milan milan milan milan-brasil milan milan milan

Voltar para a Página Principal

Veja também as Notícias de Futebol de 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006, 2005 e 2004.

NOTÍCIAS DE FUTEBOL DE 2010

Leonardo

24 Dezembro 2010. Leonardo será o novo treinador da Inter de Milão.

Ex-jogador, ex-dirigente e ex-técnico do Milan, Leonardo será o novo treinador da Inter de Milão. O brasileiro, que assumirá o comando da Inter no lugar de Rafael Benitez, trabalhou durante 12 anos no Milan - quatro como jogador, sete como dirigente e um como técnico. Ele assinou um contrato de um ano e meio, até 30 de Junho de 2012 e receberá um salário anual de 2.5 milhões de euros.
"Toda a Inter dá as boas-vindas a Leonardo. O técnico brasileiro guiará a equipe campeã do mundo e da Europa, a partir do dia 29 de Dezembro quando serão retomados os treinamentos", informou a Inter.
Leonardo treinará pela segunda vez um clube de Milão em menos de um ano. Ele comandou o Milan na última temporada, trabalhando com Dida, Thiago Silva, Pato e Ronaldinho Gaúcho. Desta vez, terá a chance de trabalhar com os compatriotas Coutinho, Maicon, Julio César, Lúcio e Thiago Motta.
A diretoria da Inter anunciou a demissão do técnico espanhol, que havia sido contratado no meio do ano, na última Quinta-feira, cinco dias após a conquista em Abu Dhabi. Por meio de nota oficial, o clube italiano agradeceu o treinador pelo trabalho desempenhado nos últimos meses, e explicou que a rescisão antecipada do contrato, que expirava em junho de 2012, foi realizada de comum acordo.

Cassano

22 Dezembro 2010. Cassano assinará com o Milan até 2014.

O atacante Cassano assinará contrato com o Milan até Junho de 2014. Ele pertencia à Sampdoria, mas foi afastado do elenco da equipe após discutir com o presidente Riccardo Garrone. O problema ocorreu em Outubro e desde então o atacante não jogou mais.
De acordo com a imprensa italiana, como o jogador ainda é vinculado ao Real Madrid, o Milan, a Sampdoria e o próprio atleta, arcarão com a multa rescisória de 5 milhões de euros.
Cassano começou a carreira no Bari, em 1999. Em 2001, foi contratado pela Roma onde jogou por 4 temporadas e meia, mostrando seu melhor futebol e conquistando convocações para a Seleção Italiana.
Devido às suas ótimas atuações pela Roma, o Real Madrid decidiu contratá-lo, em Janeiro de 2006. Cassano, contudo, não conseguiu se adaptar ao time madrilenho. Por causa disso, ele foi emprestado, em 2007, à Sampdoria. Seu contrato de empréstimo era de uma temporada, mas a Sampdoria conseguiu renovar seu contrato até Junho de 2013.
No dia 30 de outubro de 2010 a Sampdoria rescindiu unilateralmente o contrato com Cassano que teria ofendido o presidente do clube e se recusado a pedir desculpas.O problema de Cassano com o presidente da Sampadoria teria começado após o atleta ter se recusado a participar de uma cerimônia de premiação.

Bearzot

21 Decembro 2010. Morre Enzo Bearzot, treinador do tri da Itália na Copa do Mundo de 1982.

O futebol italiano está de luto. Enzo Bearzot, o treinador que levou a Itália a conquistar sua terceira Copa do Mundo em 1982, morreu na noite passada enquanto dormia, aos 83 anos de idade. Bearzot tinha o recorde, entre os treinadores italianos, de permanência à frente da "Azzurra" com 104 partidas.
Assumiu o cargo em 1975 e ficou como treinador até 1986, após três Copas do Mundo. Em 1978, no Mundial na Argentina, terminou na quarta posição, perdendo a decisão do terceiro lugar para o Brasil.
Na Copa do Mundo de 1982 na Espanha, após três empates nas três primeiras partidas, Bearzot anunciou a lei do silêncio para a imprensa mundial, na tentativa de evitar mais críticas. Após decretar o silêncio, a equipe italiana finalmente começou a jogar um bom futebol, derrotando Argentina e Brasil na fase de grupos, vencendo a Polônia na semifinal e derrotando a Alemanha na final.
Enzo Bearzot abandonou a seleção italiana em 1986, ao ser eliminado pela França nas oitavas de final da Copa do Mundo no México.
Bearzot é conhecido também como o "carrasco do Brasil" porque, no Mundial de 1982, a Itália eliminou o Brasil de Telê Santana, uma das melhores seleções brasileiras de todos os tempos. O placar foi de 3 a 2, com três gols do atacante Paolo Rossi.

Inter

Abu Dhabi, 18 Dezembro 2010. A Inter de Milão bate o Mazembe e é campeã mundial.

A Inter de Milão bateu o Mazembe, da República Democrática do Congo, por 3 a 0, na noite deste Sábado, em Abu Dhabi, e ganhou o Mundial de Clubes 2010.
Os africanos tinham a simpatia de muita gente, dos árabes e da FIFA, mas não adiantou. Com gols de Pandev e de Etoo na primeira parte do primeiro tempo e outro gol de Biabiany na etapa final, o time italiano alcançou uma vitória sossegada.
A Inter já havia vencido este torneio em duas edições dos anos sessenta, em 1964 e 1965.
Ao Mazembe resta o mérito de ter sido o primeiro time africano a alcançar a final em um torneio organizado pela FIFA.
A vantagem do primeiro tempo fez com que a Inter jogasse confortavelmente no segundo tempo. O Mazembe até voltou com boa posse de bola, tramando jogadas, triangulando, criando. Mas não conseguia ameaçar o adversário. A defesa interista parecia uma fortaleza inabalável. Os italianos correram poucos riscos.
A Inter de Milão se sagrou campeã com esta escalação: Júlio César, Maicon, Cordoba, Lúcio, Zanetti, Thiago Motta (Mariga), Cambiasso, Chivu (Stankovic), Pandev, Etoo e Milito (Biabiany).

Qatar Foundation

11 Dezembro 2010. O Barcelona passa a ter o maior patrocínio do mundo.

O Barcelona anunciou ontem que chegou a um acordo de patrocínio com a empresa Qatar Foundation, que estampará sua logomarca na camisa do clube por cinco anos, pela quantia de 150 milhões de euros. É o maior contrato do gênero no futebol mundial.
É a primeira vez, nos 111 anos de sua história, que o Barcelona quebra sua tradição e receberá verba para estampar a marca de uma empresa em sua camisa. Até hoje, o clube se orgulhava ao dizer que era o único a não se vender e manter a camisa "limpa". Há dois anos, até pagou 2 milhões de euros para ter o logo da Unicef, que mantém até hoje no uniforme.
Assim, o Barcelona receberá 30 milhões de euros por temporada da Qatar Foundation, empresa sem fins lucrativos, localizada no Qatar. E passará a ter o maior patrocínio de clubes de futebol do mundo, superando Manchester United e Real Madrid, que recebem 23 milhões de euros cada.
O Barcelona tem dívidas de cerca de 430 milhões de euros e o novo presidente, Sandro Rosell, admitiu que, não fosse pela dívida, não teria aceitado o acordo.

Mundial 2018

2 Dezembro 2010. FIFA anuncia Rússia e Qatar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

A FIFA anunciou nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, os vencedores da corrida para receber as Copas do Mundo de 2018 e 2022. A Rússia vai ser sede do Mundial daqui a oito anos. Já o Qatar ganhou o direito da organizar a competição seguinte, a primeira no Oriente Médio. O evento que revelou os ganhadores contou com a participação de celebridades do esporte, do ex-presidente americano Bill Clinton e do príncipe William da Inglaterra.
Os russos bateram a Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica. É a primeira vez que a Rússia será sede de uma Copa do Mundo.
A candidatura do Qatar, que nunca disputou a fase final de uma Copa, bateu a Austrália, que também concorria pela primeira vez, os Estados Unidos, o Japão e a Coréia do Sul. Os três últimos países já haviam recebido o Mundial anteriormente.
Favorita para receber a Copa do Mundo de 2018, a Rússia apostou no seu forte poderio econômico para receber a competição. Os russos erguerão nada menos que 13 novos estádios e ainda reformarão outros três.
Maior país em território do planeta (17 milhões de quilômetros quadrados), a Rússia atravessa a Europa e a Ásia, ligando Ocidente e Oriente. Isso implica também em longas distâncias de uma sede para outra. O comitê organizador, porém, diz que vai concentrar os jogos na parte oeste do país para evitar longas viagens das delegações. Os torcedores com ingresso terão direito a transporte gratuito.

Pato

1° Dezembro 2010. Pato viajará aos Estados Unidos para ser examinado por um especialista em problemas musculares.

Fora dos gramados desde o dia 10 de Novembro, o atacante Alexandre Pato viajará aos Estados Unidos em breve para ser examinado por um especialista em problemas musculares. A confirmação da consulta foi feita pelo médico do Milan, Gianluca Melegati, no site oficial do clube.
Segundo Melegati, o brasileiro entrou na segunda parte do tratamento da lesão na coxa esquerda. "A evolução é constante e está progredindo sem problemas, de acordo com o prazo estabelecido", diz o comunicado. O médico afirmou que a viagem aos Estados Unidos será importante para criar uma futura estratégia de prevenção.
Recentemente, o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, mostrou-se preocupado com a saúde de Pato. "Temos que descobrir o que está acontecendo. Talvez tenha alguma coisa a ver com seu crescimento, pois antes deste ano nunca havia sofrido lesões musculares", comentou Galliani, quando revelou a ideia de levar o jovem jogador para uma consulta com médicos americanos.

greve

30 Novembro 2010. Jogadores italianos decidem entrar em greve na 16ª rodada do campeonato.

Nesta terça-feira, os jogadores da Primeira Divisão do Campeonato Italiano decidiram convocar uma greve para os dias 11 e 12 de Dezembro em protesto pela renovação do contrato coletivo.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente da Associazione Italiana Calciatori (AIC), Leonardo Grosso, na saída da reunião realizada na sede da Federazione Italiana Giuoco Calcio (FIGC). "Temos a greve convocada para os dias 11 e 12 de Dezembro. Nós ficamos chateados, porque estávamos realmente dispostos a fazer o acordo", disse Grosso aos jornalistas.
O sindicato tem duas reivindicações: proibir de colocar um jogador para treinar longe do grupo e revogar as disposições que permitem que dirigentes de clubes encerrem o contrato de um atleta em seu último ano, quando não quiserem mais aproveitá-lo.
Maurizio Beretta, presidente da Liga de Futebol da Itália, que organiza o Campeonato Italiano, criticou duramente a decisão dos jogadores. "A greve é uma decisão irresponsável e sem razões. Estou estupefato pela decisão da AIC de se levantar da mesa de negociação", comentou Beretta.

