milan milan milan milan-brasil milan milan milan
para o Banco de Dados Voltar para o Banco de Dados

JOGOS DO MILAN NA TEMPORADA 2023/24

38ª rodada, Sábado 25 Maio 2024, MILAN  3 X 3  SALERNITANA

Marcadores: Rafael Leão aos 22 pt, Giroud aos 27 pt, Simy aos 19 st, Calabria aos 32 st, Sambia aos 42 st e Simy aos 44 st.

O Milan fechou sua participação no Campeonato Italiano com um empate por 3 a 3 contra a Salernitana, pela 38ª rodada do torneio, no estádio San Siro. Rafael Leão, Giroud e Calabria anotaram os gols do Milan, enquanto que Simy (duas vezes) e Sambia fizeram os da Salernitana.
A partida marcou a despedida do técnico Stefano Pioli, após cinco temporadas no comando da equipe, do atacante Giroud, que defenderá o Los Angeles da MLS dos Estados Unidos, do zagueiro Kjaer e do goleiro Mirante.
Deve-se notar que aos 43 minutos da segunda etapa, o jovem goleiro Lapo Nava, de 20 anos, substituiu Mirante e fez a sua estreia na Série A com a camisa do Milan.
O Milan terminou a temporada na segunda posição com 75 pontos obtidos com 22 vitórias, 9 empates e 7 derrotas. Os gols marcados foram 76 e os sofridos 49.

Escalação do Milan (4-3-3)
Mirante (Nava)
Calabria, Gabbia, Tomori (Kjaer), Theo Hernandez
Florenzi, Bennacer, Reijnders
Pulisic, Giroud (Jović), Leão (Adli)


37ª rodada, Sábado 18 Maio 2024, TORINO  3 X 1  MILAN

Marcadores: Zapata aos 26 pt, Ilic aos 40 pt, Rodriguez ao 1° st e Bennacer de pênalti aos 10 st.

O Milan, que na última rodada já tinha garantido o segundo lugar no Campeonato Italiano, jogou uma das suas piores partidas neste sábado contra o Torino fora de casa e foi justamente derrotado com o placar de 3 a 1.
O Torino começou o jogo em cima do Milan com o apoio de sua torcida e passou em vantagem aos 26 minutos. O ex-milanista Ricardo Rodriguez recebeu pela esquerda e cruzou para Zapata que cabeceou forte para o fundo do gol (1 a 0).
O Torino ampliou aos 40 minutos em jogada parecida com a do primeiro gol. Bellanova avançou pela direita e tocou pelo alto para Ilic que cabeceou livre para balançar as redes (2 a 0).
Com 20 segundos do segundo tempo, o Torino fez seu terceiro gol. Após disputa pelo alto na intermediária, a bola sobrou para Ricardo Rodriguez que finalizou de fora da área no ângulo direito do goleiro Sportiello, marcando um golaço (3 a 0).
O Milan conseguiu somente diminuir a desvantagem com Bennacer cobrando pênalti.

Escalação do Milan (4-3-3)
Sportiello
Kalulu, Thiaw, Tomori, Terracciano (Florenzi)
Musah (Giroud), Bennacer (Pobega), Reijnders
Pulisic, Jović, Okafor (Leão)


36ª rodada, Sábado 11 Maio 2024, MILAN  5 X 1  CAGLIARI

Marcadores: Bennacer aos 35 pt, Pulisic aos 14 st, Nandez aos 18 st, Reijnders aos 29 st, Leão aos 38 st e Pulisic aos 42 st.

Neste sábado, o Milan fez o dever de casa e venceu o Cagliari por 5 a 1, no estádio San Siro. Bennacer, Pulisic duas vezes, Reijnders e Rafael Leão garantiram a goleada para os donos da casa. Por outro lado, Nandez anotou o gol de honra para os visitantes.
Com esta vitória, o Milan garantiu o segundo lugar no Campeonato Italiano. De fato, faltando somente duas rodadas para o fim da temporada, o Milan está com 7 pontos de vantagem sobre Bologna e Juventus que ocupam o terceiro lugar (Milan 74, Bologna e Juventus 67) e não pode mais ser alcançado.
Assim o Milan garantiu a sua participação na próxima Champions League e também na Supercopa Italiana que será disputada na Arábia Saudita em janeiro 2025.

Escalação do Milan (4-3-3)
Sportiello
Kalulu, Gabbia (Tomori), Thiaw, Florenzi (Theo Hernandez)
Musah, Bennacer (Pobega), Reijnders
Chukwueze (Leão), Giroud (Okafor), Pulisic


35ª rodada, Domingo 5 Maio 2024, MILAN  3 X 3  GENOA

Marcadores: Retagui de pênalti aos 5 pt, Florenzi aos 45 pt, Ekuban aos 3 st, Gabbia aos 27 st, Giroud aos 30 st e Thiaw gol-contra aos 42 st.

Em uma partida com muitos gols, o Milan empatou neste domingo com o Genoa pelo placar de 3 a 3 e se manteve na segunda posição com 5 pontos de vantagem sobre a Juventus (Milan 71, Juventus 66).
O Genoa abriu o placar no começo do jogo quando Vogliacco foi derrubado dentro da área por Tomori. O árbitro marcou pênalti e Retegui converteu (0 a 1).
O Milan empatou no fim da primeira etapa quando Chukwueze recebeu a bola pela direita, cortou para o meio e cruzou na área para Florenzi que cabeceou para o fundo do gol (1 a 1).
No início do segundo tempo o Genoa saiu novamente à frente no placar. Vogliacco fez um ótimo cruzamento pela direita e Ekuban cabeceou forte para balançar as redes (1 a 2).
Após o gol sofrido, o Milan passou a pressionar o Genoa e empatou aos 27 minutos. Florenzi bateu escanteio pela esquerda e Gabbia venceu a disputa pelo alto e de cabeça fez 2 a 2. Três minutos depois, o Milan virou a partida com gol do atacante francês Giroud após assistência de Pulisic (3 a 2).
Já no fim do jogo, aos 42 minutos, o Genoa conseguiu empatar a partida, com gol-contra do Milan. Thorsby recebeu pela direita, avançou e tocou na área onde Tomori tentou afastar, mas a bola bateu no companheiro Thiaw e entrou no gol (3 a 3).
A partida foi marcada pelos protestos dos torcedores do Milan da Curva Sud que deixaram as arquibancadas 10 minutos antes do fim do jogo.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Sportiello
Florenzi (Kalulu), Gabbia, Tomori, Theo Hernandez
Bennacer (Adli), Reijnders
Chukwueze (Thiaw), Pulisic, Leão (Okafor)
Giroud


34ª rodada, Sábado 27 Abril 2024, JUVENTUS  0 X 0  MILAN

O Milan, apesar de jogar com vários desfalques na defesa (Theo Hernandez, Tomori e Calabria suspensos e Maignan machucado), conseguiu um empate sem gols em Turim contra a Juventus e se manteve na 2ª posição da classificação com 5 pontos de vantagem sobre a mesma Juventus (Milan 70, Juventus 65).
A Juventus até que foi melhor durante a partida, mas encontrou muitas dificuldades em furar a defesa adversária e parou na grande partida do goleiro Sportiello. Por outro lado, o Milan apostou bastante em Rafael Leão, mas o atacante não conseguiu levar a melhor diante dos brasileiros Danilo e Breme que formavam a zaga da Juventus.
Além das grandes defesas de Sportiello, vale lembrar também Thiaw que no final da partida tirou de cima da linha uma bola chutada por Rabiot.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Sportiello
Musah (Bartesaghi), Gabbia, Thiaw, Florenzi
Adli (Bennacer), Reijnders
Pulisic (Chukwueze), Loftus-Cheek (Zeroli), Leão
Giroud (Okafor)


33ª rodada, Segunda-feira 22 Abril 2024, MILAN  1 X 2  INTER

Marcadores: Acerbi aos 18 pt, Thuram aos 4 st e Tomori aos 35 st.

