12ª rodada, Sábado 9 Novembro 2024, CAGLIARI 3 X 3 MILAN
Marcadores: Zortea aos 2 pt, Leão aos 15 pt e aos 40 pt, Zappa aos 8 st, Abraham aos 23 st e Zappa aos 44 st.
.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal (Tomori), Thiaw, Pavlović, Theo Hernandez
Fofana, Reijnders
Chukwueze (Loftus-Cheek), Pulisic (Musah), Leão (Okafor)
Camarda (Abraham)
11ª rodada, Sábado 2 Novembro 2024, MONZA 0 X 1 MILAN
Marcador: Reijnders aos 43 pt.
Apesar do favoritismo do Milan, era o Monza quem estava jogando melhor no primeiro tempo:
- aos 7 pt, Mota marcou o gol do 1 a 0 mas o juiz Feliciani não convalidou porque Theo Hernandez tinha sofrido uma falta no início da ação (os jogadores do Monza reclamaram muito);
- aos 28 pt, Maignan fez uma defesa milagrosa após cabeceada de Pedro Pereira;
- aos 30 pt, Daniel Maldini acertou o poste à direita de Maignan (talvez havia um impedimento e o gol não seria convalidado).
Mas foi o Milan quem conseguiu abrir o placar um pouco antes do intervalo. Pulisic avançou pela direita e cruzou na grande área. Morata cabeceou, a bola bateu em Izzo e sobrou para Reijnders que de cabeça mandou para o fundo da rede (0 a 1).
Na segunda etapa o Monza mostrou cansaço e o Milan segurou a vitória sem problemas. O Milan, com um jogo a menos, subiu para o 7º lugar e está a 5 pontos de Atalanta, Fiorentina e Lazio que ocupam o 3º lugar.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Terracciano (Calabria), Thiaw, Pavlović, Theo Hernandez
Fofana, Reijnders
Chukwueze (Loftus-Cheek), Pulisic (Musah), Okafor (Leão)
Morata
10ª rodada, Terça-feira 29 Outubro 2024, MILAN 0 X 2 NAPOLI
Marcadores: Lukaku aos 5 pt e Kvaratskhelia aos 43 pt.
O Milan jogou com muitos desfalques: Florenzi, Bennacer, Gabbia, Abraham, e Jović lesionados. Theo Hernandez e Reijders suspensos. Também Pulisic teve que partir do banco porque tinha tido uma gastroenterite. Embutido de reservas, o Milan segurou a pressão do líder Napoli somente por cinco minutos, quando o atacante belga Lukaku abriu o placar superando na corrida os defensores centrais rubro-negros Pavlovic e Thiaw (0 a 1).
Pouco antes do intervalo, o Napoli deixou a situação ainda mais tranquila com um gol do georgiano Kvaratskhelia, cujo chute certeiro surpreendeu o goleiro do Milan e da seleção francesa Maignan (0 a 2).
No início do segundo tempo o Milan chegou a marcar com Morata, mas o VAR anulou por impedimento. Após esta derrota o Milan ocupa a 8ª posição na classificação, embora esteja com um jogo a menos dado que o jogo contra o Bologna, no último fim de semana, foi adiado devido às péssimas condições meteorológicas.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal (Pulisic), Thiaw, Pavlović, Terracciano
Musah, Fofana
Chukwueze, Loftus-Cheek (Camarda), Okafor (Leão)
Morata
9ª rodada, Sábado 26 Outubro 2024, BOLOGNA X MILAN (Jogo adiado)
8ª rodada, Sábado 19 Outubro 2024, MILAN 1 X 0 UDINESE
Marcador: Chukwueze aos 13 pt.
O Milan estava dominando o jogo desde os primeiros minutos e tinha passado em vantagem aos 13 minutos com Chukwueze após assistência de Pulisic. Mas tudo mudou aos 29 minutos quando Reijnders colidiu com Lovric para impedir um contra-ataque e recebeu o vermelho direto deixando o Milan em inferioridade numérica por mais de uma hora. A decisão do árbitro Chiffi foi considerada muito severa pela maioria dos jornalistas esportivos.
Apesar da desvantagem numérica, o Milan se defendeu com ordem e resistiu até o fim. Por duas vezes foi salvado pelo VAR:
- aos 44 minutos do primeiro tempo, Ehizibue superou Maignan de cabeça para empatar a partida. Mas o VAR interveio e o gol foi anulado por impedimento.