Patrocínio

21 Novembro 2010. Os clubes ingleses são os que mais faturam com patrocínio em suas camisas.

Os clubes europeus que mais faturam com patrocínio em suas camisas estão na Inglaterra. É o que indica levantamento recente da consultoria Sport+Markt, com base nos contratos para a temporada 2010/11 feitos por equipes que disputam campeonatos de Primeira Divisão. Os 20 integrantes da Premier League inglesa recebem, juntos, 128 milhões de euros contra os 118 milhões de euros das agremiações da Bundesliga alemã.
Até a temporada anterior, eram os times da Alemanha os campeões de ganhos com patrocínio e publicidade. A tomada da dianteira por parte dos ingleses deve-se, em boa parte, aos contratos fechados pelos tradicionais Manchester United e Liverpool. Cada um destes dois clubes recebe 23 milhões de euros.
Os italianos, terceiros colocados no ranking, faturam 66 milhões de euros, bem menos que seus rivais de Inglaterra. Os franceses vêm a seguir, com 59 milhões.
Os quintos são os clubes da Espanha, atual campeã mundial, com "apenas" 57 milhões de euros. Desse montante, 23 milhões de euros entram nos cofres do poderoso Real Madrid. Vale ressaltar que o Barcelona não tem patrocinador em sua camisa - ao contrário, paga 1,5 milhões de euros para promover a UNICEF em sua camisa.

Ronaldinho

20 Novembro 2010. Ronaldinho Gaúcho é flagrado na saída de um restaurante às 2 horas da madrugada.

Um vídeo gravado por um celular e divulgado ontem pela televisão italiana gerou polêmica no Milan. Ronaldinho Gaúcho foi flagrado por um torcedor, por volta das 2 horas da madrugada, deixando um restaurante, pouco depois de voltar da Seleção Brasileira.
Questionado sobre o caso durante uma coletiva de imprensa, o técnico do Milan, Massimiliano Allegri, reprovou a postura do jogador devido ao horário inadequado. "Eu não sabia disso, estou sendo informado agora por vocês. Mas é claro que não enxergo bem essa situação. Não é um horário adequado para um atleta profissional", disse Allegri.
Ronaldinho foi reserva nos últimos três jogos do Milan. Depois de um ano e meio longe da seleção brasileira, ganhou uma chance com Mano Menezes e foi titular na derrota de 1 a 0 para a Argentina, na última quarta-feira, no Qatar. Contra a Fiorentina, neste Sábado, não tem lugar garantido no time de Allegri.
Diferente do treinador, o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, evitou a polêmica. "Não tenho nada a comentar. Esse é um assunto interno, não da imprensa", declarou o dirigente, sem confirmar nem desmentir o ocorrido.

Inzaghi

12 Novembro 2011. Inzaghi será operado e não deve mais atuar nesta temporada.

Pouco mais de uma semana depois de marcar dois gols no empate por 2 a 2 com o Real Madrid, pela Champions League, o atacante Filippo Inzaghi recebeu uma péssima notícia. Ele terá de passar por uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado do joelho esquerdo, após rompê-lo na vitória de sua equipe diante do Palermo, por 3 a 1, na última quarta-feira.
Inzaghi, de 37 anos, rechaçou qualquer possibilidade de encerrar a carreira em 2011, apesar de ter que ficar fora dos gramados por pelo menos seis meses. Ele garantiu que não vai pendurar as chuteiras e agradeceu a todos que o apoiaram depois de sofrer a lesão.
"Peço para que acreditem em mim, porque não é o fim. Isto é a vida de um jogador de futebol. Um minuto corre tudo bem e no outro ficamos com o joelho na mão. Fiquei emocionado com o apoio dos jogadores, da comissão técnica e dos dirigentes", afirmou Inzaghi, em declarações ao site do Milan.
O atacante se disse pronto para a batalha que terá pela frente. "Todos nós sabemos das dificuldades. Mas vou fazer tudo para voltar o mais rápido possível aos campos", finalizou Inzaghi que é recordista de gols em competições européias, com 70 gols.

Ibrahimovic

Milão, 5 novembro 2010. Ibrahimovic e Onyewu trocam agressões em treino do Milan.

O atacante sueco Ibrahimovic e o zagueiro americano Onyewu trocaram agressões durante o treinamento do Milan e obrigaram o técnico Massimiliano Allegri a paralisar as atividades.
Onyewu não teria gostado de uma entrada dura de Ibrahimovic e agarrou o sueco pelo pescoço. O artilheiro reagiu prontamente, causando sustos nos companheiros, que correram para separá-los. Após o fim da briga, os dois continuaram trocando insultos.
O vice-presidente do clube, Adriano Galliani, tentou minimizar a confusão. "Foi um confronto muito vivaz e o treinamento foi suspenso por algum tempo. Acontece toda vez que há entradas mais duras, a notícia só saiu porque havia alguns torcedores nas arquibancadas. Os dois já se esclareceram, falei longamente com eles. Fico feliz quando vejo os jogadores motivados no treino. Prefiro assim do que um treino calminho. Incidente encerrado", disse Galliani a um canal televisivo italiano.
Ainda nesta sexta-feira, Ibrahimovic causou certa polêmica ao dizer que prefere atuar ao lado do experiente Inzaghi, do que ao lado dos brasileiros Ronaldinho, Robinho e Pato. Inzaghi substituiu Ronaldinho Gaúcho no último jogo contra o Real Madrid e marcou dois gols.
No último mês de Setembro, Ibrahimovic também chegou a discutir com o ex-treinador italiano Arrigo Sacchi em um programa de TV.

Sérvios

29 Outubro 2010. UEFA dá vitória à Itália por 3 a 0 na partida interrompida contra a Sérvia.

A UEFA decidiu nesta sexta-feira dar a vitória para a Itália por 3 a 0 sobre a Sérvia, no duelo que foi interrompido, no último dia 12 de Outubro, em Gênova, por conta dos incidentes protagonizados pela torcida visitante.
O jogo, que tinha começado com quase 40 minutos de atraso, foi suspenso aos seis minutos do primeiro tempo pelo árbitro escocês Thomson, porque membros da torcida sérvia atiravam pedras e rojões no gramado do estádio.
A seleção sérvia, que se livrou do risco de ser suspensa das competições europeias, terá que atuar no próximo jogo dentro de casa com as portas fechadas. A punição poderá aumentar para dois jogos com as portas fechadas, caso se verifiquem mais incidentes num período de dois anos. O Comitê de Controle e Disciplina da UEFA ainda multou em 120 mil euros a Sérvia.
A Federação Italiana de Futebol, que sediou o duelo, também não passou impune e recebeu uma multa de 100 mil euros. A Itália também foi condenada a um jogo com as portas fechadas, mas com efeito suspenso e que apenas será aplicado caso se verifiquem novos distúrbios.
As duas associações têm três dias para recorrer das punições.

bola na linha

20 Outubro 2010. Pela primeira vez, dirigentes da FIFA abrem espaço para o uso de dispositivos eletrônicos para ajudar os árbitros.

O International Board, órgão da FIFA que regulamenta as regras do futebol, autorizou ontem a utilização da tecnologia no esporte pela primeira vez. O uso, porém, será restrito apenas à linha do gol, para determinar se a bola entrou ou não. A entidade especificou que o dispositivo eletrônico a ser utilizado precisará ser 100% confiável. A decisão final sobre o lance deverá ser feita em poucos segundos e confirmada exclusivamente ao árbitro.
As empresas interessadas em produzir a tecnologia deverão apresentar seus projetos até o fim de Novembro. Ainda não há previsão para o início da operação. Não está decidido se haverá chip na bola ou uso de imagens.
A nova regra precisa ser aprovada pela Junta Geral Ordinária do International Board, em Março de 2011.
A decisão é histórica porque pela primeira vez a FIFA abre espaço para a tecnologia ajudar a arbitragem a diminuir seus erros. Vários esportes, entre eles o futebol americano e o tênis, já contam com apoio tecnológico na arbitragem.
A pressão pelo uso da tecnologia aumentou após a última Copa do Mundo. Nas oitavas de final, a Inglaterra teve um gol legal de Lampard, contra a Alemanha, não validado porque o árbitro uruguaio Larrionda não viu a bola entrar.

Sérvios

Gênova, 12 Outubro 2010. Vândalos sérvios causaram a interrupção do jogo entre Itália e Sérvia.