Esta foi uma segunda-feira muito triste para os torcedores do Milan:
- o seu time foi derrotado por 2 a 1 pela arquirrival Inter,
- foi a 6ª derrota seguida em um dérbi,
- a Inter conquistou matematicamente o seu 20º scudetto o que lhe permitirá de acrescentar a segunda estrela na camisa.
A Inter entrou em campo precisando ganhar a partida para confirmar o título. De fato, ganhando colocaria 17 pontos de vantagem sobre o Milan, segundo colocado e, faltando 5 partidas para o término do campeonato, não poderia mais ser alcançada.
A Inter passou em vantagem aos 18 minutos do primeiro tempo quando Di Marco cobrou escanteio na área, Pavard desviou e Acerbi, livre no segundo poste, empurrou para as redes.
Aos 4 minutos do segundo tempo, Thuram marcou o segundo gol para a Inter. O atacante recebeu na esquerda, cortou a marcador e bateu rasteiro de fora da área sem dar chances para o goleiro Maignan.
O Milan descontou com Tomori, de cabeça, aos 35 minutos. Mas a defesa da Inter segurou a pressão do Milan nos minutos finais e garantiu a conquista dos seu 20º scudetto.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria, Gabbia, Tomori, Theo Hernandez
Adli (Bennacer), Reijnders (Giroud)
Musah (Okafor), Loftus-Cheek (Chukwueze), Pulisic
Leão


32ª rodada, Domingo 14 Abril 2024, SASSUOLO  3 X 3  MILAN

Marcadores: Pinamonti aos 4 pt, Laurienté aos 10 pt, Leão aos 20 pt, Laurienté aos 8 2t, Jović aos 14 st e Okafor aos 39 st.

O Milan jogou contra o Sassuolo, fora de casa, menos de três dias após o jogo de ida das quartas-de-final da Europa League contra a Roma. Por isso o treinador Pioli escalou somente 4 titulares (Thiaw, Theo Hernandez, Loftus-Cheek e Leão).
O vice-lanterna Sassuolo, desesperado na luta para não ser rebaixado, não perdeu tempo e partiu para cima do Milan e aos 10 minutos já estava conduzindo a partida por 2 a 0 com gols de Pinamonti e Laurienté.
O Milan não entregou os pontos e descontou aos 20 minutos: Musah acionou Rafael Leão, que disparou pela esquerda, passou como quis por dois marcadores e bateu rasteiro, sem chances para o goleiro Consigli (2 a 1).
Na volta do intervalo, porém, o Sassuolo aprontou mais uma vez. Aos 8 minutos Defrel acionou Laurienté que dominou na área e bateu colocado. Marco Sportiello se esticou todo, mas não conseguiu a defesa (3 a 1).
A resposta do Milan veio mais uma vez de forma imediata. Aos 14 minutos, Rafael Leão fez mais uma grande jogada pela esquerda e desta vez mandou de trivela para a área. O goleiro Consigli não conseguiu afastar e mandou nos pés de Jović que completou para o gol aberto (3 a 2). Vivo novamente no jogo, o Milan pressionou pelo gol de empate que conseguiu nos minutos finais. Aos 39 minutos, após cobrança de escanteio da direita, a bola ficou viva na área do Sassuolo e Okafor, com belo chute de primeira, marcou o gol do empate (3 a 3).
O Milan continua na 2ª posição da classificação, com 6 pontos de vantagem sobre a Juventus, 3ª colocada.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Sportiello
Florenzi, Kjaer (Gabbia), Thiaw, Theo Hernandez
Adli (Okafor), Musah (Giroud)
Chukwueze (Pulisic), Loftus-Cheek (Reijnders), Leão
Jović


31ª rodada, Sábado 6 Abril 2024, MILAN  3 X 0  LECCE

Marcadores: Pulisic aos 6 pt, Giroud aos 20 pt e Rafael Leão aos 12 st.

Partida fácil para o Milan que derrotou o Lecce por 3 a 0 e se manteve na 2ª posição da classificação. É a sétima vitória seguida do Milan (5 na Série A e 2 na Europa League) que na próxima quinta-feira enfrentará a Roma nas quartas-de-final da Europa League.
O Milan dominou a partida desde o início e logo fez dois gols. Aos 6 minutos, Chukwueze invadiu a área do Lecce pelo lado direito e tocou para Pulisic que finalizou de fora da área para fazer 1 a 0. Aos 20 minutos, Adli cobrou escanteio da esquerda para seu compatriota Giroud completar de cabeça e fazer 2 a 0.
A partida ficou ainda mais fácil para o Milan quando, no final do primeiro tempo, Krstovic foi expulso por dar uma voadora no peito de Chukwueze.
Com um jogador a mais, o Milan conseguiu encaixar um rápido contra-ataque aos 12 minutos da segunda etapa: Adli fez um ótimo lançamento para Rafael Leão que invadiu a área em velocidade e bateu de pé esquerdo na saída do goleiro Falcone para fazer 3 a 0. Então, o Milan passou a administrar a grande vantagem até o apito final.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria, Gabbia (Kjaer), Tomori, Theo Hernandez
Adli, Reijnders (Bennacer)
Chukwueze, Pulisic (Musah), Leão
Giroud (Jović)


30ª rodada, Sábado 30 Março 2024, FIORENTINA  1 X 2  MILAN

Marcadores: Loftus-Cheek aos 2 st, Duncan aos 5 st e Rafael Leão aos 8 st.

Após dominar o primeiro tempo, o Milan passou em vantagem no início da segunda etapa quando Rafael Leão passou a bola para Chukwueze, recebeu de volta dentro da área e mandou de primeira, de calcanhar, para o centro da área onde Milenkovic escorregou e Loftus-Chek dominou tranquilo e empurrou para o gol (0 a 1).
Quase na sequência, após erro na saída de bola, Duncan pegou a bola de frente para a área e chutou no canto do gol de Maignan para fazer 1 a 1.
Não durou muito o empate da Fiorentina. Aos 8 minutos, Reijnders passou em profundidade para Rafael Leão que carregou até a área da Fiorentina, passou pelo goleiro Terracciano e empurrou para o gol vazio (1 a 2).
Um pouco de sorte e, principalmente, o goleiro Maignan garantiram que o Milan segurasse a vitória até o fim dos acréscimos. O goleiro francês defendeu milagrosamente duas bombas quase que indefensáveis de Belotti e Mandragora. Ele subiu e buscou as duas.
O Milan permaneceu na 2ª posição, agora com 6 pontos de vantagem sobre a Juventus que ocupa a 3ª posição.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria, Thiaw (Gabbia), Tomori, Florenzi
Bennacer, Reijnders (Musah)
Chukwueze (Pulisic), Loftus-Cheeck, Leão (Okafor)
Giroud (Jović)


29ª rodada, Domingo 17 Março 2024, VERONA  1 X 3  MILAN

Marcadores: Theo Hernandez aos 44 pt, Pulisic aos 5 st, Noslin aos 20 st e Chukwueze aos 35 st.

Neste domingo, o Milan jogou fora de casa contra o Verona, apenas 3 dias após o jogo de volta contra o Slávia Praga, disputado na República Tcheca, válido para as oitavas-de-final da Europa League. Apesar disso o Milan derrotou facilmente o Verona com o placar de 3 a 1 e se firmou na segunda colocação do Campeonato Italiano. Agora tem 3 pontos de vantagem sobre a Juventus que ocupa a terceira colocação.
Os gols do Milan foram marcados por Theo Hernandez no fim do primeiro tempo e por Pulisic e Chukwueze na segunda etapa. Deve-se notar que este foi o primeiro gol marcado pelo nigeriano Chukwueze com a camisa do Milan na Série A. Ele já tinha marcado 2 gols na Champions League.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria, Kalulu (Gabbia), Tomori (Kjaer), Theo Hernandez
Bennacer, Reijnders
Pulisic (Giroud), Loftus-Cheeck (Musah), Leão
Okafor (Chukwueze)


28ª rodada, Domingo 10 Março 2024, MILAN  1 X 0  EMPOLI

Marcador: Pulisic aos 40 pt.

