vaga na próxima edição da Champions League corre sério risco.
De fato, o desempenho do Milan vem caindo vertiginosamente. Após vencer cinco jogos seguidos entre fevereiro e março e chegar ao 3º lugar na classificação, o Milan conquistou somente 5 pontos nas últimas 7 partidas (vitória com a Lazio, empates com Udinese e Parma, e derrotas com Inter, Sampdoria, Juventus e Torino).
A última derrota por 2 a 0 para o Torino fez com que o time caísse para a 7ª posição. Nesse período, o Milan também foi eliminado na Copa Itália pela Lazio.

banana

24 Abril 2019. Os torcedores da Lazio protagonizam atos de racismo antes e durante a partida Milan-Lazio.

Milan e Lazio fizeram hoje o jogo de volta da semifinal da Copa Itália, mas antes da partida houve cenas lamentáveis pelas ruas de Milão. De fato, os torcedores organizados da Lazio, os "ultras", posaram com uma faixa em apoio ao regime fascista italiano com os dizeres "Honra a Benito Mussolini". Como se isto não fosse o suficiente, ao chegarem à porta do estádio San Siro, entoaram cânticos racistas em direção ao meio-campista do Milan Bakayoko. Na música cantada pelos "ultras", as palavras ditas eram: "Bakayoko, essa banana é para você". O mesmo canto foi entoado durante o aquecimento dos times e durante o jogo.
Houve cânticos racistas também contra Kessié. Além disso, durante a partida, foram ouvidos gritos imitando macacos vindos dos setores onde estavam os torcedores da Lazio.
Após a partida, o Milan emitiu um comunicado contra estas atitudes racistas e o diretor de futebol Leonardo disse que a partida deveria ter sido suspensa. "A Lazio venceu em campo e merece estar na final. Acontece que a partida tinha que ser suspensa. O árbitro tinha que fazer isso. As regras para intervir e combater o racismo nos estádios existem", disse o brasileiro ao jornal La Gazzetta dello Sport.

UEFA

11 Abril 2019. O Milan pode ser banido novamente das Copas europeias por não cumprir o Fair Play Financeiro.

A Câmara de Investigação da UEFA acusou ontem o Milan de descumprir as normas de equilíbrio financeiro durante o triênio 2015-2018. Com isso, a equipe pode ficar fora das próximas edições da Champions League e/ou Europa League. A acusação já foi enviada à Câmara de Resolução da UEFA que tomará uma decisão quanto ao caso.
A Câmara de Investigação esclareceu que este caso não está ligado com aquele que foi concluído em dezembro do ano passado, que julgou o triênio 2014-2017 e que está pendente no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) que avalia o recurso do Milan.
Segundo a regulamentação da UEFA, qualquer clube que tenha prejuízos além do limite permitido de 30 milhões de euros durante um período de três anos pode enfrentar possíveis sanções, e em algumas ocasiões, até a exclusão dos campeonatos europeus.

Pelé

10 Abril 2019. Pelé é internado para retirada de cálculo renal.

Pelé desembarcou em São Paulo, ontem, após passar cinco dias internado em Paris e foi direto para o Hospital Albert Einstein, para a retirada de um cálculo renal. A equipe médica brasileira informou que ele passa bem.
O assessor de Pelé explicou que a internação já era prevista. "Faz parte do tratamento iniciado na França onde ele tratou a infecção urinária. Agora ele deverá retirar a pedra do rim", informou.
Cercado por seguranças no desembarque, Pelé chegou em uma cadeira de rodas e foi abordado por muitos torcedores que foram recepcioná-lo e conseguiram trocar algumas palavras com ele. O Rei do Futebol, de 78 anos, brincou ao dizer que não poderia jogar no domingo e agradeceu as mensagens recebidas nos últimos dias.