Torcedores sérvios, revoltados contra a própria seleção que na última Sexta-feira foi derrotada, em casa, pela Estônia, com o placar de 3 a 1, causaram a suspensão da partida entre Itália e Sérvia, nesta Terça-feira, em Gênova, pelo Grupo C das eliminatórias da Eurocopa de 2012. Foguetes de sinalização foram atirados na direção dos jogadores e da torcida italiana. A partida começou com quase 40 minutos de atraso. O goleiro sérvio Stojkovic, julgado responsável pela derrota diante da Estônia, foi agredido ainda antes de a delegação chegar ao estádio e levado ao hospital. Um fanático sérvio encapuzado cortou uma rede de proteção. Vidros foram quebrados. Novos foguetes foram lançados na direção do goleiro italiano Viviano. De nada adiantou que Krasic, Stankovic e outros jogadores da seleção sérvia pedissem calma aos torcedores da própria nação, que pareciam estar tomados por fúria incontrolável.
Para evitar uma provável iminente tragédia, o árbitro escocês Thompson interrompeu o jogo seis minutos apenas depois de iniciado. Todos retornaram ao vestiário escoltados pela polícia.
Os italianos esperam agora o relatório do delegado da UEFA e querem a vitória por 3 a 0, sob a alegação de que a partida não prosseguiu por causa da violência dos torcedores sérvios. Com certeza, também a Federação Italiana receberá uma pesada multa por ter deixado entrar no estádio torcedores munidos de facas, bombas, tesouras e outros objetos.

Kaká

8 Outubro 2010. Kaká pode voltar ao Milan.

A imprensa italiana vem especulando a volta do meia Kaká ao Milan, equipe que ele defendeu de 2003 a 2009. Segundo o jornal "Tuttosport", o interesse do Milan surgiu como uma forma de evitar que a arquirrival Inter consiga contratar o craque brasileiro. Depois que Ibrahimovic foi para o Milan, a Inter estaria querendo dar o troco com Kaká, último grande ídolo dos torcedores do Milan.
Para contratar Kaká do Real Madrid, Silvio Berlusconi, presidente do clube, e Adriano Galliani, vice-presidente, utilizariam a mesma estratégia financeira que ajudou na aquisição de Ibrahimovic junto ao Barcelona, ou seja, diluir o pagamento do passe em muitas vezes.
Atualmente Kaká está lesionado e já teria recebido sinal verde do treinador Mourinho para negociar sua saída do clube. O único interessado até o momento era a Inter de Milão, mas, com o Milan envolvido, poderemos ter um verdadeiro clássico italiano na disputa pela contratação do craque brasileiro.
O retorno de Kaká ao futebol italiano seria facilitado, de acordo com a imprensa italiana, pela saída de Ronaldinho Gaúcho, que teria problemas de renovação do contrato. O Gaúcho já teria avisado os dirigentes do Milan que não aceitará diminuir o seu salário de 8 milhões de euros anuais.

juiz Moreno

23 Setembro 2010. O juiz equatoriano Moreno é preso por tráfico de drogas.

A Seleção da Itália foi eliminada injustamente no Mundial 2002 e a derrota por 2 a 1 para a Coreia do Sul é lamentada até hoje pelos italianos. Na ocasião, o juiz equatoriano Byron Moreno anulou um gol claro de Tommasi que daria a classificação à Azzurra (o lance aconteceu na prorrogação, numa época que o gol de ouro fazia parte do regulamento). Além disso, Moreno expulsou injustamente Francesco Totti dando-lhe um cartão amarelo por simulação, ao invés de conceder um pênalti à Itália por falta sobre o jogador romanista (Totti já estava com um cartão amarelo).
Na última Terça-feira, o ex-juiz Moreno foi preso por tráfico de drogas ao ser flagrado no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, com seis quilos de heroína escondidos na cueca.
Alguns jogadores italianos que participaram da partida do Mundial de 2002 tiraram sarro da prisão do juiz.
"Eu acho que Moreno já a tinha heroína em 2002, mas não em sua cueca e, sim, no seu corpo", disse o goleiro Buffon.
O lateral Panucci foi mais veemente: "Ele foi um desastre e provou isso agora. Ele é um bandido e não uma pessoa séria. Vejam as imagens, ele era gordo demais para ser um árbitro", afirmou o jogador.
Moreno permanece em prisão sem direito a fiança por "importar heroína de maneira consciente, proposital e ilegal", segundo a denúncia de um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos.

Lula e Ronaldinho

Milão, 17 Setembro 2010. Ronaldinho Gaúcho se queixa por não ter ido à Copa do Mundo na África do Sul.

Ronaldinho Gaúcho falou coisas que jamais tinha dito. A equipe do Esporte Espetacular foi até Milão, na Itália, e entrevistou o jogador logo depois de um treino em Milanello, o moderno centro de treinamento do Milan. Foram 30 minutos de descontração e desabafos. Ronaldinho ainda está amargurado por não ter ido à Copa.
O meia-atacante do Milan vinha de uma temporada muito boa pelo clube, e alimentou a esperança de ser chamado por Dunga até o último momento. Quando perguntado sobre o que sentiu quando não ouviu o seu nome na lista dos convocados para a competição, foi enfático: "Dizer que fiquei chateado é dizer pouco. Pelo que eu tinha feito, acho que eu tinha condições de fazer parte daquele grupo. Mas ao mesmo tempo tive que ter certa conduta e não sair criando polêmica".
A chateação continuou durante a Copa do Mundo. Ronaldinho abriu o jogo e disse que não assistiu a nenhum jogo do Mundial. Nem mesmo do Brasil.
O craque estreou na Seleção Brasileira em 1999, quando jogava pelo Grêmio, e desde então foi chamado para as duas Copas seguintes, em 2002 e 2006, e também para as Olimpíadas de Pequim em 2008.
E se engana quem imagina que o ciclo do jogador na Seleção já se encerrou. Ronaldinho joga pensando nas convocações de Mano Menezes. "Quando você está no clube tem que pensar só no clube, mas o subconsciente sabe que se você for muito bem no clube é muito difícil não estar na Seleção. E isso acaba te motivando mais ainda" concluiu Ronaldinho Gaúcho.

Sacchi

Milão, 16 Setembro 2010. Zlatan Ibrahimovic bate boca com Arrigo Sacchi ao vivo na TV.

Ibrahimovic brilhou na vitória por 2 a 0 do Milan sobre o Auxerre na primeira partida da Champions League 2010/11 e marcou seus dois primeiros gols com a camisa rubro-negra. Mas, nem tudo foi festa para ele. De fato ele discutiu ao vivo com o ex-treinador Arrigo Sacchi em um programa de televisão.
O problema entre Ibrahimovic e Sacchi, que treinou o Milan duas vezes e a seleção italiana na Copa do Mundo de 1994, começou no ano passado quando o sueco trocou a Inter pelo Barcelona e o ex-técnico questionou o valor pago pelo atacante (45 milhões de euros mais Etoo).
Depois da vitória de ontem sobre o Auxerre, Sacchi provocou Ibrahimovic e disse que ele não marcaria o primeiro gol "se não calçasse chuteiras de tamanho 47". Sacchi acrescentou que “Ibrahimovic é um grande solista, mas custa a entrosar com os outros. O Barcelona é uma orquestra mas ele não se encontrou. Tem talento, mas não aproveita a sinergia dos outros".
Ibrahimovic se irritou e respondeu: "Sacchi fala muito de mim na televisão. Se tem algo para me dizer, que diga na minha cara. Parece que tem ciúmes, pois fala demais. Se não gosta como eu jogo, então não veja".

Champions League

14 Setembro 2010. A chave da morte da Champions League.

Nesta Terça-feira inicia a temporada 2010/11 da Champions League com 32 times divididos em 8 chaves. A chave mais difícil é sem dúvida a Chave G, chamada chave da morte, que tem ninguém menos que Milan, Real Madrid e Ajax. O quarto time é o Auxerre, da França.
Juntos, Real Madrid, Milan e Ajax somam 20 títulos do principal torneio interclubes europeu. De fato o Real Madrid já ganhou 9 vezes (em 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000 e 2002), o Milan 7 vezes (em 1963, 1969, 1989, 1990, 1994, 2003 e 2007) e o Ajax 4 vezes (em 1971, 1972, 1973 e 1995).
Os times da chave da morte ganharam mais títulos que todos os outros 28 times das outras 7 chaves. De fato, os outros times, juntos, ganharam somente 16 títulos: o Bayern de Munique 4 vezes (em 1974, 1975, 1976 e 2001), o Manchester United três vezes (em 1968, 1999 e 2008), o Barcelona 3 vezes (em 1992, 2006 e 2009), a Inter 3 vezes (em 1964, 1965 e 2010), o Benfica 2 vezes (em 1961 e 1962) e o Olympique de Marselha 1 vez (em 1993).
É interessante notar também que o milanista Seedorf é o único jogador que ganhou a Champions League por três clubes diferentes (pelo Ajax em 1995, pelo Real Madrid em 1998 e pelo Milan em 2003 e 2007), ou seja pelos três clubes que fazem parte da chave da morte.

Robinho

Milão, 31 Agosto 2010. Robinho assina com o Milan.

O Milan anunciou oficialmente nesta Terça-feira, último dia do mercado de transferências na Europa, a contratação do craque brasileiro Robinho, que assinou um contrato de quatro temporadas com o clube italiano. Robinho atuava no Manchester City.
No site oficial, o Milan lembra o passado santista de Robinho e diz que o jogador foi enviado por Pelé para o clube rubro-negro, que conta ainda com os brasileiros Ronaldinho, Pato e Thiago Silva no elenco.
Robinho é o segundo reforço de peso do Milan para a temporada. No último Sábado, a diretoria acertou a contratação de Ibrahimovic, que estava no Barcelona. O sueco foi emprestado por um ano, mas com opção de compra fixada em 24 milhões de euros.
Enquanto fechava com Robinho, o Milan concretizou a transferência de Borriello para a Roma, de Huntelaar para o Schalke da Alemanha e de Kaladze para o Genoa.
Em uma entrevista a uma emissora de TV, o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, não escondeu sua alegria pela aquisição do atacante Robinho junto ao Manchester City. Empolgado, o dirigente revelou até mesmo o valor pago pelo atacante, algo raro entre os cartolas. Robinho custou 18 milhões de euros em vez dos 15 milhões especulados pela imprensa italiana. Galliani também revelou que Robinho usará a camisa 70 na nova equipe.
"Agora temos um elenco estelar. Estamos todos felizes. Nosso presidente (Silvio Berlusconi) fez um grande esforço econômico para a chegada de Ibrahimovic e Robinho. Os torcedores estão empolgados", afirmou Galliani.