O Milan jogou contra o Empoli apenas 3 dias após o jogo de ida contra o Slávia Praga e apenas 4 dias antes do jogo de volta. Por isso o treinador fez descansar alguns jogadores.
Apesar disso o Milan derrotou o Empoli com o placar de 1 a 0 e subiu para o segundo lugar na classificação, superando a Juventus que empatou com a Atalanta. Deve-se notar que o Milan ficou durante 18 rodadas ininterruptas na terceira posição.
O gol da vitória foi marcado aos 40 minutos do primeiro tempo. Okafor desceu pela esquerda e cruzou para a área. A bola chegou ao norte-americano Pulisic que chutou e deu sorte. A bola bateu na zaga e enganou o goleiro Caprile. Mas o gol demorou a ser validado. Somente após três minutos de análise do VAR ficou claro que não havia impedimento no lance.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria, Thiaw, Tomori (Kalulu), Theo Hernandez
Bennacer, Reijnders (Musah)
Pulisic (Chukwueze), Loftus-Cheeck, Okafor (Adli)
Jović (Giroud)


27ª rodada, Sexta-feira 1° Março 2024, LAZIO  0 X 1  MILAN

Marcador: Okafor aos 43 st.

Após um primeiro tempo equilibrado, a Lazio acabou se complicando logo aos 12 minutos da etapa complementar, quando Luca Pellegrini recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o seu time com um jogador a menos em campo.
Mesmo com a vantagem numérica durante quase todo o segundo tempo, o Milan teve muitas dificuldades para chegar à vitória.
- aos 32 minutos Rafael Leão recebeu de Reijnders e marcou, mas o gol não foi validado pelo VAR porque o mesmo Rafael Leão estava em impedimento de alguns centímetros.
- finalmente aos 43 minutos o Milan conseguiu chegar ao gol da vitória. Theo Hernandez desceu pelo lado esquerdo e passou a Rafael Leão que cruzou para o centro da área. Okafor chutou e o goleiro Provedel defendeu. Giroud pegou o rebote mas um zagueiro rebateu. A bola voltou a Okafor que chutou novamente. O goleiro ainda tocou na bola, mas não conseguiu impedir a sua entrada. (0 a 1).
Nos acréscimos, Marusic e Guendouzi também receberam cartão vermelho, e a Lazio acabou o jogo com apenas oito jogadores.
Após esta suada vitória, o Milan permaneceu na 3ª posição da classificação, agora somente 1 ponto atrás da Juventus.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Florenzi (Calabria), Kjaer (Thiaw), Gabbia (Tomori), Theo Hernandez
Bennacer (Reijnders), Adli (Okafor)
Pulisic, Loftus-Cheeck, Leão
Giroud


26ª rodada, Domingo 25 Fevereiro 2024, MILAN  1 X 1  ATALANTA

Marcadores: Leão aos 3 pt e Koopmeiners de pênalti aos 42 pt.

Neste domingo, o Milan empatou com a Atalanta por 1 a 1 no estádio San Siro e se manteve na 3ª posição com 53 pontos, quatro a menos que a Juventus 2ª colocada.
Desde o início, o Milan tentou dominar as ações de jogo e logo aos 3 minutos abriu o placar com um golaço. Rafael Leão dominou a bola na esquerda, driblou os marcadores, entrou na área e mandou um petardo no ângulo, indefensável para o goleiro atalantino Carnesecchi.
Dali para frente, a partida ficou amarrada no meio-campo até que aos 42 minutos a Atalanta descolou um pênalti muito generoso para empatar a partida. Giroud usou o pé alto contra Holm dentro da área. No início o juiz Orsato não assinalou nada. Portanto, após ser chamado pelo VAR para revisar o lance no monitor, Orsato mudou de ideia e concedeu um pênalti a favor da Atalanta, transformado por Koopmeiners.
No segundo tempo, o Milan atacou mais, mas não conseguiu sair do empate.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Florenzi (Calabria), Thiaw, Gabbia, Theo Hernandez
Bennacer (Musah), Adli
Pulisic (Okafor), Loftus-Cheeck, Leão
Giroud


25ª rodada, Domingo 18 Fevereiro 2024, MONZA  4 X 2  MILAN

Marcadores: Pessina de pênalti aos 45 pt, Dany Mota aos 51 pt, Giroud aos 19 st, Pulisic aos 43 st, Bondo aos 45 st e Colombo aos 50 st.

Após 9 partidas sem perder (7 vitórias e 2 empates), o Milan foi derrotado pelo Monza fora de casa. Mas, apesar da derrota, o Milan permaneceu na 3ª posição no Campeonato Italiano.
O treinador Pioli poupou vários titulares em vista do jogo da Europa League contra o Rennes na próxima quinta-feira. Mas, infelizmente, os reservas não corresponderam e o Monza fechou o primeiro tempo com a vantagem de 2 a 0.
No intervalo Pioli substituiu Adli, Chukwueze e Okafor com os titulares Reijnders, Pulisic e Rafael Leão na tentativa de chegar ao empate e o jogo do Milan melhorou. Mas, aos 6 minutos, tudo ficou mais difícil porque Jović deu um tapa no zagueiro Izzo e foi expulso obrigando o Milan a jogar em inferioridade numérica.
Logo depois, também Giroud, outro titular, saiu do banco e entrou em campo no lugar de Bennacer e o que parecia impossível aconteceu:
- aos 19 minutos, Florenzi cruzou, Pulisic desviou e o oportunista Giroud apareceu para marcar de canhota (2 a 1).
- aos 43 minutos, quando parecia que o Milan não conseguiria chegar ao empate, Pulisic recebeu na ponta direita, cortou para a perna esquerda e mandou uma bomba no ângulo (2 a 2).
Infelizmente o Milan perdeu a concentração, não soube defender o empate e deixou o Monza marcar mais 2 gols:
- aos 45 minutos, Daniel Maldini (jogador do Milan emprestado ao Monza) tocou para Bondo que mandou no ângulo, sem chances para Maignan.
- aos 50 minutos, o atacante Colombo (outro jogador do Milan emprestado ao Monza) marcou o gol do 4 a 2 em um rápido contra-ataque.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Florenzi (Musah), Thiaw, Gabbia, Theo Hernandez
Bennacer (Giroud), Adli (Reijnders)
Chukwueze (Pulisic), Loftus-Cheeck, Okafor (Leão)
Jović


24ª rodada, Domingo 11 Fevereiro 2024, MILAN  1 X 0  NAPOLI

Marcador: Theo Hernandez aos 25 pt.

Aos 25 minutos do primeiro tempo, Rafael Leão recebeu de Giroud no lado esquerdo, levantou a cabeça e viu que Theo Hernandez estava se infiltrando na defesa napolitana. Com uma tacada de bilhar, o português acionou o lateral francês que invadiu a área e tocou na saída do goleiro Gollini fazendo Milan 1 X 0 Napoli.
Com este gol o Milan conquistou três pontos importantes e permaneceu na 3ª posição na Série A, mas agora a Juventus, segunda colocada, está somente um ponto na frente do Milan.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria (Florenzi), Kjaer (Simić), Gabbia, Theo Hernandez
Adli, Bennacer (Musah)
Pulisic (Jimenez), Loftus-Cheeck, Leão
Giroud (Jović)


23ª rodada, Sábado 3 Fevereiro 2024, FROSINONE  2 X 3  MILAN

Marcadores: Giroud aos 17 pt, Soulé de pênalti aos 24 pt, Mazzitelli aos 20 st, Gabbia aos 27 st e Jović aos 36 st.

Milan e Frosinone proporcionaram muitos gols e reviravoltas neste sábado. O Milan abriu o placar e o Frosinone virou. Mas o Milan virou novamente e fechou o placar em 3 a 2 permanecendo na 3ª posição da classificação.
A etapa inicial começou devagar, quase parando. O Milan tinha a bola enquanto o Frosinone se defendia. O Milan tinha muita dificuldade para furar o bloqueio adversário até que, aos 17 minutos, a bola chegou a Rafael Leão pela esquerda. O português cortou para o meio e colocou, como se fosse com a mão, na cabeça de Giroud que subiu mais que o defensor e mandou para o gol (0 a 1).
O gol acordou os jogadores do Frosinone que viraram o resultado com Soulé de pênalti e Mazzitelli (2 a 1).
Aos 27 minutos da segunda etapa o Milan chegou ao empate. Após um escanteio curto cobrado por Adli, a bola voltou para o mesmo Adli que levantou na segunda trave. Giroud subiu mais do que todo mundo e de cabeça escorou para Gabbia que, também de cabeça, marcou o gol do empate (2 a 2).
A este ponto, o Milan começou a martelar o Frosinone até virar a partida. Aos 36 minutos, Bennacer cruzou pela esquerda do ataque. Dois defensores adversários se atrapalharam entre si e a bola sobrou limpa para Jović balançar as redes (2 a 3). Em seguida, o Milan segurou a bola até o fim confirmando o bom resultado.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria (Florenzi), Kjaer, Gabbia, Theo Hernandez
Adli, Reijnders (Bennacer)
Pulisic (Jović), Loftus-Cheeck (Okafor), Leão
Giroud (Musah)


22ª rodada, Sábado 27 Janeiro 2024, MILAN  2 X 2  BOLOGNA

Marcadores: Zirkzee aos 29 pt, Loftus-Cheek aos 45 pt e aos 38 st, e Orsolini de pênalti aos 47 st.