- aos 49 minutos do segundo tempo, Kabasele empatou, mas o VAR interveio novamente e após quatro minutos de revisão das imagens anulou o gol por um impedimento milimétrico.
Após esta vitória muito suada o Milan voltou à zona Champions League, na 4ª posição com 14 pontos.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal, Thiaw, Pavlović, Terracciano
Fofana, Reijnders
Chukwueze (Tomori), Pulisic, Okafor (Musah)
Morata (Abraham e depois Loftus-Cheek)
7ª rodada, Domingo 6 Outubro 2024, FIORENTINA 2 X 1 MILAN
Marcadores: Adli aos 35 pt, Pulisic aos 15 st e Gudmundsson aos 28 st.
O Milan foi derrotado pela Fiorentina pelo placar de 2 a 1 e caiu para a 6ª posição na classificação, fora da zona Champions League.
Após o goleiro Maignan defender um pênalti cobrado por Kean, a Fiorentina passou em vantagem aos 35 minutos do primeiro tempo graças à infalível "Lei do Ex": o volante francês Yacine Adli, emprestado pelo Milan à Fiorentina, fez bonita jogada individual, passou por vários marcadores milanistas e finalizou no canto de Maignan, atrapalhado pela grande quantidade de jogadores à sua frente (1 a 0).
Aos 46 minutos, o árbitro Pairetto marcou pênalti para o Milan após empurrão na área. Theo Hernandez foi para a bola, mas parou no icônico goleiro da Fiorentina David De Gea, de 33 anos, que fez grande defesa e garantiu a vantagem do seu time.
E o goleiro De Gea não quis parar por aí. Aos 11 minutos da segunda etapa foi a vez de Kean cometer um pênalti assinalado pelo juiz. Desta vez, foi Abraham que foi para a bola e De Gea, mais uma vez, defendeu a segunda cobrança na mesma partida. (Neste ano, o Milan já tinha perdido dois pênaltis no mesmo jogo. Tinha sido no dia 27 de Janeiro de 2024 quando seja Giroud seja Theo Hernandez erraram um pênalti na partida Milan 2 X 2 Bologna).
Após dois pênaltis desperdiçados, o Milan conseguiu, enfim, chegar ao seu gol com Pulisic aos 15 minutos. O norte-americano empatou o jogo após cruzamento de Theo Hernandez (1 a 1).
Mas não demorou muito para a Fiorentina voltar a ficar em vantagem. Aos 28 minutos, o goleiro De Gea fez um longo lançamento, Kean ajeitou para Gudmundsson que bateu rasteiro para o gol (2 a 1).
Theo Hernández ainda foi expulso por reclamação após o apito final e, por ser o capitão do time, receberá 2 turnos de suspensão.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal, Gabbia, Tomori, Theo Hernandez
Fofana, Reijnders
Pulisic (Chukwueze), Morata, Leão (Okafor)
Abraham
6ª rodada, Sexta-feira 27 Setembro 2024, MILAN 3 X 0 LECCE
Marcadores: Morata aos 38 pt, Theo Hernandez aos 41 pt e Pulisic aos 43 pt.
Embalado pela vitória no derby, o Milan não precisou mais do que 45 minutos para emplacar a terceira vitória seguida. O Milan foi dominante e não deu muitas oportunidades para o Lecce.
Ainda assim, o primeiro gol demorou a sair no estádio San Siro. Aos 38 minutos, após cobrança de falta de Theo Hernandez pela esquerda, Morata foi no terceiro andar e cabeceou para as redes.
Três minutos depois, Rafael Leão esticou linda bola para Theo Hernandez que invadiu a área com liberdade e fuzilou na saída do goleiro.
E não parou por aí. Ainda antes do intervalo, Pulisic pegou um rebote do goleiro após chute de Abraham e marcou o terceiro: 3 a 0.