Ibrahimovic

Barcelona, 28 Agosto 2010. O Milan contrata o sueco Ibrahimovic.

A novela Ibrahimovic terminou com um final feliz para o Milan. Após longa reunião na sede do Barcelona, neste Sábado, envolvendo o jogador, o presidente do Barça Rosell, o empresário Raiola e o vice-presidente do Milan Galliani, o clube italiano confirmou a contratação do atacante. O sueco chega por empréstimo de um ano com opção de compra no valor de 24 milhões de euros.
"Eu estou muito feliz. Tudo se resolveu de uma forma positiva. Agora eu volto à cidade de Milão, mas com outro time. É um time importante e com uma grande tradição, maior até do que o Barcelona. O ataque com Ronaldinho e Pato é fantástico. Eu espero vencer a Champions League e tudo mais", disse Ibrahimovic após o anúncio.
Ibrahimovic, de 28 anos, estará em Milão já neste Domingo e será apresentado para a torcida antes da estréia do Milan no Campeonato Italiano, contra o Lecce, no estádio San Siro. Na Segunda-feira, realizará exames médicos e assinará o contrato.
Na Itália, Ibrahimovic já havia defendido as cores da Juventus, onde conquistou o bicampeonato italiano, que posteriormente seria perdido na justiça esportiva por conta do escândalo da arbitragem, em 2006. Com o rebaixamento da Juventus, o atacante foi para a Inter e viveu a sua melhor fase na carreira sendo tricampeão italiano.
A transferência, em Junho de 2009, para o Barcelona, acabou não trazendo bons resultados ao sueco. Na Espanha, ele fez uma temporada abaixo do esperado. Outro fato que pesou contra o jogador foi o mau relacionamento com o técnico Guardiola. Ibrahimovic admitiu ter conversado apenas duas vezes com o treinador nos últimos seis meses.

Boateng

18 Agosto 2010. O Milan anuncia a contratação do ganês Kevin-Prince Boateng.

Em uma negociação um tanto inusitada, o Genoa contratou o meia ganês Kevin-Prince Boateng junto ao Portsmouth da Inglaterra e o emprestou ao Milan por uma temporada. O Milan anunciou oficialmente no seu site esta contratação, nesta Quarta-feira. O Milan tem a opção de ficar em definitivo com o atleta.
Boateng tem 23 anos. Ele nasceu na Alemanha, em Berlim, em 6 de Março de 1987, de pai ganês e mãe alemã. Ele decidiu adotar a nacionalidade do pai para defender a seleção do Gana na última Copa do Mundo na África do Sul. Boateng foi um dos destaques da seleção do Gana, sendo titular em todos os jogos da equipe, que foi eliminada nas Quartas de final pelo Uruguai, nos pênaltis.
Em 26 de Junho de 2010, no jogo contra os Estados Unidos pelas Oitavas-de-final do Mundial, ele marcou o primeiro gol na vitória do seu time por 2 a 1.
É interessante notar que o seu meio-irmão Jérôme Boateng (mesmo pai, mas mãe diferente) preferiu defender a seleção alemã e em 23 de Junho de 2010 na África do Sul, Kevin-Prince e Jérôme jogaram um contra o outro na partida Gana X Alemanha.

Pato

15 Agosto 2010. Pato até hoje não sabe por que não foi à Copa do Mundo na África do Sul.

Pouco mais de um mês após o fim da Copa do Mundo, Alexandre Pato garante que ainda não sabe como perdeu espaço com Dunga e ficou fora do Mundial na África do Sul. Autor de um dos gols no primeiro jogo da era Mano Menezes (vitória por 2 a 0 sobre os Estados Unidos na última Terça-feira), o atacante do Milan analisou, em entrevista ao jornal O Globo, seu passado recente, mas preferiu se concentrar no futuro.
"Até hoje não sei por que deixei de ser convocado, por que não fui à Copa. Entendi como uma decisão do treinador, um direito que ele tinha. Nem cheguei a ficar chateado. Agora, só quero trabalhar direito no Milan para poder ser convocado novamente. Seleção é consequência do que você faz no clube", disse Pato.
O atacante integrou o grupo que foi campeão da Copa das Confederações em 2009. Parece que a postura de Pato no torneio foi a causa de seu afastamento da seleção brasileira. Dunga teria ficado irritado com a falta de empenho nos treinamentos e não o chamou mais após a competição.
Perguntado sobre o efeito causado pelo fim de seu casamento com a atriz Stefhany Brito, Pato foi econômico nas palavras, mas deixou claro que já superou o episódio.
"Preferia que a minha vida particular ficasse fora disso. Mas posso garantir que estou feliz, me sentindo bem e motivado. Minha família e meus amigos me ajudaram muito a superar os momentos mais difíceis", finalizou.

Kaká

5 Agosto 2010. Kaká é submetido a nova cirurgia.

Kaká foi submetido nesta Quinta-feira a uma cirurgia no joelho esquerdo para corrigir uma lesão no menisco. Há dois anos, este mesmo menisco tinha sido operado, no Rio de Janeiro, pelo então médico da seleção brasileira, José Luiz Runco.
Em nota oficial, o Real Madrid anunciou que a operação de Kaká foi um sucesso. No entanto, o tempo de recuperação da artroscopia à qual o jogador foi submetido será bastante longo: de três a quatro meses. A cirurgia no menisco foi feita pelo médico Martens e aconteceu no hospital AZ Monica, em Amberes, na Bélgica. Segundo Martens, a cirurgia, que foi feita para raspar a cartilagem do joelho esquerdo, corrigiu o problema no menisco inflamado e durou cerca de 40 minutos.
Kaká deverá receber alta na Sexta-feira. O jogador não vai precisar de cadeira de rodas e só terá que usar muletas.
Kaká deverá passar ainda por uma avaliação da cirurgia. Ainda não foi definido se isto acontecerá na Espanha ou na Bélgica. O pai do jogador, Bosco Leite, viajou hoje mesmo à Europa para acompanhar a recuperação do filho que pode fazer o trabalho de fisioterapia em solo brasileiro.

Pato e Thiago Silva

Rio de Janeiro, 26 Julho 2010. Os milanistas Pato e Thiago Silva são convocados para a seleção brasileira.

O novo técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, divulgou nesta Segunda-feira a lista dos atletas para o amistoso do Brasil contra os EUA, dia 10 de Agosto. Foi uma convocação ousada. Mano chamou jogadores com média de idade de 23 anos, num sinal claro que deu início a um grande processo de renovação. Os milanistas Pato e Thiago Silva aparecem entre os convocados.
"Nunca encontrei o treinador pessoalmente e vou ter esse prazer. Estou muito feliz por esse meu retorno. Mano Menezes é um ótimo técnico e vai fazer um grande time e uma grande família para chegar à Copa e ser campeão", afirmou Alexandre Pato que não era chamado desde 2009.
Pato, que já está fazendo pré-temporada com o Milan, lembrou que espera ter a oportunidade de participar mais uma vez dos Jogos Olímpicos. "Tenho a chance de disputar as Olimpíadas novamente (ele esteve em Pequim em 2008) e espero dar o meu melhor para chegar também ao Mundial de 2014", observou o ex-atleta do Internacional de Porto Alegre.
Também o zagueiro Thiago Silva demonstrou muita satisfação em ser lembrado por Mano Menezes. "Mais uma vez fico muito contente com a convocação para defender o Brasil. Desejo agora participar desta nova etapa da seleção brasileira visando à Copa de 2014, em nossa casa. Vou procurar trabalhar como sempre fiz e espero conquistar a confiança do Mano Menezes, nosso novo comandante. Desejo sorte a ele e tenho certeza de que estamos em boas mãos", disse Thiago Silva, que ainda está de férias no Rio de Janeiro.

Espanha

12 Julho 2010, Johannesburgo, África do Sul. A Espanha ganha a Copa do Mundo de 2010.

A 19ª edição da Copa do Mundo consagrou a Espanha como a mais nova campeã da competição. A Fúria, como é conhecida a seleção da Espanha, se juntou ao clube dos países vencedores de Mundiais formado por Brasil (5 vezes), Itália (4 vezes), Alemanha (3 vezes), Argentina e Uruguai (2 vezes), além de França e Inglaterra (1 vez). A Espanha conseguiu chegar ao título inédito somente na prorrogação do confronto com a Holanda. Na final de ontem, realizada em Johannesburgo, com mais de 90 mil pessoas, depois de um empate sem gol no tempo normal, o meia Iniesta marcou aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação.
O goleiro e capitão Casillas foi outro destaque da decisão, parando as várias tentativas de gol da seleção holandesa, e acabou sendo eleito o melhor goleiro da competição.
Surpreendentemente, o atacante uruguaio Forlán foi escolhido o melhor jogador da Copa. Normalmente, o eleito é um atleta participante da decisão. O Uruguay terminou em quarto lugar, após a derrota para a Alemanha por 3 a 2 no Sábado.
A final de ontem bateu um recorde: o árbitro inglês Webb distribuiu 13 cartões amarelos (oito para atletas da Holanda e cinco para atletas da Espanha) e um vermelho para o holandês Heitinga.
A cerimônia de despedida contou com a presença do maior ídolo sul-africano, o ex-presidente Nelson Mandela. No telão, uma mensagem em inglês fez referência à próxima edição da Copa do Mundo que será disputada no Brasil, em 2014: "Obrigado, África do Sul. Nós veremos no Brasil."