Neste sábado o Milan somente empatou com o Bologna, em casa, com o placar de 2 a 2 e permaneceu na 3ª posição na classificação do Campeonato Italiano. A partida foi marcada pelos pênaltis:
- aos 38 minutos do primeiro tempo, com o Bologna em vantagem por 1 a 0, o Milan ganhou um pênalti quando Ferguson foi tentar afastar o perigo da área do Bologna mas acabou acertando o rosto de Kjaer com um pé. Só que, na cobrança, Giroud bateu mal e o goleiro Skorupski bloqueou a bola.
- aos 27 minutos da etapa final, com os dois times empatando em 1 a 1, o Milan ganhou outro pênalti quando Leão foi parado com falta na grande área. Desta vez, quem assumiu a responsabilidade da cobrança foi Theo Hernandez uma vez que Giroud já tinha sido substituído. Ele chutou no poste e ficou com o rebote para fazer o gol. Contudo, como a bola voltou para Theo sem bater em nenhum outro jogador, a jogada foi invalidada por ser considerada dois toques.
- aos 44 minutos da etapa final, com o Milan conduzindo por 2 a 1, foi a vez do Bologna ter um pênalti marcado a seu favor após Kristiansen ser puxado na grande área por Terracciano. Orsolini foi para a cobrança e, diferentemente dos jogadores do Milan, não desperdiçou e empatou o jogo.
Deve-se notar que aos 43 minutos da segunda etapa, Terracciano substituiu Pulisic e fez assim a sua estreia na Série A com a camisa do Milan. Infelizmente, alguns minutos depois ele foi o responsável do pênalti a favor do Bologna.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria (Florenzi), Kjaer, Gabbia, Theo Hernandez
Adli (Musah), Reijnders
Pulisic (Terracciano), Loftus-Cheeck, Leão (Okafor)
Giroud (Jović)


21ª rodada, Sábado 20 Janeiro 2024, UDINESE  2 X 3  MILAN

Marcadores: Loftus-Cheek aos 31 pt, Samardzic aos 42 pt, Thauvin aos 17 st, Jović aos 38 st e Okafor aos 48 st.

O Milan começou dominando o jogo e, finalmente, passou em vantagem aos 31 minutos quando Theo Hernandez desceu pela esquerda, tabelou com Leão e cruzou para a área. Loftus-Cheek apareceu livre na marca do pênalti e colocou o Milan na frente no marcador.
Infelizmente, o jogo ficou em segundo plano logo depois do gol. O goleiro Maignan, que minutos antes havia relatado ao árbitro que ouviu xingamentos racistas da torcida da Udinese, foi alvo novamente de ataques e a partida foi paralisada. Também os alto-falantes do estádio já haviam pedido que os xingamentos parassem. O goleiro saiu de campo e foi para o vestiário, seguido pelos companheiros do Milan. O diretor esportivo e o técnico da Udinese foram para trás do gol de Maignan, onde estavam os torcedores acusados das ofensas racistas, para pedir que parassem com os insultos.
Após 5 minutos, os jogadores retornaram ao campo, e o jogo foi recomeçado, mas toda vez que Maignan tocava na bola era vaiado pelos torcedores presentes no estádio.
O Milan, que voava antes da paralisação, voltou um tanto desligado e a Udinese virou o placar com gols de Samardzic aos 42 minutos do primeiro tempo e de Thauvin aos 17 minutos da segunda etapa.
Quando parecia que o Milan ia sofrer uma derrota, os jogadores reagiram e em poucos minutos conseguiram virar o resultado graças também a algumas substituições feitas pelo treinador Pioli:
- aos 38 minutos, Theo Hernandez se infiltrou na defesa adversária, recebeu um lançamento e cruzou para trás onde Giroud chutou para o gol. A bola pegou no travessão, quicou na linha e voltou em campo. Jović foi o primeiro a chegar e, de cabeça, empurrou a bola no gol e fez 2 a 2.
- aos 48 minutos, Florenzi cobrou um escanteio na área, Giroud desviou para Okafor que apareceu na segunda trave para virar o jogo (2 a 3).
Não havia tempo para mais nada no jogo. Após esta vitória, o Milan permaneceu na 3ª posição do Campeonato Italiano.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria (Florenzi), Kjaer, Gabbia, Theo Hernandez
Adli, Reijnders (Okafor)
Pulisic (Jović), Loftus-Cheeck, Leão (Musah)
Giroud


20ª rodada, Domingo 14 Janeiro 2024, MILAN  3 X 1  ROMA

Marcadores: Adli aos 11 pt, Giroud aos 11 st, Paredes de pênalti aos 23 st e Theo Hernandez aos 39 st.

Neste domingo, o Milan se recuperou da eliminação na Copa Itália e derrotou a Roma por 3 a 1. Obteve assim a terceira vitória consecutiva na Série A e se manteve em terceiro lugar na classificação do Campeonato Italiano.
Após um equilíbrio nos minutos iniciais, o Milan abriu o placar em sua primeira boa chance na partida. Aos 11 minutos, Adli recebeu de Reijnders na entrada da área, deu um corte seco e desconcertante em Kristensen e finalizou no cantinho do goleiro Svilar (1 a 0). Golaço, que rendeu até mesmo aplausos de Gerry Cardinale, dono do Milão, que estava nas tribunas do estádio. Este foi o primeiro gol de Adli com a camisa do Milan.
Após o gol, o Milan seguiu superior em campo e Pulisic teve três boas oportunidades, sendo duas com o pé e a outra de cabeça.
Na volta do intervalo, a configuração do jogo se manteve a mesma, com o Milan tomando conta do meio-campo e sufocando a Roma na defesa. Aos 11 minutos, Adli despejou a bola na área e encontrou Kjær no segundo pau. O zagueiro dinamarquês cabeceou para o meio e serviu Giroud que, também de cabeça, estufou as redes (2 a 0).
Quando tudo parecia se encaminhar para uma vitória tranquila do Milan, a Roma descolou um pênalti aos 23 minutos. Lukaku fez o pivô e serviu Pellegrini que acabou derrubado dentro da área por Calabria. No ato, o árbitro apontou para a marca do pênalti. Paredes cobrou no meio do gol e recolocou a Roma no jogo (2 a 1).
A Roma acordou de vez e passou a dominar, mas o Milan chegou aos terceiro gol aos 39 minutos. Theo Hernandez colocou a quinta marcha no campo de ataque e tocou para Giroud. O atacante francês devolveu de calcanhar e Theo Hernandez emendou um petardo no ângulo. Golaço.

Escalação do Milan (4-2-3-1)
Maignan
Calabria, Kjaer, Gabbia, Theo Hernandez (Jimenez)
Adli (Zeroli), Reijnders
Pulisic (Musah), Loftus-Cheeck, Leão (Okafor)
Giroud


19ª rodada, Domingo 7 Janeiro 2024, EMPOLI  0 X 3  MILAN

Marcadores: Loftus-Cheek aos 11 pt, Giroud de pênalti aos 30 pt e Traorè aos 43 st.