rissa

28 Março 2019. Briga entre Kessié e Biglia.

Aos 25 minutos do segundo tempo do dérbi de domingo 17 de março o treinador Gattuso substituiu Kessié com Andrea Conti. O marfinense não gostou de ser substituído e não fez nada para mascarar o seu desapontamento quando saiu do campo.
O argentino Biglia, sentado no banco das reservas, o convidou a ter uma atitude mais respeitosa. Kessié não gostou nada da observação do argentino e partiu para a luta enquanto Abate, Borini e Rodriguez tentavam contê-lo. E, enquanto o jogo continuava, o banco das reservas fervia com a luta entre os dois jogadores e a televisão mostrava estas cenas para o mundo inteiro.
Após o jogo, Biglia e Kessié foram obrigados pela Diretoria do Milan a aparecer na televisão para pedir desculpas, para dizer que se sentiam envergonhados e que isto não iria acontecer novamente. Contudo, o pedido de desculpas não evitou que os dois jogadores fossem multados: Kessié deverá pagar uma multa de 40 mil euros e Biglia uma de 20 mil.

Paquetá Çalhanoğlu Musacchio Romagnoli

8 Março 2019. A reestruturação do Milan começa a dar resultados.

Após um período conturbado administrativamente, que fez com que o clube fosse comprado pelo grupo Elliott, um fundo de investimento americano, a reestruturação do Milan começou a dar bons resultados. O grupo comprou o Milan, assumiu algumas dívidas e passou a administrar o clube com mais austeridade e atenção. O antigo dono, o chinês Li Yonghong, foi o maior responsável pela crise financeira da equipe e pelos resultados ruins anteriores.
Um dos trunfos do fundo Elliot foi se afastar do futebol e influenciar pouco as decisões. O grupo anunciou o retorno de Leonardo, ex-dirigente e jogador do Milan, em julho de 2018. O brasileiro conhece bem o Milan e tem experiência, foi um dos responsáveis pela montagem do elenco e teve participação importante nas contratações de Paquetá e Piątek.
Aos poucos o Milan voltou a ser protagonista. Apesar de a Juventus disparar na liderança do Campeonato Italiano, o Milan está bem próximo de conseguir, novamente, uma vaga na Champions League, o que não acontece há cinco anos. O Milan ocupa a terceira colocação, com 48 pontos, e ultrapassou a rival Inter na última rodada. O clube também está vivo na Copa Itália: empatou em 0 a 0, com a Lazio, no jogo de ida da semifinal, e segue com possibilidades de ganhar o título.
Com personalidade explosiva, Gattuso chegou no comando técnico do Milan em 2017 e sobreviveu ao caos financeiro da equipe. Desde a chegada de Leonardo, Gattuso foi se consolidando como um dos pilares do clube. Um de seus acertos foi dar um jeito na zaga. Dois jogadores se destacam nesse sentido: o zagueiro Romagnoli e o volante Bakayoko. Além do goleiro Donnarumma, que aos 20 anos, se destaca no futebol italiano.
Uma das principais contratações do Milan foi Lucas Paquetá. O jovem de 21 anos faz bom início de trajetória em seu primeiro clube na Europa e mostra o seu valor com assistências, dribles e gols. Ao todo, são 11 jogos, um gol e duas assistências.
Uma das apostas de Leonardo tinha sido o argentino Higuain, vindo da Juventus. O investimento foi alto, mas o atacante não correspondeu em campo e foi negociado com o Chelsea. O Milan, porém, apontou uma solução rápida e efetiva. Contratou Piątek, que se tornou um dos destaques do clube e fez a torcida esquecer Higuain. Junto com Paquetá, Piątek virou referência do setor ofensivo. Em seus primeiros oitos jogos, marcou sete gols e solucionou a ferida deixada por Higuan.
(texto retirado livremente de www.lancenet.com.br)