Kaká

2 Julho 2010. A derrota do Brasil de Dunga.

Nesta Sexta-feira a seleção brasileira foi eliminada do mundial 2010 de maneira melancólica após a derrota de virada para a Holanda, por 2 a 1. Caiu diante do primeiro adversário realmente perigoso que encontrou nos gramados sul-africanos.
O Brasil de Dunga sempre deu mais importância à solidez defensiva e aos contra-ataques como forma de chegar à vitória. O jogo bonito, criativo e ofensivo que tornou o Brasil uma potência do futebol mundial foram deixados de lado. Faltavam jogadores criativos e habilidosos.
Dunga foi derrotado por Felipe Melo, o atleta que ele escolheu para ser sua imagem e semelhança. Felipe Melo descontrolou-se mais uma vez e foi expulso no segundo tempo por pisar em Robben quando o Brasil já perdia por 2 a 1. Desde aquele momento, a reação tornou-se impossível.
Não é exagero dizer que o Brasil perdeu um jogo que estava praticamente ganho. O primeiro tempo da seleção foi perfeito, o melhor nesse Mundial. Bem posicionada em campo, ganhando as bolas no meio de campo, a equipe dominou a Holanda e fez 1 a 0 com Robinho. O Brasil poderia ter feito mais. O rival estava atônito, não acertava uma jogada. Mas o Brasil de Dunga nunca teve como estratégia agredir um adversário baleado para nocauteá-lo de vez. Sempre preferiu fechar-se na defesa para atrair a presa e então contra-atacá-la.
Tivesse optado pela agressividade, talvez os jogadores não precisassem chorar a eliminação. No segundo tempo, os rivais foram ao ataque. Sneijder passou a dominar o jogo e acabou sendo o responsável direto pela virada holandesa. Foi dele o cruzamento para a área que acabou no erro na saída do gol de Júlio Cesar e no toque atrapalhado de Felipe Melo contra a própria rede, aos 8 minutos. Foi dele o gol de cabeça, aos 23 minutos, após escanteio da direita.
Em desvantagem, a seleção mostrou descontrole em campo e nada fez para chegar ao empate. Dunga olhou para o banco e viu poucas opções. Não tinha convocado Ganso, Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Pato. Lá estava somente Kleberson como opção para arrumar o meio-campo!

Rosetti e Larrionda

29 Junho 2010. Árbitros envolvidos em erros nas oitavas-de-final do Mundial 2010 voltam para casa.

A FIFA divulgou nesta Terça-feira a lista dos 19 trios de arbitragem que estarão à disposição da entidade para os últimos oito jogos da Copa do Mundo da África do Sul. O uruguaio Jorge Larrionda, que não validou o gol de Lampard na derrota da Inglaterra para a Alemanha por 4 a 1, e o italiano Roberto Rosetti que esteve envolvido na polêmica do primeiro gol da Argentina na vitória sobre o México por 3 a 1 não aparecem na relação e estão fora do Mundial.
O uruguaio Larrionda (a direita na foto) ficou marcado por não validar o gol do inglês Lampard, que naquele momento seria o empate da Inglaterra na partida contra a Alemanha. A bola bateu no travessão e entrou 33 centímetros, mas o juiz não deu o gol. O jogo terminou 4 a 1 para os alemães e a Inglaterra foi eliminada da Copa do Mundo.
O italiano Rosetti (a esquerda na foto), na partida entre Argentina e México do último Domingo, validou o primeiro gol argentino na vitória por 3 a 1, que garantiu à Argentina a vaga nas quartas-de-final. No lance, o atacante Tevez cabeceou para o gol em posição irregular, mas Rosetti, auxiliado pelo bandeirinha Ayroldi, também italiano, validou o gol. Para piorar a situação, o telão do estádio mostrou, logo depois do gol, que o lance foi irregular.

Allegri

Milão, 26 Junho 2010. Allegri é o novo técnico do Milan.

O italiano Massimiliano Allegri foi anunciado ontem como novo técnico do Milan, sucedendo o brasileiro Leonardo, que deixou o comando da equipe após a última temporada.
Allegri, que dirigiu o Cagliari até o último mês de Abril, assinou contrato de dois anos de duração, informou a direção do clube. A sua apresentação oficial como novo técnico rubro-negro deverá ser feita no dia 20 de Julho.
Nos últimos dias, a imprensa italiana havia ventilado também nomes como os de Mauro Tassoti, Alessandro Costacurta e Giovanni Stroppa como cotados para dirigir o time milanês, embora o de Allegri tenha sido especulado com mais força. De fato, ele se reuniu em 22 de Maio com Silvio Berlusconi, dono do Milan, e com o vice-presidente do clube, Adriano Galliani, deixando uma "boa impressão" em ambos.
Alegri tem apenas 42 anos (nasceu em Livorno em 11 de Agosto de 1967) e ficou conhecido em 2008 quando levou o inexpressivo Sassuolo à promoção para a Série B através de um estilo de futebol ofensivo. Ele então foi tirado da obscuridade ao assumir o comando do Cagliari, onde continuou seu bom trabalho por duas temporadas até o dia 13 de Abril de 2010 quando foi demitido pelo Presidente do Cagliari, Massimo Cellino, após 9 partidas sem vitórias.

Cannavaro

25 Junho 2010. Imprensa italiana diz que a eliminação da Azzura foi vergonhosa.

A imprensa da Itália deu grande destaque à eliminação da Azzurra, ainda na primeira fase do Mundial, e responsabilizou o treinador Marcello Lippi.
A palavra "vergonha" é a mais utilizada nas capas dos jornais que chegaram nesta Sexta-feira às ruas do país. A imprensa afirma que a eliminação é uma das páginas mais tristes da história do futebol tetracampeão do mundo.
Por exemplo, a manchete do Corriere dello Sport é "Vergonha!" em letras enormes. Em suas páginas interiores, o diário esportivo destaca a opinião da maioria dos italianos: "Lippi, a culpa é só sua". Desde a Copa de 1974 a Itália não ficava fora de uma Copa do Mundo ainda na primeira fase. Desta vez, porém, a situação é ainda pior, já que a Azzurra nunca tinha saído de um Mundial sem vencer um jogo sequer. "É a página mais horrível e humilhante de nossa seleção", afirma o próprio Corriere dello Sport.
“A pior Itália da história está fora”, é o que destaca a capa da Gazzetta dello Sport, o jornal esportivo mais lido do país. O jornal afirma que desde o início da Copa, os torcedores questionaram as decisões do treinador, que não convocou jogadores como Cassano da Sampdoria e Balotelli da Inter.
"O Mundial da vergonha. A Itália volta para casa", destaca o jornal La Stampa, que afirma que a campanha foi a página mais negra do futebol italiano.
O jornal romano Il Messaggero fala que o time foi eliminado "sem honra". A publicação dedica um grande espaço à amargura, raiva e tristeza dos italianos que acompanharam a partida diante de telões instalados em vários pontos importantes do país.
Para o jornal La Repubblica a Copa se resume em "vergonha e lágrimas" para os italianos, e a eliminação na África do Sul é a "Waterloo azzurra".

Rosato

Domingo 20 Junho 2010. Faleceu o ex-zagueiro Roberto Rosato.

Neste Domingo a seleção italiana jogou, contra a Nova Zelândia, com a faixa preta no braço direito em sinal de luto pela morte de Roberto Rosato, ex-jogador da Azzurra e do Milan.
Rosato nasceu em Chieri, província de Turim, em 18 de Agosto de 1943. Cresceu nas categorias de base do Torino e com a camisa deste time estreou na Série A no dia 2 de Abril de 1961. O técnico do Milan, Nereo Rocco, notou o seu talento e o chamou para reforçar o Milan. Defendeu o time rubro-negro durante 7 temporadas, de 1966 até 1973. Após a experiência com o Milan, vestiu a camisa do Genoa, equipe com a qual concluiu a sua atividade.
Com o Milan, Rosato ganhou o Campeonato Italiano em 1968, a Champions League em 1969, o Mundial de Clubes em 1969, três vezes a Copa da Itália, em 1967, 1972 e 1973, e duas vezes a Copa das Copas, em 1968 e 1973.
Com a seleção italiana, Rosato foi campeão da Eurocopa em 1968 e vice-campeão mundial em 1970. Ele foi um dos heróis da dramática vitoria por 4 a 3 sobre a Alemanha, que garantiu a Azzurra na final contra o Brasil, em 1970, no Mundial no México.
Uma pequena curiosidade: Rosato nasceu no mesmo dia, mês e ano de outro campeão rubro-negro: Gianni Rivera.

Barcelona

2 Junho 2010. O Barcelona é o time que cedeu mais atletas ao Mundial da África do Sul.

Após a confirmação das listas finais dos convocados para o Mundial 2010, o Barcelona aparece com o maior número de jogadores:14 (Messi, Daniel Alves, Thierry Henry, etc.). Estes jogadores estão distribuídos entre seis seleções, inclusive a Espanha, time que conta com oito jogadores do time catalão.
Em segundo lugar vêm o Chelsea e o Liverpool com 13 jogadores. Completam a lista dos principais fornecedores, o Bayern de Munique (11 jogadores), o Real Madrid (10), o Arsenal (10) e a Inter (10).
O Milan forneceu 7 jogadores: Pirlo, Gattuso e Zambrotta à seleção italiana, Thiago Silva ao Brasil, Huntelaar à Holanda, Onyewu aos Estados Unidos e o jovem Adiyiah ao Ghana. Entre os times brasileiros, o Flamengo é quem forneceu mais jogadores: dois (Kleberson ao Brasil e Fierro ao Chile).
Se o levantamento for relacionado aos países onde os atletas atuam, resulta que a Inglaterra, país com o campeonato mais rico do mundo, forneceu ao Mundial 2010 o maior número de jogadores: 126.
Os outros quatro países no topo deste levantamento são a Alemanha (84), a Itália (79), a Espanha (61) e a França (44).

Inter

Madri, 22 Maio 2010. A Inter ganha a Champions League.