Mesmo muito desfalcado, principalmente na defesa, o Milan começou o ano 2024 com duas vitórias! Após derrotar o Cagliari pela Copa Itália na última terça feira, neste domingo derrotou também o Empoli, fora de casa. Após esta vitória, o Milan permaneceu no terceiro lugar da classificação, atrás de Inter e Juventus. Inter (campeã de inverno) 48 pontos, Juventus 46 pontos, Milan 39 pontos.
O Milan conseguiu colocar a bola na rede logo na primeira boa oportunidade que teve, aos 11 minutos. Rafael Leão, após boa jogada pela esquerda, rolou a bola para trás para Loftus-Cheek que apareceu livre para finalizar de primeira fazendo 1 a 0 para o Milan.
Aos 30 minutos, Loftus-Cheek apareceu de novo. Ele tentou uma bicicleta e a bola desviou na mão de Maleh. À princípio, o árbitro não marcou nada. Mas, após consultar o VAR, o pênalti foi marcado e convertido por Giroud (0 a 2).
Com a dupla vantagem no placar e sem o Empoli ameaçar, o Milan passou a administrar a partida. Aos 43 minutos da segunda etapa, quando o jogo já parecia resolvido, ainda deu tempo para o jovem Chaca Traorè aparecer e marcar pelo Milan. Pulisic puxou um ótimo contra-ataque por mais de 70 metros e, quando chegou perto da área do Empoli, tocou para Traorè finalizar sem chances para o goleiro do Empoli (0 a 3).
Este foi o primeiro gol na Série A do jovem atacante da Costa do Marfim, de 19 anos. Ele já havia marcado na última terça-feira contra o Cagliari pela Copa Itália.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria (Bartesaghi), Kjaer (Gabbia), Theo Hernandez, Florenzi (Jimenez)
Loftus-Cheeck (Musah), Adli, Reijnders
Pulisic, Giroud, Leão (Traorè)


18ª rodada, Sábado 30 Dezembro 2023, MILAN  1 X 0  SASSUOLO

Marcador: Pulisic aos 14 st.

O Milan, mesmo não podendo escalar Kalulu, Thiaw, Tomori, Pellegrino, Sportiello, Musah, Pobega e Okafor todos afastados por lesão, conseguiu triunfar contra o Sassuolo pelo placar mínimo de 1 a 0 e permaneceu na 3ª posição do campeonato Italiano.
O jogo não foi lá essas coisas. No primeiro tempo, o Milan até chegou a marcar dois gols (com Bennacer e Leão), mas ambos foram invalidados por impedimento.
Finalmente o Milan conseguiu passar em vantagem aos 14 minutos da segunda etapa quando Bennacer enfiou um bolão para Pulisic que recebeu dentro da área e balançou as redes, abrindo o placar na partida (1 a 0). Em seguida, o Milan defendeu a vitória sem dificuldades até o apito final.
Deve-se notar que aos 27 minutos da segunda etapa Loftus-Cheek foi substituído pelo jovem Kevin Zeroli que fez assim a sua estreia na Série A com a camisa do Milan. Ele está com 18 anos de idade: nasceu em Milão no dia 11 de janeiro de 2015 de pai italiano e mãe nigeriana.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria, Kjaer (Simić), Theo Hernandez, Florenzi
Loftus-Cheeck (Zeroli), Bennacer (Adli), Reijnders
Pulisic, Giroud (Jović), Leão (Chukwueze)


17ª rodada, Sexta-feira 22 Dezembro 2023, SALERNITANA  2 X 2  MILAN

Marcadores: Tomori aos 17 pt, Fazio aos 42 pt, Candreva aos 18 st e Jović aos 45 st.

Nexta sexta-feira, o Milan decepcionou mais uma vez e apenas empatou em 2 a 2 com a Salernitana, lanterna do Campeonato Italiano. O resultado poderia ter sido ainda pior, já que o Milan empatou com Jovic já nos minutos finais da partida. Apesar do empate, o Milan continua na 3ª posição da classificação.
O Milan saiu na frente com um gol de Tomori aos 17 minutos do primeiro tempo. Em seguida o Milan diminuiu o ritmo e permitiu que a Salernitana virasse o placar. Fazio empatou de cabeça após escanteio cobrado por Candreva e o mesmo Candreva colocou o seu time em vantagem com um chute de fora da área e frango do goleiro Maignan.
Quando parecia que o Milan ia ser derrotado, aos 45 minutos da segunda etapa, Jovic aproveitou assistência de Giroud e empatou o jogo (2 a 2).
A notícia positiva deste jogo foi que Bennacer voltou a ser titular após mais de 7 meses (ele se tinha lesionado no dia 10 de maio durante a primeira semifinal de Champions League contra a Inter).
A notícia negativa deste jogo foi que Tomori se lesionou (lesão no bíceps femoral) e deverá ficar afastado dos gramados por pelo menos 2 meses.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria, Kjaer (Simić), Tomori (Florenzi), Theo Hernandez
Loftus-Cheeck, Bennacer (Jović), Reijnders,
Pulisic (Chukwueze), Giroud, Leão


16ª rodada, Domingo 17 Dezembro 2023, MILAN  3 X 0  MONZA

Marcadores: Reijnders aos 3 pt, Simić aos 41 pt e Okafor aos 31 st.

Apesar de não poder escalar muitos jogadores lesionados, o Milan dominou a partida e derrotou o Monza com o placar de 3 a 0. Após esta vitória, o Milan permaneceu na 3ª posição do campeonato Italiano. A seguir uma descrição dos 3 belos gols:
- 3 pt, Reijnders recebeu a bola na intermediária, fez fila limpando três marcadores e finalizou de bico para estufar as redes (1 a 0).
- 41 pt, Rafael Leão recebeu na ponta direita da área e, após jogada individual, cruzou rasteiro e o zagueiro Jan-Carlo Simić conseguiu colocar para dentro do gol de carrinho (2 a 0). Deve-se notar que o jovem Simić, 18 anos de idade, tinha substituído o lesionado Pobega alguns minutos antes, fazendo a sua estreia na Série A com a camisa do Milan.
- 31 st, o golaço foi marcado por Okafor, mas a jogada foi construída por Reijnders que limpou o marcador e enfiou para Giroud na área. Giroud fez o pivô e deixou a bola limpa para Okafor finalizar de primeira e fazer 3 a 0.

Escalação do Milan (3-4-3)
Maignan
Kjaer (Bartesaghi), Tomori, Pobega (Simić)
Florenzi, Loftus-Cheeck (Bennacer), Reijnders, Theo Hernandez
Pulisic, Giroud, Leão (Okafor e depois Chukwueze)


15ª rodada, Sábado 9 Dezembro 2023, ATALANTA  3 X 2  MILAN

Marcadores: Lookman aos 38 pt, Giroud aos 48 pt, Lookman aos 10 st, Jović aos 35 st e Muriel aos 51 st.

O primeiro tempo foi marcado por um jogo truncado e com poucas oportunidades para as duas equipes. No entanto, aos 38 minutos, Lookman abriu o placar e deixou a Atalanta na frente (1 a 0). Mas, antes do intervalo, já nos acréscimos, em cobrança de escanteio, Giroud apareceu na grande área e cabeceou para o fundo do gol e empatou (1 a 1).
Na segunda etapa, o jogo foi completamente dominado pela Atalanta que passou novamente em vantagem aos 10 minutos, novamente com o nigeriano Lookman (2 a 1). A Atalanta poderia ter aumentado a vantagem, mas o goleiro Maignan fez algumas defesas milagrosas. No entanto o Milan, aproveitando de uma pequena queda de rendimento do adversário, chegou ao empate com Jović após cruzamento de Pulisic, aos 35 minutos (2 a 2).
Mas o Milan não conseguiu segurar o empate. De fato:
- aos 48 minutos Calabria recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando os companheiros em inferioridade numérica;
- aos 51 minutos, Miranchuk recebeu um bom passe e achou Muriel bem posicionado na pequena área. O colombiano, não perdoou, e fez um golaço. De costas para o gol, chutou de calcanhar e colocou a bola dentro da rede (3 a 2).
Apesar da derrota, o Milan permaneceu na 3ª posição, em zona Champions League.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria, Tomori, Theo Hernandez, Florenzi
Loftus-Cheeck (Jović), Musah, Reijnders (Adli)
Chukwueze (Bennacer), Giroud, Pulisic


14ª rodada, Sábado 2 Dezembro 2023, MILAN  3 X 1  FROSINONE

Marcadores: Jović aos 43 pt, Pulisic aos 5 st, Tomori aos 29 st e Brescianini aos 37 st.