Na volta para o segundo tempo, como era de se esperar, o Milan diminuiu a intensidade e passou a trocar passes com mais cautela, visando administrar a vantagem até o apito final. A única nota negativa foi a expulsão do jovem Bartesaghi que acabara de substituir Theo Hernandez.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal, Gabbia, Tomori, Theo Hernandez (Bartesaghi)
Reijnders, Fofana (Musah)
Pulisic (Chukwueze), Morata (Loftus-Cheek), Leão
Abraham (Jović),
5ª rodada, Domingo 22 Setembro 2024, INTER 1 X 2 MILAN
Marcadores: Pulisic aos 10 pt, Dimarco aos 28 pt e Gabbia aos 44 st.
Todos acreditavam que a Inter derrotaria facilmente o Milan, muito provavelmente com uma goleada, porque:
- a Inter tinha ganho os 6 últimos dérbis,
- o Milan tinha iniciado muito mal o Campeonato Italiano, somente 5 pontos nas 4 primeiras partidas,
- o Milan tinha sido clamorosamente derrotado pelo Liverpool, em pleno estádio San Siro, na primeira partida da nova Champions League. Por outro lado, a Inter tinha empatado na casa do fortíssimo Manchester City,
- especulava-se também que o treinador Paulo Fonseca seria demitido e o seu sucessor seria Maurizio Sarri.
Mas nada disso aconteceu porque o Milan derrotou a Inter por 2 a 1 com um gol de Gabbia após falta cobrada por Reijnders aos 44 minutos da segunda etapa.
(O Milan tinha passado em vantagem com Pulisic aos 10 minutos do primeiro tempo, mas Dimarco tinha empatado aos 28 minutos, ainda no primeiro tempo).
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal, Gabbia, Tomori, Theo Hernandez
Reijnders, Fofana
Pulisic (Okafor), Morata (Loftus-Cheek), Leão (Chukwueze)
Abraham (Pavlović)
4ª rodada, Sábado 14 Setembro 2024, MILAN 4 X 0 VENEZIA
Marcadores: Theo Hernandez aos 2 pt, Fofana aos 16 pt, Pulisic de pênalti aos 25 pt e Abraham de pênalti aos 29 pt.
Finalmente chegou a primeira vitória do Milan nesta temporada! Depois de dois empates e uma derrota nas primeiras três partidas, o Milan recebeu o Venezia em casa e simplesmente passou por cima. Os rubro-negros dominaram completamente a primeira etapa e marcaram quatro vezes nos 45 minutos iniciais. Na segunda etapa só administraram o resultado para confirmar a goleada por 4 a 0.
O Milan deu um verdadeiro baile na primeira etapa. Tudo começou aos 2 minutos, quando Theo Hernandez inaugurou a contagem: Rafael Leão deu um passe de calcanhar para o francês que bateu cruzado e abriu o placar no estádio San Siro (Theo contou com a ajuda do goleiro Joronen que deixou passar a bola entre as suas pernas).
O jogo seguiu e, com 16 minutos, veio o segundo gol. Pulisic cobrou escanteio fechado pelo lado esquerdo e encontrou Fofana que desviou para o gol (no início achava-se que o gol fosse de Gabbia).
Aos 25 minutos veio o terceiro gol do Milan. O juiz Di Marco concedeu um pênalti por falta cometida em cima de Abraham e Pulisic cobrou a penalidade com categoria.
Quando o cronômetro marcava 29 minutos, mais um gol dos donos de casa. O juiz, após intervenção do VAR e após consultar o monitor, concedeu um outro pênalti por um pisão no pé de Rafael Leão dentro da área. Abraham ficou com a responsabilidade de cobrar este segundo pênalti e, também com categoria, deslocou o goleiro adversário e ampliou a goleada.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal, Gabbia, Pavlović, Theo Hernandez
Loftus-Cheek, Fofana (Zeroli)
Pulisic (Chukwueze), Reijnders (Morata), Leão (Okafor)
Abraham (Musah)
3ª rodada, Sábado 31 Agosto 2024, LAZIO 2 X 2 MILAN
Marcadores: Pavlović aos 8 pt, Castellanos aos 17 st, Dia aos 21 st e Rafael Leão aos 27 st.
O treinador Fonseca surpreendeu todo mundo ao deixar no banco Theo Hernandez e Leão responsáveis por não ter apresentado um bom desempenho nas últimas partidas. Apesar disso o Milan passou em vantagem após 8 minutos de jogo com Pavlović, de cabeça após escanteio cobrado por Pulisic.