Com dois gols do argentino Milito, a Inter bateu o Bayern de Munique por 2 a 0 neste Sábado, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, e conquistou a Champions League após 45 anos de jejum. É a terceira vez que a Inter ganha este título, após as vitórias em 1964 e 1965.
Além disso, a Inter se consagrou como a primeira equipe italiana da história a conquistar a tríplice coroa: Campeonato Italiano, Copa da Itália e Champions League na mesma temporada.
Agora os times italianos totalizam 12 títulos de Champions League (Milan 7, Inter 3 e Juventus 2), igualando a soma dos títulos de clubes espanhóis (Real Madrid 9 e Barcelona 3). Os times da Inglaterra vêm logo a seguir, com 11 troféus (Liverpool 5, Manchester United 3, Nottingham Forest 2 e Aston villa 1).
A Inter jogou a maior parte da partida defensivamente, mostrou solidez na zaga, explorou muito bem os contra-ataques e abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo. O goleiro Julio César repôs a bola, que foi parar no campo de ataque. Milito tocou de cabeça para Sneijder e partiu para a área. O holandês devolveu para o argentino que, mais rápido do que os zagueiros, invadiu a área e bateu com categoria na saída do goleiro Butt (1 a 0).
O segundo gol da Inter foi marcado aos 25 minutos da etapa complementar. Em mais um contra-ataque fatal, Etoo deu lindo passe para Milito. O argentino deu um drible desconcertante em Van Buyten, entrou na área e bateu no canto esquerdo do goleiro (2 a 0). Este gol deu um banho de água fria no Bayern de Munique, que entregou os pontos.

Ronaldinho Gaúcho

19 Maio 2010. Ronaldinho não assistirá à Copa do Mundo.

O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho afirmou que não assistirá aos jogos da Copa do Mundo. O craque do Milan, apesar de declarar que torcerá pelo Brasil, disse que não irá acompanhar as partidas pela televisão.
"Eu vou torcer pelo Brasil, mas não vou assistir à Copa. Eu gosto de jogar, não de assistir", revelou Ronaldinho, em entrevista à Rádio Montecarlo.
O camisa 80 do Milan também elogiou os ex-jogadores Filippo Galli e Mauro Tassotti, ambos cotados para assumir a equipe juntos, no lugar de Leonardo.
"Eles conhecem muito bem o Milan, estão no clube há muito tempo. Agora eles têm a oportunidade e têm tudo para se saírem muito bem", lembrou Ronaldinho.
Por fim, Ronaldinho voltou a afirmar que ainda não sabe se continuará no Milan na próxima temporada. "Nem eu conheço o meu futuro. É uma pergunta que não tem resposta".

Leonardo

Milão, 14 Maio 2010. Leonardo anuncia saída do Milan.

O técnico do Milan, o brasileiro Leonardo, anunciou oficialmente que deixará o comando do time após um acordo comum com a direção do clube. O anuncio foi feito nesta Sexta-feira em uma entrevista coletiva, ao lado do vice-presidente Adriano Galliani.
Leonardo apenas confirmou o que toda a Itália já sabia, que ele não continuaria à frente da equipe após o fim desta temporada.
"Nós estamos aqui juntos para anunciar a separação por consenso mútuo, de maneira calma e serena, como foi minha relação com o clube por muitos anos. Não há surpresas, tudo é muito claro, como sempre foi", disse Leonardo.
"Nós chegamos ao fim. O objetivo de classificar o time para a Champions League da próxima temporada foi alcançado. Isto era muito importante para mim. Esta manhã nós decidimos tornar a decisão oficial", completou o brasileiro.
A imprensa italiana aposta que Leonardo será o substituto de Dunga na seleção brasileira.

Thiago Silva

12 Maio 2010. O milanista Thiago Silva é convocado para a Copa do Mundo na África do Sul.

Thiago Silva disputará sua primeira Copa do Mundo. Ontem, ao saber que estava na lista dos 23 nomes de Dunga para a disputa do torneio, o zagueiro do Milan revelou que ficou emocionado com a notícia da convocação.
"Foi uma gritaria aqui em casa. Eu estava nervoso, mas muito confiante. Realizei um sonho de criança. Vi a Copa de 1994 pela televisão e sempre torcia por Romário e Bebeto, e agora estarei em uma Copa. Assisti ao vivo a convocação pela televisão e fiquei esperando a minha foto aparecer na tela. E, graças a Deus, o meu nome foi lembrado", disse emocionado o zagueiro.
Thiago Silva, que passa por um grande momento no Milan, sabe que a zaga do Brasil que começará o torneio será formada por Lúcio e Juan, mas acredita que terá chance durante a Copa.
"O importante é ficar no grupo. Sei que é muito complicado, pois Lúcio e Juan serão os titulares, mas eu e Luisão temos condições também. Agora é trabalhar forte e conquistar o hexacampeonato para o Brasil", disse.

Dunga

Rio de Janeiro, 11 Maio 2010. Os 23 convocados de Dunga.

A Copa do Mundo começou nesta Terça-feira para a seleção brasileira. E sem muitas surpresas. Dunga não cedeu à pressão de parte da torcida e deixou os santistas Neymar e Ganso fora da lista dos 23 jogadores que irão à África do Sul buscar o hexa. Ronaldinho Gaúcho e Pato do Milan também estão fora.
Outra novidade foi a ausência de Adriano, que não atravessa boa fase no Flamengo. No seu lugar foi chamado o atacante Grafite, do Wolfsburg da Alemanha, que só atuou duas vezes com a camisa amarelinha. A lista completa dos convocados é a seguinte:
Goleiros: Julio César (Inter), Gomes (Tottenham), Doni (Roma).
Laterais: Maicon (Inter), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro).
Zagueiros: Lúcio (Inter), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan).
Meio-campistas: Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo).
Atacantes: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg).

Leonardo

30 Abril 2010. Leonardo admite que o seu relacionamento com Berlusconi é difícil.

Um dia após o presidente do Milan, Silvio Berlusconi, anunciar que o técnico Leonardo não continuará à frente da equipe na próxima temporada, o brasileiro admitiu nesta Sexta-feira que a sua relação com o magnata e primeiro-ministro italiano não é das melhores.
Nesta temporada o Milan fracassou na Champions League e agora está também fora da briga pelo título nacional. Tudo isto levou Berlusconi a contestar publicamente o trabalho de Leonardo.
"Não sei o que disse Berlusconi, mas não posso negar que nossa relação é difícil. Somos muito diferentes, temos visões muito diferentes. É uma incompatibilidade em relação aos nossos estilos e modos de ser. Cada um tem seu próprio jeito. Acho que sou mesmo cabeça dura, tenho minhas convicções e acredito muito nelas, com paixão", disse Leonardo.
Leonardo também negou que já tenha recebido convites para voltar a trabalhar no Brasil. "Nunca falei sobre futuro porque nunca considerei que era o momento certo para isso. Posso dizer que nunca falei com ninguém do Flamengo, da seleção brasileira, do comitê de organização da Copa de 2014. Não tenho nenhuma proposta oficial de ninguém e, sinceramente, não penso nisso", concluiu.

Leonardo

29 Abril 2010. Berlusconi confirma saída de Leonardo do Milan.

Silvio Berlusconi, dono do Milan, já começou a faxina para a próxima temporada. E, quando o time não anda bem em campo, a primeira mudança sempre ocorre na comissão técnica. Em entrevista nesta Quinta-feira ao jornal italiano Corriere dello Sport, Berlusconi confirmou que o brasileiro Leonardo não continuará no clube.
"Sim, ele vai sair. Estamos trabalhando para contratar um novo treinador", disse Berlusconi. Perguntado sobre o novo nome, Berlusconi informou que o clube está negociando.
Insatisfeito com Leonardo, o dirigente chamou o técnico brasileiro de cabeça dura. "Leonardo foi muito cabeça dura, e o time jogou mal nesta temporada", completou.
Porém, Leonardo ainda comandará o time na reta final do Campeonato Italiano. Segundo o jornal italiano, o destino do treinador pode ser a seleção brasileira depois do Mundial na África do Sul. Leonardo pode também participar do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014.

Leonardo

Milão, 14 Abril 2010. Imprensa italiana diz que Leonardo deixará o Milan.

A imprensa italiana voltou a especular nesta Quarta-feira a saída de Leonardo do Milan ao final da atual temporada. Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, o vice-presidente Galliani não deve manter Leonardo, promovendo Mauro Tassotti, atual auxiliar-técnico, ao cargo de treinador principal.
Outra novidade que deve ocorrer é o retorno do ídolo Paolo Maldini, aposentado desde Maio do ano passado. O ex-zagueiro, que chegou a ser convidado para retornar aos gramados ainda nesta temporada, deverá assumir um cargo de diretor no Milan.
Ainda segundo o jornal, Leonardo estaria cotado para assumir o lugar de Dunga na seleção brasileira após o Mundial na África do Sul, ou para ser um "supermanager", cuidando da organização da Copa do Mundo de 2014.
Leonardo tem contrato com o Milan até o fim da temporada 2010/11, mas poderia antecipar sua saída por vários motivos. Conforme aponta o Corriere dello Sport, ele não estaria contente no Milan devido à modesta política de contratações e estaria desgastado pelas declarações polêmicas do presidente do clube, Silvio Berlusconi.

Baresi

São Paulo, 2 Abril 2010. Franco Baresi está no Brasil como embaixador dos Milan Junior Camps.

Em toda sua carreira, Franco Baresi só vestiu duas camisas: do Milan e da seleção italiana. Nestes dias ele está no Brasil como embaixador dos Milan Junior Camps, as colônias de férias temáticas, para crianças de 8 a 13 anos, que serão realizadas em dez cidades brasileiras: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Manaus. No encerramento, serão sorteadas viagens para Milão, onde os vencedores assistirão a um jogo do Milan no estádio San Siro. O Brasil só fica atrás da Itália no número de jovens envolvidos neste projeto realizado em 42 países.
Os Milan Junior Camps acontecem no Brasil desde 2005 e até hoje mais de cinco mil crianças participaram destas colônias de férias.
"Entendo que a contratação de tantos jogadores brasileiros na equipe principal do Milan faça crescer sempre as atenções, no Brasil, para o nosso clube. Atualmente, o Milan tem Dida, Thiago Silva, Ronaldinho Gaúcho, Alexandre Pato e Mancini como jogadores brasileiros no elenco, além do técnico Leonardo", analisou Baresi.