Neste sábado, o Milan derrotou o Frosinone por 3 x 1 e permaneceu na 3ª posição do campeonato italiano, agora com 29 pontos.
Mesmo jogando em casa, o Milan viu o Frosinone dominar boa parte do primeiro tempo e quase chegar ao gol. De fato, aos 40 minutos, o albanês Marvin Çuni roubou a bola de Tomori e saiu em disparada em direção à grande área do Milan. Ele bateu de cavadinha, mas Maignan milagrosamente defendeu.
Logo depois, a máxima do "quem não faz, toma" entrou em cena. Chukwueze cruzou em direção ao meio da área. A marcação do Frosinone desviou a bola, que caiu nos pés de Jović, livre perto da marca do pênalti. De primeira, o atacante colocou o Milan à frente no placar (1 a 0). Esta é o primeiro gol de Jović com a camisa do Milan.
O Milan marcou mais dois gols na segunda etapa. Aos 5 minutos com Pulisic após assistência do goleiro Maignan (!) e aos 29 minutos com Tomori, em ação de escanteio, após assistência de Jović. O único gol do Frosinone foi marcado por Brescianini, ex-jogador do Milan.
Deve-se notar que:
- aos 33 minutos da segunda etapa, o jovem Chaka Traorè, 18 anos de idade, substituiu Pulisic e fez assim a sua estreia na Série A com a camisa do Milan.
- Theo Hernandez foi obrigado a jogar como zagueiro central porque o Milan estava com um único zagueiro central: Tomori. Os outros quatro (Kalulu, Kjaer, Thiaw e Pellegrino) estavam todos lesionados.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria, Tomori, Theo Hernandez, Florenzi
Loftus-Cheeck (Pobega), Musah, Reijnders (Bennacer)
Chukwueze (Adli), Jović (Camarda), Pulisic (Traorè)


13ª rodada, Sábado 25 Novembro 2023, MILAN  1 X 0  FIORENTINA

Marcador: Theo Hernandez de pênalti aos 47 pt.

Finalmente, após 4 rodadas sem ganhar (2 derrotas e 2 empates), o Milan reencontrou a vitória. Derrotou a Fiorentina, em Milão, com o placar de 1 a 0 e permaneceu na 3ª posição da classificação do Campeonato Italiano, em zona Champions League.
O único gol da partida foi marcado aos 47 minutos do primeiro tempo por Theo Hernandez cobrando pênalti (ele mesmo foi derrubado dentro da área por Parisi).
Na segunda etapa a Fiorentina pressionou muito na busca do gol do empate, mas o Milan garantiu a vitória também graças a uma defesa milagrosa, no último minuto dos acréscimos, do goleiro Maignan após chute de Mandragora de uma distância de dois metros.
Aos 38 minutos da segunda etapa, o jovem Camarda entrou no lugar de Jović e se tornou o mais jovem jogador a estrear na Série A em toda a história. Ele está com 15 anos, 8 meses e 15 dias de idade (nasceu no dia 10 de março de 2008). O recorde anterior de 15 anos, 9 meses e 1 dia pertencia desde 2021 ao zagueiro Wisdom Amey do Bologna.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria (Florenzi), Thiaw, Tomori, Theo Hernandez
Musah (Krunić), Reijnders, Pobega
Chukwueze, Jović (Camarda), Pulisic (Loftus-Cheeck)


12ª rodada, Sábado 11 Novembro 2023, LECCE  2 X 2  MILAN

Marcadores: Giroud aos 28 pt, Reijnders aos 35 pt, Sansone aos 21 st e Banda aos 25 st.

O treinador Pioli não pôde escalar 7 jogadores, todos lesionados: Bennacer, Sportiello, Kalulu, Pellegrino, Kjaer, Pulisic e Loftus-Cheek. Além disso:
- Rafael Leão teve um problema muscular depois de 10 minutos de jogo e foi substituído por Okafor.
- Calabria, com outro problema muscular, foi substituído por Musah no intervalo.
Apesar de tudo isso, o Milan conseguiu abrir dois gols de vantagem no primeiro tempo, com gols de Giroud aos 28 minutos e Reijnders aos 35 minutos (este foi o primeiro gol de Reijnders com a camisa do Milan) e quase marcou o gol do 3 a 0, mas Reijnders acertou o poste.
No entanto, o Milan apagou no segundo tempo, o Lecce reagiu e chegou ao empate com gols de Sonsone e Banda. Nos acréscimos, aos 49 minutos, o Lecce quase virou o placar com Piccoli que surpreendeu o goleiro Maignan com um forte chute de fora da área. Por sorte do Milan, o VAR interveio e anulou o gol do 3 a 2 porque o mesmo Piccoli tinha feito uma falta sobre Thiaw. O jogo acabou empatado em 2 a 2.
Assim são já 4 rodadas que o Milan não ganha (2 empates em 2 a 2 fora de casa com Napoli e Lecce, e duas derrotas por 0 a 1 em casa com Juventus e Udinese). Mas, apesar disso, o Milan permaneceu na 3ª posição do Campeonato Italiano, em zona Champions League.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria (Musah), Thiaw, Tomori, Theo Hernandez
Pobega (Florenzi), Krunić, Reijnders
Chukwueze (Jović), Giroud, Leão (Okafor)


11ª rodada, Sábado 4 Novembro 2023, MILAN  0 X 1  UDINESE

Marcador: Pereyra de pênalti aos 18 st.

Neste sábado o técnico Pioli não pôde contar com 8 jogadores, todos lesionados: Bennacer, Sportiello, Kalulu, Pellegrino, Kjaer, Theo Hernandez, Pulisic e Chukwueze. Apesar de todos estes desfalques, a partida contra a Udinese no estádio San Siro parecia fácil. De fato a Udinese nunca tinha ganho nas 10 primeiras rodadas desta temporada, até agora tinha obtido 7 empates e 3 derrotas.
Infelizmente o Milan disputou uma das suas piores partidas dos últimos tempos e foi derrotado por 1 a 0. O gol da Udinese foi marcado aos 18 minutos do segundo tempo por Pereyra cobrando pênalti. Apesar desta derrota, o Milan manteve a 3ª posição na classificação do Campeonato Italiano.

Escalação do Milan (4-4-2)
Maignan
Calabria, Thiaw, Tomori, Florenzi
Musah (Romero), Krunić (Adli), Reijnders (Loftus-Cheek), Leão
Giroud, Jović (Okafor)


10ª rodada, Domingo 29 Outubro 2023, NAPOLI  2 X 2  MILAN

Marcadores: Giroud aos 22 pt e aos 31 pt, Politano aos 5 st e Raspadori aos 18 st.

Após duas derrotas seguidas, com a Juventus no Campeonato Italiano e com o Paris Saint-Germain na Champions League, o Milan viajou até Nápoles com 6 jogadores indisponíveis: Thiaw suspenso e Bennacer, Loftus-CheeK, Chukwueze, Sportiello e Kjaer todos lesionados. Para piorar a situação:
- aos 20 pt, Kalulu teve um problema muscular e foi substituído pelo argentino Pellegrino que assim estreou na Série A. (Kalulu sofreu uma lesão no tendão da coxa e precisará passar por cirurgia e ficar afastado por pelo menos 4 meses.)
- no intervalo Pulisic, também com problemas musculares, foi substituído pelo outro argentino Romero.
- aos 42 st, Pellegrino que tinha entrado no lugar de Kalulu, foi substituído por Florenzi. (Pellegrino fraturou um osso do calcanhar e ficará fora por aproximadamente 2 meses.)
Apesar de tudo isto, o primeiro tempo foi dominado amplamente pelo Milan que não se intimidou por jogar fora de casa. Os rubro-negros mandaram na partida e foram para o intervalo vencendo por 2 a 0, com dois gols de Giroud, ambos de cabeça. O primeiro aos 22 minutos, após cruzamento na medida de Pulisic. O segundo aos 31 minutos, aproveitando cruzamento de Calabria.
A vantagem do Milan no primeiro tempo poderia ter sido maior se Reijnders, aos 41 minutos, sozinho na frente do gol, não tivesse chutado por cima do travessão.
Na segunda etapa, o Napoli se lançou ao ataque e conseguiu o empate com dois belos gols. Aos 5 minutos Politano deu chapéu em Pellegrino dentro da área, driblou Theo Hernandez e chutou forte para diminuir (1 a 2). Aos 18 minutos, Raspadori cobrou falta com extrema categoria no canto de Maignan e empatou (2 a 2). O goleiro Maignan foi considerado culpado pelo empate do Napoli.
Nos últimos segundos dos acréscimos, aos 50 minutos, o Napoli poderia ter marcado o gol da vitória se Maignan não tivesse rebatido com um pé um forte chute de Kvaratskhelia.
Após este empate, o Milan caiu para a 3ª posição da classificação do Campeonato Italiano: Inter 25, Juventus 23, Milan 22.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria, Kalulu (Pellegrino e depois Florenzi), Tomori, Theo Hernandez
Musah, Krunić, Reijnders
Pulisic (Romero), Giroud (Jović), Leão (Okafor)


9ª rodada, Domingo 22 Outubro 2023, MILAN  0 X 1  JUVENTUS

Marcador: Locatelli aos 18 st.