Kepa

24 Fevereiro 2019. Goleiro do Chelsea se recusa a ser substituído.

Neste domingo, durante a final da Copa da Liga Inglesa, entre o Chelsea e o Manchester City, o técnico italiano Maurizio Sarri e o goleiro espanhol Kepa, do Chelsea, protagonizaram uma situação polêmica e bastante bizarra. Se o treinador já não vinha colecionando bons resultados (o Chelsea ocupa a 6ª posição na tabela) e não tinha a simpatia da torcida e do próprio clube, agora parece ter ficado claro que ele tem problemas também dentro do vestiário.
Já nos minutos finais do segundo tempo da prorrogação, com o placar ainda de 0 a 0, o goleiro Kepa caiu após sofrer uma pancada na perna, ao que o treinador agiu rapidamente ao chamar o goleiro argentino Caballero, no banco, para entrar em seu lugar. Caballero, inclusive, chegou a colocar as luvas e ficar na beirada do gramado para ser anunciado. No entanto, Kepa se levantou e indicou que estava bem e que não iria sair. Foi aí que Sarri colocou para fora todo seu comportamento explosivo.
Ele ficou visivelmente irritado, xingou, bateu nas cadeiras do banco das reservas, chegou a ensaiar uma saída do campo, mas voltou e aceitou a decisão do jovem goleiro espanhol de apenas 24 anos.
A decisão da Copa foi para os pênaltis e o Manchester City ganhou por 4 a 3.

Chelsea

22 Fevereiro 2019. O Chelsea não poderá fazer contratações nas duas próximas janelas de transferências.

Se dentro de campo o Chelsea não vive bons momentos e vê o trabalho do treinador Maurizio Sarri já muito contestado, fora de campo as coisas estão ainda piores. Nesta sexta-feira o clube inglês sofreu uma pesada punição da FIFA: não poderá fazer contratações nas duas próximas janelas de transferências de Julho 2019 e Janeiro 2020. Poderá voltar a contratar somente em Julho 2020.
A punição foi motivada pelo Chelsea não ter respeitado as regras sobre as negociações de jogadores que têm menos de 18 anos de idade. O clube foi obrigado também a pagar uma multa de 530 mil euros e deverá regularizar em 90 dias a situação dos atletas envolvidos.
O jornal britânico The Guardian revelou que a FIFA encontrou 29 violações do Artigo 19 que diz que os clubes não podem contratar jogadores estrangeiros com menos de 18 anos, exceto nos casos em que os pais dos atletas se mudaram para o país de destino por motivos não ligados ao futebol e nas situações em que clube e jogadores estão a menos de 50 km da fronteira do país de origem do jovem.

Pairetto

18 Fevereiro 2019. Os absurdos do VAR.

Ontem, o VAR foi o protagonista da partida Spal-Fiorentina, na cidade de Ferrara. Aos 29 minutos do segundo tempo, com o placar em 1 a 1, o jogador Mattia Valoti da Spal recebeu assistência de Fares e marcou o gol do 2 a 1 para os donos da casa. O público celebrou, assim como os jogadores. O mesmo Valoti correu para abraçar o seu irmãozinho. Mas, em poucos minutos, tudo mudou.
O juiz Luca Pairetto colocou a mão no fone de ouvido para receber instruções de seus colegas do VAR. As pessoas estranharam porque o gol de Valoti parecia regular. De fato, o episódio em discussão não era o gol de Valoti, mas um contato entre Felipe da Spal e Chiesa da Fiorentina, acontecido no lado oposto do campo, na área da Spal, bem antes do gol de Valoti. Este contato tinha sido considerado normal pelo juiz.
Pairetto ouviu as informações do VAR e decidiu verificar pessoalmente. Após vários minutos de consultas, o árbitro não só anulou o gol da Spal, mas marcou um pênalti a favor da Fiorentina por considerar faltoso o contato entre Felipe e Chiesa, no início da ação que terminou com o gol de Valoti.
O pênalti foi transformado por Veretout. Assim o placar passou de 2 a 1 para 1 a 2. Em seguida a Fiorentina marcou mais 2 gols.