Pato

Milão, 1° Abril 2010. Pato deve voltar aos gramados somente no começo de Maio.

O Milan sentiu falta do atacante Alexandre Pato no empate em 1 a 1 com a Lazio, no último Domingo, e ainda vai continuar sofrendo. De acordo com o vice-presidente Galliani, o brasileiro voltará somente para a disputa dos últimos jogos. "Pato estará de volta para os dois ou três jogos finais do Campeonato Italiano", disse o dirigente.
O jogador, revelado no Internacional de Porto Alegre, sofreu uma lesão de primeiro grau no bíceps femoral da coxa direita, no último dia 21 de Março, no empate em 1 a 1 com o Napoli.
Caso as palavras do Galliani sejam confirmadas, Pato somente deverá voltar à equipe contra a Fiorentina, em 2 de Maio, pela 36ª rodada (faltando três para o final).
O mesmo Pato mandou um recado à torcida do Milan. Negando ter um problema mais grave, ele adiantou que voltará logo para ajudar a equipe na reta final do Campeonato Italiano. "Espero poder contribuir no final da temporada, mas, por enquanto, só quero me recuperar e poder jogar sem sentir dores", disse o atacante em entrevista a uma rede de televisão.

Kaká

26 Março 2010. Real Madrid estaria disposto a trocar Kaká por Alexandre Pato, diz jornal espanhol.

O mau rendimento de Kaká no Real Madrid vem enchendo as páginas dos jornais espanhóis e italianos de especulações sobre uma possível saída do jogador. A última vem da Catalunha. De acordo com o jornal "Sport", o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, estaria disposto a fazer um troca-troca com o Milan, devolvendo Kaká e recebendo o atacante Alexandre Pato. A negociação seria realizada na próxima janela de transferências do mercado europeu, em Junho.
No entanto, a assessoria de imprensa de Kaká negou que a transação ocorra e confirmou que o jogador seguirá no Real Madrid.
Kaká foi comprado junto ao clube rubro-negro no início da atual temporada por 65 milhões de euros, terceira contratação mais cara da história do futebol mundial, apenas atrás das transações envolvendo Zidane (75 milhões de euros) e Cristiano Ronaldo (90 milhões de euros).

Kaká

24 Março 2010. Jornal espanhol flagra Kaká gravando comercial e ironiza lesão do jogador.

Contratado pelo Real Madrid por 65 milhões de euros, Kaká chegou à Espanha para ser uma das grandes estrelas da equipe, mas está vivendo um momento complicado. Apesar de estar oficialmente fora dos treinos para se recuperar de uma lesão muscular, o jogador foi flagrado pelo jornal espanhol "Mundo Deportivo" gravando um comercial e acabou se envolvendo em nova confusão.
Segundo a reportagem publicada nesta Quarta-feira, "Kaká não mostrou qualquer problema em correr durante duas horas em um campo de rúgbi para gravar um comercial, mesmo com o Real Madrid tendo divulgado, horas antes, um comunicado confirmando a lesão muscular em sua perna esquerda".
O jornal lembrou que Kaká foi vaiado copiosamente pela torcida ao ser substituído no jogo contra o Lyon, que decretou nova eliminação do Real Madrid na Champions League. Mesmo assim, Kaká contou com a anuência dos dirigentes do Real para "escapar" e gravar nova campanha publicitária.
O assessor do jogador, Diogo Kotscho, afirmou que o Real Madrid tem conhecimento de todos os comerciais de que Kaká participa. "O Real é dono de 50% dos direitos de imagem do Kaká. Então, tudo que o Kaká faz não tem somente a permissão do Real, mas também a participação do time na decisão", disse.

Balotelli

22 Março 2010. O interista Balotelli veste a camisa do Milan !

A paciência do treinador da Inter, José Mourinho, com o jovem atacante Mario Balotelli parece ter chegado ao fim. Pela quinta partida consecutiva, o técnico não relacionou o atleta para uma partida do Campeonato Italiano.
Fora dos planos de Mourinho, Balotelli acabou se complicando ainda mais nesta Segunda-feira. Isso porque o atacante de 19 anos aceitou o desafio lançado por um programa humorístico italiano, chamado "Striscia la notizia", e, entre sorrisos, vestiu a camisa... do Milan.
Mourinho não comentou o caso, mas para a vaga destinada a Balotelli chamou o português Quaresma, dando claros sinais de que não pretende contar mais com o jogador.
Quem gostou da polêmica foi o primeiro ministro da Itália e dono do Milan, Silvio Berlusconi. Ele entende que o jovem jogador é uma dor de cabeça permanente para o treinador José Mourinho, e que ele tem perfil para jogar no seu clube, que persegue a Inter na classificação do campeonato Italiano.
“Balotelli tem um rosto simpático, um rosto rubro-negro. Se jogará um dia no Milan? Isso não sei, é uma pergunta que não me deve ser colocada”, comentou Berlusconi.

Beckham

15 Março 2010. Beckham rompe o tendão de Aquiles e está fora da Copa do Mundo.

David Beckham está fora da Copa do Mundo de 2010. O meia machucou-se sozinho ontem, no jogo em que o Milan venceu o Chievo por 1 a 0, e será operado hoje. Conforme informou o técnico do Milan, Beckham rompeu o tendão de Aquiles.
Galliani, vice-presidente do Milan, deu mais detalhes sobre o problema: "Nos casos de ruptura do tendão de Aquiles são necessários pelo menos seis meses para voltar a jogar, portanto ele está fora da Copa do Mundo".
Beckham foi emprestado pelo Los Angeles Galaxy ao Milan, justamente para que o astro pudesse atuar em alto nível e integrar a lista do técnico da Inglaterra, Fabio Capello, para a Copa do Mundo.
Beckham seguiu nesta segunda-feira para a Finlândia, onde passou por uma bem-sucedida cirurgia no tendão de Aquiles de sua perna esquerda. A operação foi realizada na cidade de Turku pelo médico Sakari Orava. Considerado um dos melhores especialistas do mundo em lesões musculares e de ligamentos, Orava disse à imprensa local que o tendão de Aquiles de Beckham estava totalmente rompido, por isso foram necessários 50 minutos para finalizar a operação.

Berlusconi

11 Março 2010. Berlusconi desligou a TV no intervalo do jogo entre Manchester United e Milan.

O primeiro-ministro da Itália e dono do Milan, Silvio Berlusconi, apostava na "magia" de Ronaldinho Gaúcho para que o clube revertesse a derrota de 2 a 3 que sofreu para o Manchester United no jogo de ida das oitavas-de-final da Champions League.
"Ronaldinho é capaz de fazer a diferença com sua magia", teria disto Berlusconi a um jornal italiano. "A nossa equipe conseguirá um resultado vantajoso no jogo de amanhã em Manchester. Será preciso um Milan endiabrado, no qual todos se entusiasmem sem a mínima distração até o último segundo. O Milan não teme nenhuma equipe do mundo, nem sequer o Manchester. São os outros que têm que ter medo de nós".
Mas o Milan não satisfez o pedido do presidente Berlusconi que, parece, ficou chateado com a humilhante derrota de ontem por 4 a 0. De acordo com a imprensa italiana, ele teria demonstrado sua insatisfação com o desempenho do time. Teria desligado a televisão no intervalo do jogo e teria ido dormir. Àquela altura, o Milan perdia por 1 a 0 e precisava fazer três gols (sem levar nenhum) para eliminar no Manchester United. Sorte de Berlusconi, que não viu o Milan levar mais três gols!

Seedorf Pato Ronaldinho

Milão, 16 Fevereiro 2010. Ronaldinho Gaúcho e Pato dão a última cartada para ir ao Mundial na África do Sul.

A partida de hoje contra o Manchester United, pelas Oitavas-de-final da Champions League, no Estádio San Siro, em Milão, às 17:45 horas de Brasília, é uma das últimas oportunidades para Ronaldinho Gaúcho e Pato encher os olhos do treinador Dunga e manter vivo o sonho de disputar o Mundial na África do Sul.
Ronaldinho foi decisivo na vitória do Milan sobre a Udinese na Sexta-feira, por 3 a 2, pelo Campeonato Italiano. Mesmo sem marcar, deu passe para os três gols da equipe milanista.
Do sucesso na Champions League também depende a sequência do trabalho do técnico Leonardo no Milan. No Campeonato Italiano, a chance de levantar o troféu é remota. Por isso, fazer bonito em uma competição internacional como a Champions League é fundamental.
No duelo de hoje entre dois times que detêm nada menos que dez títulos europeus (sete do Milan e três do Manchester United) há ainda a presença de David Beckham contra o clube que o revelou para o mundo. O meia prometeu que não comemorará caso balance as redes e revelou a um jornal inglês que obviamente ficará emocionado ao entrar em campo.
Para o jogo de hoje, Leonardo convocou o exército brasileiro formado por Dida, Thiago Silva, Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato.
"Quero muito jogar bem. Vi todos os jogos do Manchester United e gostaria de marcar um gol, porque será uma partida especial", afirmou o garoto Alexandre Pato, 20 anos, que não atuava há quase dois meses por causa de um problema muscular e que voltou ao time marcando um gol no final de semana.
Assim como o companheiro Ronaldinho Gaúcho, Pato ainda alimenta o sonho de jogar a Copa da África do Sul. "Ronaldinho e eu estamos aqui para trabalhar pelo Milan. Uma possível convocação para a seleção depende do trabalho que desenvolvemos aqui. Pessoalmente, quero fazer o meu melhor e vencer tudo pelo Milan, mas quero também voltar para a seleção. Isto foi sempre um objetivo meu".