O treinador Pioli foi obrigado a escalar o terceiro goleiro Mirante porque Maignan estava suspenso e Sportiello estava lesionado. Além disso Pioli não pôde escalar Theo Hernandez suspenso, nem Bennacer, Loftus Cheek, Chukwueze e Bartesaghi todos lesionados.
Apesar de todos estes desfalques, o Milan estava dominando a Juventus quando, aos 40 minutos da primeira etapa, Thiaw foi expulso após agarrar Kean que sairia na cara do goleiro. O Milan foi assim obrigado a jogar em inferioridade numérica.
Aos 18 minutos da segunda etapa, o ex-milanista Locatelli arriscou um chute de fora da área. A bola bateu em Krunić, enganou Mirante e entrou no gol fazendo Milan 0 X 1 Juventus.
Jogando em 10 contra 11 o Milan não conseguiu chegar ao empate. Após esta derrota o Milan caiu para a 2ª posição na classificação: Inter 22, Milan 21, Juventus 20.

Escalação do Milan (4-3-3)
Mirante
Calabria (Kjaer), Thiaw, Tomori, Florenzi
Musah, Adli (Krunić), Reijnders (Romero)
Pulisic (Kalulu), Giroud (Jović), Leão


8ª rodada, Sábado 7 Outubro 2023, GENOA  0 X 1  MILAN

Marcador: Pulisic aos 42 st.

O jogo estava terminando com um empate sem gols e alguns espectadores já estavam deixando o estádio, quando aconteceu de tudo:
- aos 42 st, um cruzamento de Musah pela direita chegou a Pulisic na marca do pênalti. O norte-americano dominou com um belo giro e finalizou de pé esquerdo, superando o goleiro Martinez. O VAR teve que analisar o lance porque a bola teria supostamente pego no braço de Pulisic. Após 3 minutos de análise, o gol foi validado porque não havia imagens claras de que Pulisic tivesse dominado a bola com o braço (0 a 1).
- aos 51 st, Maignan subiu com o joelho na altura do pescoço de Ekuban. Naquele momento, o árbitro não viu o lance, mas o VAR recomendou a revisão. Após 2 minutos de análise, Maignan foi expulso e foi marcada uma falta na entrada da área. Dado que Pioli já tinha feito cinco substituições, Giroud teve que vestir as luvas e ocupar o gol.
- aos 57 st, Gudmundsson cobrou falta rasteira, a bola desviou em um jogador e explodiu no travessão do gol de Giroud. Tomori afastou para escanteio.
- ainda aos 57 st, após cobrança do escanteio, o goleiro do Genoa Martinez, que estava dentro da área do Milan, deu um carrinho em Musah e tomou o segundo cartão amarelo, sendo também expulso. Dado que o Genoa não tinha ainda feito todas as substituições, o goleiro reserva Leali entrou para ocupar o gol do Genoa.
- aos 59 st, Giroud fez defesa milagrosa saindo nos pés de Puskas e defendendo a vantagem do Milan.
- aos 60 st, o juiz Piccinini apitou o fim do jogo. Com esta vitória o Milan lidera o Campeonato Italiano com 21 pontos. A Inter segue com 19 pontos.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Florenzi (Calabria), Thiaw, Tomori, Theo Hernandez
Musah, Adli (Giroud), Reijnders
Chukwueze (Pulisic), Jović (Bartesaghi), Okafor (Leão)


7ª rodada, Sábado 30 Setembro 2023, MILAN  2 X 0  LAZIO

Marcadores: Pulisic aos 15 st e Okafor aos 43 st.

Rafael Leão mais uma vez fez a diferença e deu a vitória ao Milan. Com duas grandes assistências para Pulisic e Okafor ele garantiu o placar de 2 a 0 e, graças a esta vitória, o Milan continua na liderança do campeonato Italiano, junto com a Inter.
A única nota negativa foi Loftus-Cheek que teve um problema muscular na primeira etapa e foi substituído por Musah. É o terceiro problema muscular dos jogadores do Milan neste mês de setembro, após Kalulu e Krunić!
Após um primeiro tempo com poucas chances de gol, o Milan marcou os dois gols na segunda etapa:
- aos 15 minutos, Rafael Leão fez uma jogada pela esquerda, levantou a cabeça e tocou para o meio onde apareceu Pulisic que tocou de primeira de pé esquerdo para vencer o goleiro Provedel: 1 a 0.
- já na reta final do jogo, aos 43 minutos, Rafael Leão arrancou em velocidade pelo lado esquerdo, passou pelos adversários e chegou à linha de fundo, onde tocou para trás para Okafor que completou para o gol vazio e marcou 2 a 0. Este gol pareceu um repeteco do primeiro.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria (Florenzi), Kjaer, Tomori, Theo Hernandez
Loftus-Cheek (Musah), Adli (Pobega), Reijnders
Pulisic (Chukwueze), Giroud (Okafor), Leão


6ª rodada, Quarta-feira 27 Setembro 2023, CAGLIARI  1 X 3  MILAN

Marcadores: Luvumbo aos 29 pt, Okafor aos 40 pt, Tomori aos 46 pt e Loftus-Cheek aos 15 st.

Nesta partida contra o Cagliari, o treinador Stefano Pioli fez descansar Giroud e Leão, deixando-os no banco de reservas, e substutuiu o lesionado Krunić com Adli. Sportiello continuou no gol no lugar de Maignan que está se recuperando de lesão. Apesar de jogar sem muitos titulares, o Milan ganhou de virada por 3 a 1 e alcançou a Inter na liderança do Campeonato Italiano com 15 pontos após 6 partidas.
Desde o início, era o Milan quem tomava a iniciativa para buscar o gol. Mas foi o Cagliari quem conseguiu abrir o placar aso 29 minutos com um belo gol do angolano Luvumbo.
Aos 40 minutos, o Milan conseguiu o empate. Pulisic recebeu pela ponta esquerda, foi até a linha de fundo e cruzou para a área. O goleiro Radunović não segurou a bola que sobrou para Okafor. O atacante tirou do goleiro e tocou para a rede: 1 a 1.
Empolgado pelo empate, o Milan aproveitou o momento para virar o jogo. Aos 46 minutos, em cobrança de escanteio ensaiada, Reijnders recebeu dentro da área, tirou da marcação e cruzou rasteiro para o meio da área onde estava Tomori que tocou para dentro: 2 a 1.
Aos 15 minutos do segundo tempo, o Milan conseguiu ampliar o placar. Loftus-Cheek recebeu fora da área e acertou um forte chute rasteiro, no canto, sem defesa para o goleiro Radunović: 3 a 1.
Deve-se notar que aos 24 minutos da segunda etapa, o jovem argentino Luka Romero, 18 anos de idade, substituiu Chukwueze e estreou assim na Série A com a camisa do Milan.

Escalação do Milan (4-3-3)
Sportiello
Florenzi, Thiaw, Tomori, Theo Hernandez (Bartesaghi)
Loftus-Cheek, Adli (Pobega), Reijnders (Musah)
Chukwueze (Romero), Okafor, Pulisic (Leão)


5ª rodada, Sábado 23 Setembro 2023, MILAN  1 X 0  VERONA

Marcador: Leão aos 8 pt.