Cuneo-ProPiacenza

17 Fevereiro 2019. Na Terceira Divisão da Itália, o Cuneo aplica impressionante derrota por 20 a 0 no Pro Piacenza.

O time do Pro Piacenza vive uma grave crise financeira e viu seus jogadores profissionais irem embora nas últimas semanas, através de acordos ou rescisões unilaterais por conta do não-pagamento de salários. Por isso, a equipe não entrou em campo nas últimas três partidas, levando WO em todas elas.
O Pro Piacenza seria desclassificado automaticamente da terceira divisão italiana caso não entrasse em campo neste domingo, levando um quarto WO. Então, encontrou a única solução possível: escalar um time com apenas sete atletas das categorias de base. De fato, sete é o número mínimo de jogadores com os quais uma equipe pode jogar.
Os sete escolhidos foram a campo diante dos 11 atletas do Cuneo, que não tiveram pena e abriram o placar aos três minutos de jogo. Aos 10 minutos, o placar já marcava 4 a 0. Aos 20 minutos, a diferença era de oito gols. Ao fim do primeiro tempo, o Cuneo vencia por 16 a 0. Na etapa final, o Cuneo diminuiu o ritmo e marcou "apenas" mais quatro gols, fechando o placar em 20 a 0.

incendio

9 Fevereiro 2019. Incêndio mata dez garotos do Flamengo.

Dez atletas das categorias de base do Flamengo, entre 14 e 16 anos, morreram após um incêndio ter atingido o alojamento – quartos provisórios montados em contêineres – onde os garotos dormiam, no Ninho do Urubu, o Centro de Treinamento do clube, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada entre quinta e sexta-feira.
Além dos mortos, outros três garotos ficaram feridos, um deles em estado grave. As vítimas estavam dormindo no momento do incêndio, o que teria contribuído para a tragédia. Os bombeiros foram acionados às 5:17 horas e os feridos foram levados para o hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca.
Os garotos estavam dormindo em simples contêineres, apesar de o Flamengo ser o clube mais rico do Brasil. Nos últimos meses, as vendas dos atacantes Vinicius Junior, ao Real Madrid, e Lucas Paquetá, ao Milan, renderam mais de 300 milhões de reais ao cofre do clube.

Bakayoko Piątek Borini Castillejo Musacchio

26 Janeiro 2019. Todos os jogadores do Milan que atuaram contra o Napoli nasceram na década de 1990.

Neste sábado o Milan jogou contra o Napoli, no estádio San Siro, pela 21ª rodada da temporada 2018/19. O resultado foi um empate em 0 a 0 que manteve o Milan na 4ª posição da classificação, em zona Champions League.
Como observado pelos jornais esportivos italianos, todos os 11 jogadores escalados pelo treinador Gattuso nasceram na década de 1990 como mostrado a seguir:
Donnarumma (1999)
Calabria (1996), Musacchio (1990), Romagnoli (1995), Rodriguez (1992)
Kessié (1996), Bakayoko (1994), Paquetá (1997)
Suso (1993), Cutrone (1998), Çalhanoglu (1994)

O mais jovem era Donnarumma (19 anos) e o mais velho Musacchio (28 anos). A idade média era de 23.3 anos.
Também os três jogadores que entraram no segundo tempo nasceram na década de 1990: Borini (1991), Piątek (1995) e Laxalt (1993).
Portanto, já se notam as diretrizes do administrador delegado Gazidis que prefere jogadores jovens que possam ser valorizados no futuro. Ele já tinha aplicado estas ideias no Arsenal que administrou durante dez anos.