Fly Emirates

5 Fevereiro 2010. De acordo com jornal italiano, o Milan teria acertado patrocínio com empresa árabe.

O Milan teria assinado um contrato de patrocínio de 60 milhões de euros com a Fly Emirates, empresa de transporte aéreo comandada pelo xeque Ahmed bin Sae-ed Al Maktoum, aumentando a especulação de que os árabes um dia comprariam o clube. As informações são do jornal italiano "Corriere dello Sport".
De acordo com o jornal, Al Maktoum pagaria 15 milhões de euros por ano até 2014, para transformar a Fly Emirates na principal patrocinadora do Milan neste período, substituindo a empresa de apostas Bwin que paga ao Milan somente(!) 10 milhões de euros por temporada.
O xeque Al Maktoum usaria o acordo como primeiro passo para cativar Silvio Berlusconi, atual dono do Milan. Futuramente, o árabe usaria a boa relação para convencer o italiano a negociar pelo menos 40 por cento das ações do clube. No meio do ano passado a imprensa italiana especulou sobre tal possibilidade, mas Berlusconi negou.
A diretoria do Milan pretenderia utilizar boa parte da verba do acordo para investir em reforços. Os primeiros 15 milhões de euros, relativos ao primeiro ano do acordo, seriam oferecidos ao clube alemão Wolfsburg na intenção de comprar o atacante Dzeko, antigo sonho rubro-negro.

Ronaldinho Gaúcho

Milão, 4 Fevereiro 2010. Ronaldinho Gaúcho é alvo de nova polêmica.

Ontem, o jornal italiano Corriere della Sera informou que Ronaldinho Gaúcho organizou uma super-festa por três noites consecutivas, antes do clássico contra a Inter, num dos hotéis mais conhecidos da cidade de Milão. A suíte custou 75 mil euros. O jornal disse ainda que Ronaldinho deixou o hotel na manhã do Sábado - um dia antes do dérbi - e foi direto a Milanello, local do centro de treinamento do clube, para se juntar aos companheiros.
O jogador foi mal naquela partida, vencida pela Inter com o placar de 2 a 0. Desperdiçou até um pênalti, defendido por Júlio César.
Hoje, por intermédio do seu site oficial, o craque do Milan confirmou que se hospedou mesmo em um hotel de Milão, mas negou com veemência a informação de que teria gasto 75 mil euros na suposta farra. A seguir a declaração de Ronaldinho:
"Desde ontem, circula nos veículos de comunicação que eu teria feito uma mega-festa nos dias que antecederam o clássico Inter x Milan e, embora seja verdade que estive hospedado num hotel de Milão, não é correto que organizei uma festa e muito menos os detalhes que comentam. Tenho trabalhado muito nos últimos meses, correndo atrás dos meus objetivos pessoais e dos objetivos do Milan. Parece-me injusto que estejam usando imagens muito antigas, e o fato de que admiti gostar de música, para explicar um mau resultado e criar histórias a meu respeito. Estou muito envolvido no projeto do Milan e trabalhando muito para dar o meu melhor, mesmo que nem sempre os resultados sejam positivos".

Mancini

Milão, 2 Fevereiro 2010. O Milan contrata o brasileiro Mancini.

O meia-atacante Mancini continuará em Milão, mas com uma nova camisa. O brasileiro, que não estava sendo aproveitado pelo treinador da Inter, foi emprestado ao arquirrival Milan até o final desta temporada.
A negociação foi confirmada pelo vice-presidente do clube rubro-negro, Galliani. O dirigente confirmou também que Jankulovski ficará no Milan e não será envolvido na negociação, como chegou a ser especulado pela imprensa italiana.
Mancini fez apenas seis jogos pela Inter no atual Campeonato Italiano. Na Champions League, entrou em campo apenas uma vez.
Galliani comemorou a contratação. "Estou muito contente por termos feito esse negócio. Mancini é o jogador que nós precisávamos. Foi um reforço pedido pelo técnico (Leonardo), que desejava um jogador de características ofensivas", afirmou Galliani que deixou claro que Mancini não tem vaga assegurada no time. "Nós sabemos que Mancini é um jogador importante e acreditamos no seu valor, mas será no campo que ele mostrará que tem condições de ser titular".
Mancini falou hoje pela primeira vez como jogador do Milan. "Estou satisfeito por estar aqui. Vejo uma diferente atmosfera em Milanello (centro de treinamento do Milan) e me sinto como um garoto com um grande desejo de jogar. O ano passado foi muito difícil para mim, mas eu quero esquecer o que passou e me recuperar aqui", disse, em sua apresentação.

Ronaldinho Gaúcho

18 Janeiro 2010. Ronaldinho revive os anos dourados do Barcelona.

Ronaldinho Gaúcho foi o dono da festa na goleada do Milan sobre o lanterna Siena por 4 a 0, ontem, em Milão. Além de marcar três gols, o meia-atacante teve atuação de gala, que chegou a lembrar as melhores exibições dos tempos dourados de Barcelona, quando foi eleito o melhor jogador do mundo por duas vezes (em 2004 e 2005).
Como fazia com a camisa do Barcelona anos atrás, ontem driblou os adversários com a velha confiança, deu arrancadas em direção ao gol adversário e ainda fez lançamentos milimétricos para os companheiros, deixando impotentes os zagueiros do Siena.
Ronaldinho começou a dar o seu show particular aos 12 minutos de jogo, quando marcou, de pênalti, o primeiro gol do Milan. Borrielo aumentou aos 28 minutos, encerrando o placar do primeiro tempo. Na segunda etapa, o brasileiro marcou mais duas vezes. Aos 27 minutos, fez 3 a 0, de cabeça, que não é sua característica, e, aos 44 minutos, coroou a bela atuação com um invejável chute de fora da área.
"Ronaldinho está tendo uma grande temporada, atuando com confiança e marcando gols", explicou o técnico Leonardo.
Os jornais italianos de hoje manifestaram admiração. O La Repubblica destacou o último gol marcado pelo brasileiro, classificando o chute como uma "magia de fora da área". O Corriere Dello Sport preferiu dar destaque aos três gols, dizendo que o jogador continua a entusiasmar com a camisa do Milan, que venceu oito dos últimos nove jogos pelo Campeonato Italiano. Já o La Gazzetta Dello Sport expressou seu entusiasmo com a manchete: "Dinho três. Que Milan!".
(Extraído do jornal O Estado de São Paulo)

Ronaldinho Gaúcho

12 Janeiro 2010. Ronaldinho Gaúcho melhora o seu desempenho e espera ser convocado para a Copa do Mundo.

Fazia tempo que Ronaldinho Gaúcho não era tão importante para um time como é agora para o Milan. E também fazia tempo que não era tão feliz. Para completar o bom momento, o prêmio que ele espera é a convocação para a Copa do Mundo. Seu futebol melhorou muito depois que Leonardo assumiu o comando do time. Nesta temporada já balançou a rede 8 vezes e deu 7 assistências. É o vice-artilheiro da equipe (Pato tem 9 gols), e no último Domingo decidiu o clássico com a Juventus marcando 2 gols. Ronaldinho tem ótimo relacionamento com o treinador, é paparicado pela diretoria e é muito querido pelos companheiros que o adoram porque trata todos da mesma maneira, sempre com muito bom humor.
Ele mora com a irmã e o cunhado a poucos quilômetros de Milanello (o Centro de Treinamento do clube), num vilarejo de menos de mil habitantes. Lá o craque leva "vida normal". Ele vai ao supermercado, anda de bicicleta pelas ruas, se dá bem com todo mundo. Para saciar a sede de diversão, recebe amigos em casa ou vai dançar num bar brasileiro em Milão. E vai sem medo ao local, porque a comissão técnica e os dirigentes sabem disso. Enquanto não chegar atrasado a um treino e estiver bem fisicamente, ninguém vai recriminá-lo.
"Faço tudo o que gosto de fazer, sem me exceder", costuma dizer. Domingo, por exemplo, teve permissão para não voltar a Milão. Ficou em Turim para festejar o aniversário do irmão, jantou numa churrascaria e depois ficou até às 3:30 hs num bar brasileiro com música ao vivo. Mas às 11:00 hs da Segunda-feira já estava em Milanello para treinar.
(Extraído do jornal O Estado de São Paulo)

Cabinda

10 Janeiro 2010. Ônibus da seleção do Togo é metralhado ao chegar em Angola para disputar a Copa Africana de Nações.

O ônibus que transportava a seleção do Togo, que tem entre as suas estrelas o atacante Adebayor, do Manchester City, foi atacado na última Sexta-feira com disparos de metralhadora na província de Cabinda, em Angola, onde será disputada a Copa Africana de Nações. Dois jogadores, o goleiro Obilalé e o defensor Akakpo, saíram baleados. Integrantes da comissão técnica também foram feridos e o motorista do veículo morreu.
Neste Domingo, um assessor de imprensa e um auxiliar-técnico não resistiram aos ferimentos do atentado e faleceram, elevando para três o número total de mortes.
A poucas horas do início da competição, o governo do Togo exigiu que a seleção abandonasse imediatamente a competição. O primeiro-ministro togolês Houngbo afirmou que os jogadores ainda estavam em estado de choque. Por causa da falta de segurança, o avião presidencial foi enviado para Angola para levar a delegação de volta a Lomé, capital do Togo.
Cabinda é uma das 18 províncias da Angola, mas não faz fronteira com o restante de Angola. O local fica entre a República Democrática do Congo (ex-Zaire) e a República do Congo. A região é rica em petróleo e é assolada por um conflito separatista desde a independência angolana, em 1975.
Segundo o Jornal Digital, de Angola, a resistência de Cabinda, denominada FLEC (Frente de Libertação do Estado de Cabinda), já havia alertado em diversas ocasiões que poderia haver falta de segurança para as equipes que se deslocassem a Cabinda durante o torneio.

Voltar para a Página Principal

Veja também as Notícias de Futebol de 2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012, 2011, 2010, 2009, 2008, 2007, 2006, 2005 e 2004.

logotipo do Milan
Valid XHTML 1.1!   Valid CSS!