Após a humilhante goleada sofrida no dérbi, o Milan se recuperou na Série A e derrotou o Verona em casa, neste sábado, por 1 a 0.
O único gol da partida foi marcado aos 8 minutos da etapa inicial pelo atacante Rafael Leão, que vestiu pela primeira vez a braçadeira de capitão do Milan. Após um cochilo do Verona no meio de campo, Pulisic interceptou a bola, Giroud lançou Rafael Leão que se apresentou sozinho na frente do goleiro e chutou rasteiro para abrir o placar.
Após esta vitória o Milan ocupa o 2º lugar na classificação: Inter 15, Milan 12. Deve-se notar também que:
- O início da partida foi adiado em 25 minutos por causa das fortes chuvas de granizo que atingiram a cidade de Milão. Após conferirem as condições do gramado, a comissão de arbitragem e os jogadores decidiram que haveria condições para o jogo.
- O treinador Pioli foi obrigado a utilizar o esquema 3-4-3 devido à ausência simultânea dos laterais Calabria e Theo Hernandez.
- aos 28 minutos da segunda etapa, o jovem Davide Bartesaghi, 17 anos, entrou no lugar de Florenzi e estreou assim na Série A com a camisa do Milan.

Escalação do Milan (3-4-3)
Sportiello
Thiaw, Kjaer, Tomori
Musah, Krunić (Loftus-Cheek), Reijnders, Florenzi (Bartesaghi)
Pulisic (Pobega), Giroud (Jovic), Leão (Okafor)


4ª rodada, Sábado 16 Setembro 2023, INTER  5 X 1  MILAN

Marcadores: Mkhitaryan aos 5 pt, Thuram aos 38 pt, Leão aos 12 st, Mkhitaryan aos 24 st, Çalhanoglu de pênalti aos 34 st e Frattesi aos 48 st.

Este foi o quinto dérbi do ano solar 2023 e foi também a quinta derrota do Milan. A Inter foi impiedosa e confirmou a sua força de equipe ao golear por 5 a 1. Após esta humilhante derrota o Milan ocupa a terceira posição na classificação: Inter 12, Juventus 10, Milan 9.
Logo aos 5 minutos Thuram cruzou da direita, Dimarco jogou no meio da área para Mkhitaryan completar e abrir o placar (1 a 0).
Com o tempo, a partida ficou equilibrada. O Milan queria empatar, mas não conseguia ser eficiente nas finalizações. E, no momento de maior pressão do Milan, aos 38 minutos, veio o lance que desmoronou qualquer estratégia rubro-negra. Em ação de contra-ataque, Thuram recebeu de Dumfries na esquerda, entrou na área, abriu espaço diante da marcação de Thiaw e chutou cruzado no ângulo para marcar um golaço (2 a 0).
No segundo tempo, o Milan novamente esboçou uma reação. Aos 12 minutos, Rafael Leão foi acionado em profundidade por Giroud, entrou na área e finalizou na saída do goleiro para diminuir a diferença (2 a 1).
As esperanças do Milan de alcançar o empate duraram pouco tempo porque aos 24 minutos Lautaro Martinez recebeu na esquerda e rolou para Mkhitaryan entrar na área e marcar o gol do 3 a 1.
E ainda teve espaço para a vitória da Inter ser convertida em goleada. A Inter fez 4 a 1 cobrando pênalti com Çalhanoglu e 5 a 1 com Frattesi já nos acréscimos.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria (Florenzi), Thiaw, Kjaer, Theo Hernandez
Loftus-Cheek (Musah), Krunić, Reijnders (Okafor)
Pulisic (Chukwueze), Giroud (Jovic), Leão


3ª rodada, Sexta-feira 1° Setembro 2023, ROMA  1 X 2  MILAN

Marcadores: Giroud de pênalti aos 9 pt, Leão aos 2 st e Spinazzola aos 47 st.

O Milan foi superior e dominou a partida até os 15 minutos da segunda etapa quando estava conduzindo com 2 gols de vantagem. O primeiro gol saiu logo aos 9 minutos de jogo e foi marcado por Giroud cobrando um pênalti concedido pelo juiz Rapuano após consultar o VAR.
O segundo gol aconteceu aos 2 minutos da segunda etapa quando Calabria fez belo cruzamento da direita e Rafael Leão marcou o seu primeiro gol nesta temporada. Quase que em câmera lenta, o português antecipou Çelik e acertou uma linda puxeta para ampliar o placar.
Mas, aos 16 minutos da segunda etapa, Tomori ingenuamente foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, deixando o Milan em inferioridade numérica. A este ponto a Roma começou a atacar e o Milan a se defender. A Roma conseguiu marcar com Spinazzola o gol do 1 a 2 somente aos 47 minutos, no segundo dos 6 minutos de acréscimo. Mas era tarde demais e o Milan segurou a vitória até o fim.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria, Thiaw, Tomori, Theo Hernandez
Loftus-Cheek (Kalulu), Krunić, Reijnders
Pulisic (Chukwueze), Giroud (Pobega), Leão (Okafor)


2ª rodada, Sábado 26 Agosto 2023, MILAN  4 X 1  TORINO

Marcadores: Pulisic aos 33 pt, Schurrs aos 36 pt, Giroud de pênalti aos 43 pt, Theo Hernandez aos 48 pt e Giroud de pênalti aos 20 st.

O Milan iniciou bem o Campeonato Italiano. Neste sábado, recebeu o Torino no estádio San Siro lotado, foi superior durante todos os 90 minutos e goleou por 4 a 1.
O primeiro gol veio aos 33 minutos da etapa inicial. Loftus-Cheek fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para o americano Pulisic fazer 1 a 0 e marcar o seu segundo gol em duas partidas.
Pouco depois, porém, o Torino conseguiu empatar com Schuurs. Mas foi somente um pequeno susto porque aos 43 minutos Giroud colocou o Milan novamente à frente cobrando um pênalti concedido pelo juiz com a ajuda do VAR (2 a 1). Antes do intervalo, ainda deu tempo para Theo Hernandez marcar o dele. O francês tabelou com Rafael Leão e tocou por cobertura na saída do goleiro (3 a 1).
No segundo tempo, o Milan continuou em cima e sacramentou a goleada com mais um pênalti convertido por Giroud (4 a 1).
Na próxima quinta-feira haverá o sorteio da próxima Champions League e o Milan espera cair em um grupo não muito difícil, ou seja sem Manchester City, Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria, Thiaw (Kjaer), Tomori, Theo Hernandez (Florenzi)
Loftus-Cheek (Musah), Krunić, Reijnders
Pulisic, Giroud (Okafor), Leão (Chukwueze)


1ª rodada, Segunda-feira 21 Agosto 2023, BOLOGNA  0 X 2  MILAN

Marcadores: Giroud aos 12 pt e Pulisic aos 21 pt.

Na primeira partida da temporada 2023/24, contra o Bologna fora de casa, o treinador Pioli fez estrear 5 jogadores: Loftus-Cheek, Reijnders e Pulisic que começaram jogando, e Chukwueze e Okafor que entraram na segunda etapa.
A primeira chance da partida foi do Bologna que assustou o Milan logo após 20 segundos de jogo: Lykogiannis recebeu a bola na esquerda, arriscou um chute de longe e a bola explodiu no travessão do gol de Maignan!
Mas em seguida o Milan teve total controle da partida e empurrou o Bologna para trás. O primeiro gol não demorou e saiu aos 12 minutos: Pulisic cruzou para a área, Reijnders escorou para o meio e Giroud empurrou para o fundo das redes (0 a 1). Aos 21 minutos, após boa tabela com Giroud, Pulisic arriscou de fora da área e acertou um belo chute no canto alto direito do gol do Bologna (0 a 2).
O Milan não aproveitou as outras oportunidades que teve na primeira etapa e foi para o vestiário com 2 gols de vantagem.
Na segunda etapa, o Milan controlou o jogo, segurou a dupla vantagem até o apito final e voltou para Milão com os 3 pontos da vitória.

Escalação do Milan (4-3-3)
Maignan
Calabria (Kalulu), Thiaw (Kjaer), Tomori, Theo Hernandez
Loftus-Cheek (Pobega), Krunić, Reijnders
Pulisic (Chukwueze), Giroud (Okafor), Leão


para o Banco de Dados Voltar para o Banco de Dados

logotipo do Milan