Higuain

24 Janeiro 2019. Higuain passa do Milan ao Chelsea da Inglaterra.

A novela finalmente chegou ao fim. Na tarde de ontem, o Chelsea anunciou a esperada contratação de Gonzalo Higuain. O atacante argentino chega ao clube inglês por empréstimo junto à Juventus até o fim da temporada.
Higuain estava emprestado ao Milan, que tinha feito um acordo de 18 milhões de euros para contar com o argentino nesta temporada 2018/19. Como ele ficou no Milan metade da temporada, o Chelsea pagará 9 milhões para ter o atacante na outra metade.
No acordo inicial com a Juventus, o Milan tinha a opção de contratar Higuain em definitivo após o fim da temporada por 54 milhões no total (sendo 36 milhões pela compra mais os 18 pelo empréstimo).
No Chelsea, Higuain voltará a trabalhar com o treinador Maurizio Sarri, com quem teve muito sucesso nos tempos de Napoli, especialmente na temporada 2015/16, quando bateu o recorde de gols da Série A, balançando as redes 36 vezes.
No Milan, Higuin decepcionou. O seu desempenho caiu muito a partir da partida contra a Juventus em que errou um pênalti e acabou sendo expulso. Em seguida ficou mais de dois meses sem marcar um gol!
No Chelsea, Higuain assumirá a camisa 9 e deverá ser titular, diante dos momentos ruins vividos pelos atuais centroavantes Morata e Giroud.

Piątek

23 Janeiro 2019. O Milan contrata o polonês Piątek.

O Milan anunciou nesta quarta-feira a contratação do atacante polonês Krzysztof Piątek, ex-Genoa, que assinou contrato até junho de 2023. Ele está com 23 anos (nasceu em 1º de julho de 1995) e chega para substituir o argentino Gonzalo Higuain, que se transferiu para o Chelsea da Inglaterra. O Milan não informou o preço da operação, mas a imprensa italiana divulgou que foram pagos 35 milhões de euros ao Genoa e que Piątek receberá 1,8 milhões de euros por temporada.
Piątek foi uma das revelações do Campeonato Italiano desta temporada. Ele é o vice-artilheiro da Série A com 13 gols, atrás apenas de Zapata (Atalanta), Quagliarella (Sampdoria) e Cristiano Ronaldo (Juventus) que têm 14.
Krzysztof Piątek cresceu no time polonês Zaglebie Lubin e em agosto de 2016 foi comprado pelo KS Cracóvia onde permaneceu durante duas temporadas com 63 presenças e 32 gols.
Em junho de 2018 foi comprado pelo Genoa (que pagou 4 milhões de euros) e estreou na série A em 26 de agosto na partida Genoa 2 X 1 Empoli.

Higuain

17 Janeiro 2019. Higuain pode ser cedido ao Chelsea da Inglaterra.

Ontem Higuain começou no banco e só jogou os últimos 20 minutos da Supercopa Italiana, partida disputada na Arábia Saudita que terminou com a vitória por 1 a 0 da Juventus. De aordo com os jornais esportivos, Higuain está prestes a ser cedido ao Chelsea e esta pode ter sido a sua última participação com a camisa do Milan.
Assim Higuain se reencontraria com o técnico Sarri, atual treinador do Chelsea, com quem trabalhou durante a sua passagem pelo Napoli e com quem estabeleceu o recorde de gols marcados em uma única temporada na Série A: 36 gols na temporada 2015/16.
O Chelsea teria chegado a um acordo com a Juventus (que detém os direitos de Higuain) que consiste no empréstimo do atacante até o final desta temporada. O vínculo seria renovado automaticamente por mais um ano caso o atacante atinja determinada quantidade (não divulgada) de partidas e gols nesses seis meses.
O substituto de Higuain no Milan deve ser o polonês Krzysztof Piątek, do Genoa. Este atacante de 23 anos virou uma sensação no Campeonato Italiano, competição na qual é o vice-artilheiro com 13 gols, um a menos do que Cristiano Ronaldo.

Voltar para a Página Principal

Veja também as Notícias de Futebol de 2023, 2022, 2021, 2020, 2019, 2018 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006, 2005 e 2004.


logotipo do Milan