Mas a Lazio virou o placar no segundo tempo. Aos 17 minutos empatou com Castellanos após cruzamento da esquerda de Nuno Tavares e aos 21 minutos passou em vantagem com Dia após novo cruzamento da esquerda de Nuno Tavares.
Com o Milan em desvantagem, aos 26 minutos, Fonseca voltou atrás de sua decisão e fez entrar em campo Theo Hernandez e Leão. Um minuto depois o Milan empatou com o próprio Leão após assistência do próprio Theo Hernandez!
Aos 28 minutos o juiz concedeu um cooling break devido ao grande calor, mas Theo Hernandez e Leão não participaram porque não tinham gostado da escolha de Fonseca de deixá-los no banco. Os dois jogadores ficaram afastados dos outros jogadores e foram muito criticados pelos jornalistas esportivos.
O jogo terminou empatado e a crise do Milan de Fonseca continua: conquistou somente 2 pontos nas 3 primeiras partidas desta temporada (2 empates e 1 derrota).
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Emerson Royal (Theo Hernandez), Tomori, Pavlović, Terracciano
Fofana, Reijnders (Musah)
Chukwueze (Leão), Loftus-Cheek, Pulisic
Okafor (Abraham)
2ª rodada, Sábado 24 Agosto 2024, PARMA 2 X 1 MILAN
Marcadores: Man aos 2 pt, Pulisic aos 21 st e Cancellieri aos 32 st.
O Milan segue sem saber o que é vitória no Campeonato Italiano. Após estrear com um movimentado empate contra o Torino, visitou o Parma neste sábado e sofreu uma humilhante derrota por 2 a 1.
A derrota do Milan começou a ser construída logo aos 2 minutos de jogo quando Valeri foi lançado nas costas da marcação pela esquerda, avançou e cruzou rasteiro para Man que completou para as redes (1 a 0).
O Milan chegou ao empate aos 21 minutos do segundo tempo através do talento de Rafael Leão. O português avançou pela esquerda, entrou tabelando na área e deixou para Pulisic que, com o gol aberto, só teve o trabalho de colocar para dentro (1 a 1).
O gol do empate aumentou a confiança do Milan que se lançou para o ataque para virar o placar, mas acabou descuidando da defesa e um contragolpe do Pama foi fatal. Aos 32 minutos, após rápida transição pela esquerda, o sueco Almqvist disparou com liberdade, levantou a cabeça e cruzou rasteiro para Cancellieri que, sem titubear, mandou no contrapé do goleiro Maignan fazendo 2 a 1.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria (Emerson Royal), Tomori, Pavlović, Theo Hernandez
Musah (Fofana), Reijnders
Pulisic (Chukwueze), Loftus-Cheek, Leão
Okafor (Jović)
1ª rodada, Sábado 17 Agosto 2024, MILAN 2 X 2 TORINO
Marcadores: Thiaw gol-contra aos 32 pt, Zapata aos 23 st, Morata aos 44 st e Okafor aos 50 st.
A primeira partida de Paulo Fonseca como treinador do Milan não foi nada fácil. De fato, quando faltavam poucos minutos para acabar a partida, o Torino estava conduzindo por 2 a 0 graças ao gol-contra de Thiaw e ao gol de cabeça de Zapata. Além disso o Milan parecia estar sem sorte porque:
- aos 18 minutos st, Morata tinha sido derrubado pelo carrinho de Saul Coco. O juiz Maresca tinha concedido o pênalti, mas, após revisar o lance no monitor, tinha anulado a cobrança.
- aos 35 minutos st, Reijnders tinha batido ao gol e o goleiro tinha espalmado. No rebote, Morata tinha estufado as redes, mas estando impedido tinha visto o gol ser anulado.
Mas nos minutos finais veio a reação do Milan que lhe permitiu chegar ao empate:
- aos 44 minutos st, Reijnders bateu rasteiro em direção ao gol e Alvaro Morata com um toque sutil desviou a bola que entrou no gol (1 a 2).
- aos 50 minutos st, Musah cruzou do lado direito e Okafor tocou de primeira com categoria e igualou o marcador (2 a 2), conquistando um ponto que parecia impossível.
Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria (Okafor), Thiaw, Tomori, Saelemaekers
Bennacer (Reijnders), Loftus-Cheek
Chukwueze (Theo Hernandez), Pulisic (Musah), Leão
Jović (Morata)